Quinta-feira, 04 DE Agosto 2011

Após os pedidos de esclarecimento da CMVM ao Benfica devido à transferência de Roberto que levaram à suspensão temporária das acções do Benfica, apenas uma palavra de agradecimento para o comportamento da CMVM que foi muito rigorosa neste caso e ajudou a mostrar como tudo foi feito de forma limpa e honesta, muito embora muita gente continue a achar que não houve venda ou que o Benfica nada vai receber..

Eu só tenho pena é que a CMVM não tenha um comportamento idêntico com todas as SADs.

Assim de repente, não me lembro da CMVM ter pedido explicações sobre:

 

- As aquisições de 60% do passe de Iturbe e de 90% do passe de Kelvin que apenas foram comunicadas à CMVM alguns meses após a sua concretização e de forma indirecta, apenas quando a SAD do Porto apresentou as duas operações no Relatório e Contas do terceiro trimestre de 2010/11.

Então contrataram os futuros maiores do mundo, mas não comunicam atempadamente à CMVM?

 

- As aquisições de 50% do passe de Hulk por 5 milhões de euros, de 75% do passe de Walter por 6 milhões e de 100% do passe de Alex Sandro (um jogador suplente) por 9,6 milhões de euros. Lembro que embora Hulk jogasse nos japoneses do Tokyo Verdy o pagamento foi efectuado ao Club Atlético Rentistas, equipa da segunda divisão do Uruguai), Walter jogava no Porto Alegre, mas o pagamento também foi feito ao Club Atlético Rentistas e Alex Sandro que jogava no Santos, mas o pagamento foi feito ao Deportivo Maldonado SAD (outro clube da segunda divisão do Uruguai).

Sou só eu que acho estranho a quantidade de craques que militam na segunda divisão do Uruguai?

 

- A aquisição de 70% do passe de Cristián Rodriguez por sete milhões de euros a um “grupo de empresários em nome individual”.

Tanta coisa para saberem a quem é que o Benfica vendeu o Roberto e nem querem saber a quem é que o Porto compra o cebola e que ainda ficou com 30% do passe?

 

Ainda andava a CMVM e os seus especialistas a analizarem a venda do Roberto e aparece um comunicado do Porto a anunciar ter readquirido 22,5% do passe de Moutinho por 4 milhões à Soccer Invest Fund – Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado.. Ainda em Outubro do ano passado, tinha vendido 37,5% do passe à empresa Mamers B.V por quatro milhões e 125 mil euros (entretanto tinha cedido a sua posição à MNF GESTÃO DE ACTIVOS – SGFIM, SA, que detém a Soccer Invest Fund).

Ou seja, em termos líquidos, o Porto encaixou 125 mil euros, mas perdeu 15% do passe que anda a saltitar de off-shore em off-shore..  Mas estas negociatas são perfeitamente normais.. Claro!

 

Acrescento ainda que em entrevista recente Pinto da Costa informou que os passes de Alex Sandro e Danilo foram adquiridos com o apoio de um banco brasileiro e de fundos de investimento, mas esses detalhes que não foram comunicados à CMVM.

 

PS – Há também outros negócios estranhos que envolveram outras SADs que não a do Porto ou do Benfica, e onde a CMVM também não pediu esclarecimentos, a mais rídicula até terá sido a venda do Liedson em que o Sporting nem comunicou o valor da venda do seu melhor jogador, apenas informou quanto é que poupou em salários!!!!

publicado por Spaceship às 16:01
Claramente, dois pesos e duas medidas de um orgão que pretende ser fiscalizador, mas imparcial e fiável!
Mesmo que não se queira comparar os vários casos expostos sobre a FCP SAD porque se referem a compras, basta apenas comparar os comportamentos face às vendas do Moutinho pela FCP SAD e do Liedson pela SCP SAD.
Miguel Sousa a 4 de Agosto de 2011 às 18:48

Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
14
16
17
20
26
27
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador de Visitas
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Este senhor quer tapar o sol com a peneira......ex...
Os portistas Saõ e serao sempre os mesmos m...
Ah caiu o mito porque tu o dizes? Makes sense.
E não vao ficar por aqui... este ano tb ja esta de...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO