Quinta-feira, 03 DE Fevereiro 2011

Meus bons amigos

 

Ontem disputou-se um jogo da Taça entre as melhores equipas nacionais da actualidade que nos últimos tempos tinham andando a trocar galhardetes entre os seus treinadores. Um deles dizia com o peito cheio que nos mais recentes confrontos os jogos estavam em 10-1, dando a ideia que uns eram fabulosos e outros medíocres.

 

Esta arrogância passou para os adeptos do FCP que estavam sempre atirar o 5-0 e a dizer que eram muito superiores com muita maior qualidade. Nunca lhes passou pela cabeça ter a humildade de reconhecer que esse jogo foi atípico e não era demonstrativo da real diferença entre as duas equipas. Ora foi esta atitude dos 10-1 e dos 5-0 essa prepotência que ontem lhes fez irem para casa cabeçudos e a pensar que se calhar o plantel não é assim tão equilibrado e tão bom como alguns pensam e querem fazer passar e bastando haver a falta de um ou outro jogador importante (Falcão, Otamendi, Álvaro Pereira) o rendimento não é o mesmo.

 

Obviamente que este argumento apenas pode ser utilizado para desculpar jogos menos conseguidos da melhor equipa de todos os tempos, já outros dizerem que demoraram tempo à adaptar-se à falta de 2 jogadores importantes como Di Maria e Ramires era desculpa e pouca competência na elaboração de planteis.

 

Mais outro ponto de interesse é que ainda há pouco ter dito que a má abordagem táctica do Jesus no jogo do campeonato ao colocar o David Luíz a defesa esquerdo onde só meteu água e não atinou com as marcações foi uma das grandes causas para a goleada era apenas desculpa de mau perdedor e querer desvalorizar a vitória do FCP.

 

Mas ontem era vê-los a crucificar o melhor futuro central do Mundo, aka novo Pepe, Maicon ou o melhor trinco da actualidade do mundo que fez uma assistência ao Javi e dizer que o Benfica não ganhou o jogo, o FCP é que o perdeu e por causa de dois erros individuais.

 

O Benfica foi superior ao FCP, o FCP não conseguiu jogar, não fez nada de jeito, excepto um remate de longe do Hulk à figura (embora com força que não permitiu ao Júlio César segurar a bola)e uma jogada em que o James Rodriguez tentou armar-se em Falcão (tentou dar de calcanhar) e falhou de baliza aberta.

 

O Benfica foi uma equipa unida, bem distribuída e humilde. Acredito que o Jesus  espicaçou os jogadores do Benfica com as declarações do Vilas-Boas dos 10-1 levando os jogadores do Benfica a comerem a relva.

 

Claro que no Dragão há sempre palhaçada e nem com a tentativa patética de equilibrar as coisas com a expulsão do jogador que mais estava a desequilibrar a partida, Fabio Coentrão, foram lá.

 

Mas como disse e bem o Jesus nada está ainda ganho, e o FCP pode ir à Luz perfeitamente fazer o mesmo e ganhar 2-0.

 

Percebem aqui a diferença de atitude, o respeitar o adversário, o não ter a arrogância e a prepotência do que se é o maior só porque se ganhou em casa do Rival. Foi isso que faltou a cada um de vos portistas, humildade e respeito pelo adversário.

 

publicado por lmb às 10:43
Tenho que ser completamente honesto e admitir que não estava à espera que o Benfica ganhasse. Ao longo do dia tive a oportunidade de falar várias vezes sobre o jogo e admiti sempre que acalentava a esperança que o Benfica conseguisse um resultado que mantivesse a eliminatória em aberto, sendo que um empate já seria bom!
Assim sendo, a vitória foi uma surpresa!
Analisando friamente os acontecimentos, penso que o resultado final deveu-se essencialmente a dois factores:
1) A alteração táctica do Benfica. Jesus voltou a mexer na estrutura, mas desta vez esteve bem. Retirou Aimar (um médio ofensivo) para colocar Peixoto no centro do terreno e a apoiar mais Javi Garcia. Com esta alteração, o Benfica ganhou mais força e mais combatividade no meio-campo, onde habitualmente apenas Javi defende. Desta feita, teve dois homens a defender e a pressionar mais o meio campo do Porto. Equilibrando totalmente o jogo.
2) O desacerto dos jogadores do Porto. Foram erros individuais de alguns jogadores que deram dois golos ao Benfica e poderiam ter dado ainda mais (Cardozo ficou a milimetros de roubar uma bola a Helton). Mas foi também uma noite completamente desinspirada de Hulk que pouco ou nada fez durante o jogo. O melhor jogador do campeonato, apenas apareceu quando efectuou um remate de longe.
Mas também achei que AVB esteve mal no escalonamento da equipa e do banco, se Falcao e Otamendi não jogaram por não estarem em condições, não percebi as ausências de Fucile (era apontado para lateral esquerdo e nem no banco ficou aparecendo Sereno adaptado à esquerda - embora nem tenha comprometido) nem de Walter (o único ponta de lança de raíz no plantel a par de Falcao).
Spaceship a 3 de Fevereiro de 2011 às 12:51
Caro Spaceship

Já eu estava plenamente convicto. Alias disse-o aqui no meu trabalho e escrevi em alguns comentários no Facebook de alguns amigos. Pensava que ia ficar 1-2.

Notava muita arrogância por parte de adeptos e do FCP e sentia que os jogadores do Benfica tinham o 5-0 encravado e queriam mostrar que tinha sido apenas e só um mau jogo e a juntar a isto as declarações do 10-1 devem ter sido usadas pelo Jesus para os motivar com algo como:"Já viram o que o gajo está a dizer, está a dizer que vocês não valem a ponta que são muito fracos e que eles é que são bons, provem aquele gajo que são melhores, não o deixem continuar a gozar convosco nem permitam que a vantagem dos 10-1 aumente"


Nave, responde-me a uma coisa, o Hulk ainda está suspenso?
lmb a 3 de Fevereiro de 2011 às 13:00
A verdade é que o Porto não jogou nada. Apesar de os golos do benfica terem resultado de dois erros individuais de jogadores do Porto e não de jogadas colectivas do benfica, o benfica jogou melhor.
Quer pela táctica escolhida quer pelo banco, não foi a noite mais feliz do AVB.
Em relação à expulsão do Coentrão, não me parece que tenha sido justa. Houve uns cartões por mostrar por uns cotovelos marotos, mas nada que alterasse o jogo.
O benfica ganhou porque jogou melhor e extremamente motivado. O Porto não pareceu o Porto. Esperemos que daqui a 70dias aconteça tudo ao contrário.
Rui Barros a 3 de Fevereiro de 2011 às 14:26
O Porto não jogou nada e o Benfica mesmo sem ter sido brilhante, fez o quanto baste para ganhar! Mesmo com 10, o Benfica esteve mais perto de fazer o terceiro do que o Porto de reduzir...

O Coentrão foi muito mal expulso... O segundo amarelo é ridículo.
Belluschi devia ter ido para a rua... E admito que o Cardozo também podia ter ido para o balneário mais cedo... Mas se o Belluschi fez muito mais e pior e amarelo viu, então por consistência e coerência, o Cardoso nem amarelo devia ter visto!

E o Fucile? Aquilo do Facebook é verdade? Será mesmo do dele? xiiiiiii...
Ricardo Coração de Leão a 3 de Fevereiro de 2011 às 15:54
O bom desta vitoria do benfica e que os sarracenos ja estao a embandeirar em arco, esperemos que no primeiro momento menos bom nao caia o castelo de cartas.
Abracos
Exilado de Gibraltar a 3 de Fevereiro de 2011 às 14:17
O jogo de ontem foi realmente uma surpresa. Poucos acreditavam ser possivel o slb vencer, ,as a verdade é que isso aconteceu. Aconteceu porque foi muito feliz, nas duas vezes que foi à baliza marcou, sendo que o primeiro nem foi marcar, foi um erro individual assombroso. Logo depois disso, o FCP teve 2 claras oporunidades de golo que não concretizou e de seguida o slb sem saber muito bem como marcou o segundo.
Não vi em qualquer momento um slb forte, a dominar o FCP. Ganhou tranquilidade com a vantagem, contra a intranquilidade evidente do FCP, com o "tribunal da antas" a não ajudar. Portanto, 2ª derrota do FCP este ano provocada por erros individuais. O slb sem convencer, sem demonstrar superioridade acabou por vencer bem, aliás como muito bem disse o AVB, mais uma vez uns passos à frente da concorrencia.
Mas a eliminatória ainda não terminou, isso tenho a certeza!
De resto, vergonhosa e lamentavel o anti jogo praticado desde o 1º minuto pelo slb. Pequeninos.
Finalizo com duas observações: concordo que o COentrão não devia ter sido expulso naquele lace, pois já não devia estar em campo. A forma como festejou o golo deveria desde logo ter dado um amarelo, e depois num lance com o Belluchi também já deveria ter visto o 2º, eplo naquele minuto 60´já deveria estar fora. Depois, mais uma agressão do Cardozo a ficar impune, mas enfim...
Finalizo a contestar o arguento ridiculo da arrogância. Depois de uns efectivos 10 - 1, a garganta com que os responsáveis do slb falavam, e mesmo as declarações do individuo treinador do slb e de alguns jogadores afirmando que isto é o normal, e as anteriores derrotas é que foram anormais, mostra bem quem é arrogante!! Como se uma vitória apagasse tudo o resto... Mas não apaga!!
AR a 3 de Fevereiro de 2011 às 16:14
AR,

toma Alka-seltzer que isso passa. Erros individuais do Porto, o Benfica marca sem saber como, o Coentrão foi bem expulso. Caramba, vocês nunca reconhecem quando os outros são melhores. é claro que o Benfica não dominou, não esmagou, não cilindrou o Porto. Se tivesse partido com essa expectativa se calhar tinha levado mais cinco. O que aconteceu foi que o Benfica, sobretudo o seu treinador, percebeu que não é assim tão difícil parar este Porto desde que se seja minimamente inteligente e não se entre no Dragão a querer golear. Os erros do Porto aconteceram porque o Benfica pressionou e porque alguns dos elementos da super-equipa não são lá muito super. O resto é azia. Ganhou a melhor equipa em campo. O resultado foi justo. A eliminatória ainda não acabou. Tão simples como isto.
Carrega a 3 de Fevereiro de 2011 às 16:23
Este comentário mostra bem que o menino Ar não entende nada de futebol. O jogo é a duas mãos, o Benfica esta a jogar fora mete um golo ainda não tinham corrido 6 minutos e o menino AR queria que o Benfica jogasse à maluca ao ataque. O Benfica fez o que lhe competia, defendeu bem e anulou o FCP.

Mais, se reparar não foram poucas as vezes que os centrais do FCP atrasavam a bola para o Helton tal foi a pressão exercida logo junto da área do FCP.

Depois o menino Ar acha normal o FCP dar 5-0 ao Benfica?? Acha que é essa a real diferença entre as duas equipas?? Então vê-se mesmo que não entende nada de futebol ou então é tal arrogância que ontem se pagou cara.

Respeito no Dragão que veio aqui o campeão!
lmb a 3 de Fevereiro de 2011 às 16:33
Cara AR, a senhora pouco ou nada parece perceber de futebol... O Benfica jogou o suficiente para ganhar o jogo! Mesmo com 10, continuou a controlar tranquilamente o jogo e esteve mais perto de voltar a marcar do que o Porto!

Onde é que o Cardozo ficou impune? Levou amarelo... Já o seu belusci, fez muito pior e, esse sim, ficou impune! Como é que é possível ter acabado o jogo é uma verdadeira surpresa!!!!
Desconhecido a 3 de Fevereiro de 2011 às 17:26
Caro AR

Concordo plenamente, não é preciso ser-se uma grande equipa ou fazer um grande jogo para se ganhar no Dragão. No fundo basta tranquilidade, ser-se tacticamente disciplinado que o resto vem com naturalidade...

Bogalho a 3 de Fevereiro de 2011 às 18:13
Boas tardes. Foi um excelente jogo táctico da parte do Benfica, mérito do Jesus. Os erros cometidos pelos jogadores do Porto podem atribuir-se à pressão do Benfica (que anulou Belluschi e Moutinho, os motores do Porto) e à fraca qualidade de alguns jogadores (a dupla Maicon e Rolando é talvez a pior dos últimos anos no Porto e só a qualidade do trabalho do meio-campo tem ajudado a disfarçar essa lacuna; o Fernando é um jogador razoável mas muito longe de ser um trinco de excepção). O hulk foi manietado pelo AVB que o colocou numa posição em que ele não rende. Já disse várias vezes a amigos meus, portistas, que as movimentações perigosas do Hulk são duas: quando vai da direita para o centro (viu-se ontem no remate que fez) e quando embala do meio-campo. Se uma equipa conseguir anular essas duas movimentações o hulk não causa perigo. Ontem, o AVB deu uma ajudinha colocando-o a avançado centro, coisa que não percebo visto que o Walter até nem me parece um mu jogador e era o único para ocupar o lugar do Falcao. Dito isto, a vitória do Benfica resulta de mérito próprio e das falhas do Porto, da mesma forma que o 5-0 resultou do grande jogo do porto e dos erros do Benfica. É quase sempre assim e acho precipitadas algumas conclusões sobre a sobranceria e a humildade.
Carrega a 3 de Fevereiro de 2011 às 16:17
Caro Carrega,
Poucas são as vezes que concordamos, esta é uma delas. Excelente demonstração de capacidade de analise, de saber estar e ganhar. Parabéns!
AR a 3 de Fevereiro de 2011 às 18:03
Obrigado, AR

Carrega a 3 de Fevereiro de 2011 às 19:54
Meu caro amigo Ika, não poderia estar mais de acordo consigo!

Quando este clube de bairro ganhou ao Benfica para o campeonato, assistimos a um rol de disparates inacreditável! Os erros de Jesus a montar a equipa não contavam para nada e o Porto é que tinha sido enorme... Agora, já não interessa a exibição dos 10 do benfica, mas sim os erros individuais de um ou dois jogadores do Porto que originaram a vitória dos forasteiros!

A arrogância e o ridículo é estes senhores do clube porvinciano ganharem ao maior clube portugues e fazerem disso o ponto alto das suas vidas... Já a humildade e a elevação, é o benfica ir a casa deles ganhar e ter os jogadores na zona mista a disvalorizarem e a dizerem que é normal...

Em novembro era ver os tripeiros todos na zona mista a darem entrevistas e o hulk a mandar o LFV a ir ler os jornais... Ontem, nem um falou!!!!!!

Neste blog, os pequeninos colocaram 7 posts sobre o assunto (no dia 7 "5 secos!!!" e "O regresso dos cinco", no dia 8 "Saber ganhar e saber perder" e "Ora dá cá um...", no dia 9 "Humor após o clássico", no dia 10 "uma questão de justiça" e no dia 12 "Até Mourinho!!"), para além do post sobre a análise da jornada!!!!! Vamos ver como os grandes respondem... Para já superioridade a todos os níveis!
Anti facciosos! a 3 de Fevereiro de 2011 às 17:43
Quem escreve "disvalorizarem", pouco ou nada é preciso responder.
No entanto, seja bem aparecido neste espaço de democracia. Ao menos estas vitórias dos pequeninos servem para toupeiras como você sairem dos buracos.
AR a 3 de Fevereiro de 2011 às 18:01
Nada mau, pelo menos demonstrou que leu até ao final do terceiro paragrafo...
Mas efectivamente não precisa de dizer mais nada, se tudo o que tem a dizer se resume a apontar um erro ortográfico!
Que grande diferença... Hoje não diz nada (tal como os seus companheiros que ainda nem apareceram), quando ganharam, estavam todos aqui, inchados que nem os balões a colocarem posts atrás de posts!
Tome qualquer coisa para a azia, pode ser que passe!
Anti facciosos! a 3 de Fevereiro de 2011 às 18:17
Não vi o jogo, mas pelo que li, a vitória do benfica, apesar de assente em erros individuais de alguns jogadores do F.C.Porto, foi justa.

Ika, vê se deixas de escrever comentários com outros nomes.
Se quiseres fazê-lo, tudo bem, mas pelo menos tenta mudar o estilo de escrita para dares menos nas vistas.
Joca a 3 de Fevereiro de 2011 às 18:41
Por acaso concordo com a falta de humildade, fez-me lembrar a vossa no jogo da supertaça, espero que na luz a coisa seja diferente.
Qto ao jogo em si visto no estadio que pode dar outra perspectiva mais ainda porque estava no camarote da Super bock a beber finos uns atras dos outros achei que o benfica jogou bem, mas nao foi brilhante como na epoca passada, com uma pressao altissima que fez tremer o maicon e o helton, acabou por ser feliz. Mais acrescento que o porto nao fez absolutamente nada na 2ª parte. O fucile nao fez falta mas nao ter um ponte de lanca no banco acho que foi o maior erro do AVB.
Qto ao Ika que conheco desde os 8 anos nunca o conheci humilde nao vai ser agora velho e feio que vai descobrir o que isso e´
Beautiful a 4 de Fevereiro de 2011 às 22:48
Quando se fala de arrogância, aqui fica mais um exemplo do indivíduo com mãos de gnomo que é treinador do slb:

"o Benfica é a melhor equipa de futebol em Portugal".

Será que ninguém lembra a este graúdo que tem 11 pontos de atraso??
AR a 7 de Fevereiro de 2011 às 10:50
AR, não me parece que seja um dia fácil para vires aqui falar sobre o que terão dito os treinadores..

Em primeiro lugar, o treinador do Benfica disse efectivamente isso, mas disse-o imediatamente após relembrar que esta foi a 15ª vitória consecutiva nas provas nacionais e fez um correcto enquadramento da situação, uma vez que a frase completa dele é a seguinte: "Provámos que somos a equipa que melhor joga em Portugal. Passamos pela melhor momento da época, que curiosamente coincide com o facto de o nosso rival directo na luta pelo campeonato não estar tão forte como há alguns meses".
Logo, com o correcto enquadramento, é fácil verificar que ele se refere ao facto de neste momento ser a melhor (facto que pode ainda ser reforçado por ter ganho no Dragão no penúltimo jogo!).

Em segundo lugar, ontem, o treinador do Porto foi muito infeliz ao dizer: ""Esta era a resposta que a equipa tinha de dar, mesmo que tivesse de marcar um golo com a mão, depois de uma derrota. Deu um sinal forte do que somos e do que queremos". O que é que o Porto é e o que quer? Ganhar a tudo o custo, nem que seja com golos com a mão???? Tu dizeres isso, é uma coisa.. um adepto qualquer a dizer isso, é uma coisa.. agora o treinador??? Foi muito infeliz!
Spaceship a 7 de Fevereiro de 2011 às 11:02
Space a mesma resposta do outro post estava a falar do golo do saviola mas o que ele queria dizer (como e obvio nao estva a falar em batotice) era que tinham que ganhar de qualquer forma nem que o golo fosse com a piça (mas como nao e correcto dizer isso em publico falou da mao), tao simples como isso mas voces sempre arranjar maneira de chatear.
Beautiful a 7 de Fevereiro de 2011 às 18:59
Beautiful, para mim, é igual ao litro.. independentemente do que ele quereria dizer, acho que foi infeliz no que disse. Pessoas que ocupam determinado tipo de cargos e posições não podem dizer tudo e mais alguma coisa, têm que ser ponderadas no que dizem..
Eu falei neste assunto (embora já houvesse um post só para as palavras do vosso treinador) apenas para responder ao AR e às palavras que ele colocou do Jesus..
Spaceship a 8 de Fevereiro de 2011 às 09:30
Os oráculos do AVB são tão lindos!!! Ele disse-te que queria dizer com a piça, foi? Segredou-te ao ouvido ou mostrou-te a gaita? Vocês que estão sempre a atacar as afirmações de um homem como Jorge Jesus, que tem evidentes problemas de expressão verbal, ficam todos ofendidos quando se aponta alguma coisa ao fluente AVB. Claro que a ideia é a de que o que lhe interessava eram os 3 pontos e ganhar nem que fosse meio a zero. Mas a verdade é que a expressão é infeliz porque recorre à imagem de um meio anti-desportivo e fraudulento. Era o mesmo que dizer que não se importava de ganhar com a ajuda do árbitro. Acham que é uma declaração sensata por parte de um génio? Mas, enfim, é um lapso, e tem o valor que tem: pouco e faz parte do longo processo de aprendizagem que o AVB tem pela frente.
Carrega a 8 de Fevereiro de 2011 às 09:49
Carrega,
Não deixa de ser estranha, mas tenho que estar novamente de acordo consigo, excepto na parte em que utilizou a agressividade para responder ao beautiful.
É evidente que o que o AVB pretendeu dizer não foi que pretendia batotice como outros animais racionais iluminados tentaram fazer passar. Podia ter escolhido outra forma de o dizer, mas não tem qualquer relevância, e também acredito que a forma de comunicação que ele utiliza deve ser de saudar, ainda que alguns excessos podessem ser evitados.
Em suma, concordo com a critica da forma que a fez, e desvalorizando mesmo o lapso, mas nada mais do que isso.
AR a 8 de Fevereiro de 2011 às 12:10
O sr carrega deve pensar que esta a falar com a mãe dele ou talvez deve estar a lembrar-se das palavras que o pároco da freguesia dele lhe dizia ao ouvido enquanto estava sentado ao seu colo no confessionario.
beautiful a 10 de Fevereiro de 2011 às 00:59
Eu tenho é a certeza de me estar a dirigir a um imbecil que traz para a caixa de comentários as suas fantasias incestuosas, com batinas e piças de treinadores, aliás muito normal em alguém que deve ter sido criado num curral. Passar bem.
Carrega a 10 de Fevereiro de 2011 às 09:48
Ė preciso ter ca uma lata típica de um benfiquista de merda pode insultar toda a gente mas qdo lhe respondem na mesma linguagem qual virgem ofendida vem criticar os outros. Linguagem de estrebaria responde-se da mesma forma que foi o que me limitei a fazer. Passe mal.
beautiful a 10 de Fevereiro de 2011 às 17:48
Não te enerves, filha. Quem falou em piças foste tu, quem falou nas mães dos outros foste tu, quem falou em pessoas sentadas em colos de padres nos confessionários (uma imagem definida de mais para que não tenha sido vivida pela autora da mesma) foste tu. Recomendo-te as melhoras, querida. E não te lambuzes na piça do visconde de contumil. Podes apanhar alguma doença. Passar bem.
Carrega a 10 de Fevereiro de 2011 às 17:57
Realmente o sr e´ um verdadeiro palhaço nem sabe ler o que escreve nem o que os outros escrevem como disse quem começou a insultar foi o sr por isso o minimo que tem a fazer e´ estar calado va la para o confessionario que onde gosta de reviver a sua juventude e cale-se.
Beautiful a 11 de Fevereiro de 2011 às 18:22

Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
19
20
21
23
24
26
27
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador de Visitas
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Este senhor quer tapar o sol com a peneira......ex...
Os portistas Saõ e serao sempre os mesmos m...
Ah caiu o mito porque tu o dizes? Makes sense.
E não vao ficar por aqui... este ano tb ja esta de...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO