Segunda-feira, 15 DE Agosto 2011

O pontapé de saída no campeonato de 2011/12 foi dado na sexta-feira em Barcelos onde o recém promovido Gil Vicente recebeu o Benfica. O Gil Vicente entrou sem receio e a jogar ao ataque, o Benfica aproveitou esse atrevimento para explorar os espaços e aos 7” Nolito inaugurou o marcador (estaria milimetricamente em fora-de-jogo, mas no minuto anterior Jara ia sozinho para a baliza quando lhe foi mal assinalado um fora-de-jogo que não existiu). Pouco depois, aos 20”, Saviola dilatou a vantagem. O Benfica adormeceu e o Gil Vicente, que criou vários lances de perigo, acabaria por encurtar a desvantagem ainda na primeira parte por Hugo Vieira aos 37”. A segunda parte voltou a ser muito viva, mas com um enorme domínio do Benfica que esteve várias vezes perto de fazer o terceiro.. Jara falhou um lance quase inacreditavelmente e pouco depois, o mesmo “carrasco” da 1ª jornada da época passada, volta a fazer um golaço.. Laionel aos 72” fez o empate. O resultado acaba por ser justo face à vontade e determinação que o Gil demonstrou desde o inicio.

 

Seguiu-se, no sábado, o Sporting a receber o Olhanense e pouco depois do inicio já se queixava de um penalty por marcar a seu favor por mão na bola de Izmaily.. Talvez atordoados por essa falha da arbitragem, deixaram Wilson Eduardo (por curiosidade, um jogador leonino emprestado aos algarvios) fazer um golaço de fora da área estava decorrida meia hora de jogo. Aos 37”, Jeffren tem uma entrada brutal em que por milagre só vê o amarelo quando devia ter sido expulso. Na segunda parte, o Sporting entrou mais determinado e viu Postiga marcar aos 69”, mas o arbitro invalidou mal por fora de jogo inexistente (havia um outro jogador do Sporting em fora de jogo, mas sem influência no lance). Mesmo com todas as contrariedades, o Sporting acabaria por marcar por Izmailov aos 79”. Resultado com forte influência da arbitragem.

 

Finalmente, no domingo, o Porto foi a Guimarães jogar pela terceira vez consecutiva com o Vitória local. Mas a vitória no jogo havia de sorrir, novamente, ao Porto. Foi o jogo mais vivo e interessante da jornada com ambas as equipas a terem excelentes oportunidades de golo e com ambos os guarda-redes a fazerem excelentes exibições. Já nos descontos da primeira parte e num lance recorrente em vários jogos, é assinalado penalty a favor do Porto. O lance é claro, na marcação de um canto, um defesa do Guimarães impede um jogador do Porto de saltar, agarrando-o e derrubando-o, pena é que nem sempre sejam marcados estes lances.. Hulk converteu o penalty e decidiu o jogo pela margem mínima. Durante a segunda parte, as oportunidades já não foram tão flagrantes, mas o jogo continuou vivo e disputado até ao fim.

publicado por Spaceship às 20:30
Benfica - empatou por culpa própria, depois de uma vantagem de 2 golos, não é possível deixar-se empatar. Erro do auxiliar no golo de Nolito que estava milimetricamente em fora-de-jogo, mas que compensa o erro do minuto anterior quando invalidou a jogada em que Jara ia sozinho para a baliza.
Sporting - empatou por culpa do árbitro! Se é verdade que devia ter jogado quase 1h com um a menos porque Jefren devia ter ido para a rua, também é verdade que lhe roubaram um penalty e um golo limpo!
Porto - ganhou por culpa do árbitro! O penalty que lhe ofereceram é um lance que está sempre a acontecer e onde raramente marcam penalty! Por outro lado, já perto do final, Rolando (quem mais, deve ser o jogador de campo que mais as usa) desviou uma bola com a mão! É verdade que não tinha essa intenção, mas é verdade que a desviou em seu proveito!

Ou seja, mais do mesmo!
Anti facciosos! a 16 de Agosto de 2011 às 10:44
Se aos 77' exibiu o cartão amarelo a Rolando por entender que jogou a bola com a mão, quando caíra desamparado, aos 89' deveria ter marcado penálti.
Jogo exigente, com diversas questões a pedirem clareza e lucidez do árbitro invariavelmente bem decididas, mas com a pecha da grande penalidade não assinalada e de alguma passividade disciplinar.

http://www.ojogo.pt/27-227/artigo941214.asp
JORGE COROADO a 16 de Agosto de 2011 às 14:07
Espero que a vitória do FCP tenha sido a primeira de muitas, rumo a mais um título...
Joca a 16 de Agosto de 2011 às 21:49
De volta a Liga, e um bom começo para o FCP.
Venceu com justiça num campo dificil, onde no ano passado perdeu 2 dos poucos pontos em toda a época. Nesta fase não interessa jogar bem, mas sim ser consistente e amelahar pontos, e o FCP sem brilhar foi muito consistente e venceu com toda a justiça.
O SLB empatou por culpa própria e do jj, embora considere que fiquei com a mesma sensação, ou seja, não tem uma equipa forte. Tem 2/3 jogadores bastante razoaveis, mas perdeu os seus 2 melhores que não foram verdadeiramente substituidos. O Artur, melhor reforço, esteve muito bem, e a verdade é que o slb não teve grandes ocasiões de golo, e depois do 2-2 nem teve nenhuma. O Gil pareceu-me uma boa equipa.
Do Sporting apenas vi o resumo. Parece ter pressionado e talvez merecesse ganhar, deverá fazer um bom campeonato comandado pelo Domingos.
Uma palavra ainda para o Braga que empatou num campo onde já não ganha a 4 épocas, nada mau, e para a Académica muito bem comandada pelo Pedro Emanuel (espero futuro treinador do FCP) que venceu fora e é um dos líderes.
Nota final para as arbitragens, e posteriores comentários. Exagerado a postura dos responsáveis do Sporting, não sei onde querem chegar. Há um penalti por marcar, mas da posição do arbitro e do fiscal de linha parece dificil de ver. Mas é um facto, penalti por marcar, e um golo mal anulado, Mas há também uma expulsão que ficou no bolso do Xistra, com uma entrada gravissima mesmo nos seus olhos, e isso é que não é justificavel! EM barcelos o primeiro golo da Liga é irregular, nada o benfiquita se pode quesixar. Em Guimarães um penalti evidente, nada a dizer, e muitas entradas muito duras dos jogadores do guimaraes, uma em particular sobre o moutinho nas barbas do arbitro que nem amarelo deu. Nada de especial, que seja sempre assim e quem muito fala que jogue mais à bola.
AR a 17 de Agosto de 2011 às 13:17
AR,

Sporting - Para além de Carlos Freitas, não se esqueça que o choraminguinhos também criticou bastante a arbitragem de Alvalade: "Carlos Xistra teve uma noite muito má. Os seus auxiliares não viram um lance para grande penalidade dentro da área do Olhanense, por mão na bola, nem viram que o golo de Postiga foi limpo.", "As arbitragens nas primeiras jornadas podem decidir campeonatos." e "O Sporting é, para já, a equipa com mais razões de queixa." Infelizmente ninguém se lembra dele dizer o mesmo noutros anos, bem pelo contrário, sempre desvalorizou a questão... Ainda assim, acho que o lance do penalty pode ser desculpável porque foi de costas para o fiscal e havia muita gentre entre o lance e o árbitro, logo aceita-se que ninguém tenha visto... Já a expulsão perdoada ao Jefren é ridicula e o golo anulado idem! No deve e haver, o sporting é prejudicado...

Benfica - Se o fiscal de linha esteve mal por deixar passar milimetrcamente o fora-de-jogo do Nolito, também tinha estado mal no minuto anterior ao interromper uma jogada de Jara isolado por fora-de-jogo inexistente... Um erro compensou o outro... Mas de qualquer forma, o do Nolito era milimétrico e o outro era bem claro que estava em jogo, mas enfim...

Porto - O penalty assinalado por falta sobre o Sapunaru na sequência de um canto, é claro, mas quantos destes lances não ficam por marcar todas as semanas? Eu diria que em todos os jogos há um ou dois lances deste género... Desta vez, o Porto teve a "sorte" de lhe assinalarem penalty e vocês estão satisfeitos, se fosse ao contrário ou se fosse a favor do Benfica ou do Sporting, já não diriam o mesmo... Quanto ao lance do Rolando, intencionalmente ou não, a bola toca no braço dele e desvia de trajectória, favorecendo-o e permitindo que ele aliviasse a bola... já vi assinalarem mão por bem menos que isto... Quanto às jogadas de excessiva dureza por parte do Guimarães, também concordo consigo, faltou aqui e alí um amarelo... mas acho que se tivessem sido mostrados todos os amarelos, que não haveria ninguém a repetir a dose e a ser expulso, pois não?
Anti facciosos! a 17 de Agosto de 2011 às 16:56
Boa 1ª análise!
Gostei do "milimetricamente"... podias ter dito "por um pintelho" que também se aceitava :)

Quanto aos comentários, mais do mesmo. Pelo menos podiam saber as regras antes de tentarem inventar penaltis. O Ika32 é que tinha jeito para dar umas formações neste âmbito!

Abraço Champions
fred a 19 de Agosto de 2011 às 00:15
Meu caro, penso que o senhor Jorge Coroado deve saber melhor as regras do que eu, vocês e, eventualmente, todos nós juntos... Como "alguém" e bem, comentou aqui, Jorge Coroado defende que é penalty!
http://www.ojogo.pt/27-227/artigo941214.asp
Como Rolando já tinha um amarelo, via o segundo, ia expulso e hoje não jogava com o Gil, mas prontos... mais do mesmo...
Estranhamente, Pedro Henriques que foi tão célere a anular um golo ao Benfica por a bola ter desviado no braço de Miguel Vitor (que estava a levantar-se do chão e sem intenção de jogar a bola), já se esqueceu dos argumentos que deu na altura para agora nada ver... Estranho... Ou não... Belas mariscadas com frutinha exótica, cafézinhos e chocolatinhos deve ter ele usufruido...
Anti facciosos! a 19 de Agosto de 2011 às 18:14

Como sempre de memória curta e selectiva... esquecem-se da polémica bola na mão do javi garcia contra o scp. Na altura o argumento foi que o jogador tinha o braço encostado no corpo (tal como o Rolando, diga-se), mas agora já não vale.
Quanto ao Jorge Coroado, e como o caro amigo deve andar meio abananado, se quiser envio-lhe a opinião de outros 2 ex-árbitros sobre esse lance... basta pedir
fred a 19 de Agosto de 2011 às 20:25
E já que anda bastante excitado com as avaliações do Jorge Coroado, faça-nos a todos um favor: pegue na análise dele ao penalty sobre o Sapunaru e leia-a à noite ao vosso treinador, tipo história de embalar porque ele deve andar a dormir pouco... ainda vamos na 2ª jornada e ele já fala do Porto.
No ano passado, quando o AVB falava em vocês, aparecia logo uma uma onda de indignação gigante
fred a 19 de Agosto de 2011 às 21:15
Fred, só uma questão, Jesus falou de um lance ocurrido no jogo Guimarães - Porto e deu a sua opinião.. a meu ver, devia ter ficado calado, porque eu já disse várias vezes que os treinadores devem apenas e só preocupar-se com a sua equipa e os seus jogadores e absterem-se de falar dos outros.. mas Jesus falou.. mas falou de um lance..
Já Vitor Pereira, sem argumentos para falar do lance, resolve falar e atacar a personalidade de Jesus.. achei péssimo.. baixo nível..
Meu caro,
Não gostei na afirmação do VP, mas permita-lhe só acrescentar o seguinte. O JJ tem um histórico demasiado longo em baixarias e falta de respeito aos colegas de profissão para se vir armar em virgem ofendida... por outras palavras, sujeitou-se a que outros colegas de profissão não gostem dele e o tentem atacar com as suas próprias armas, bem ou mal. Além disso, revelou desonestidade em falar de um lance numa jornada em que, indiscutivelmente, o maior favorecido pelas arbitragens foi o Benfica (falar no lance do Jara é de rir... ainda por cima sendo o Jara :)
fred a 22 de Agosto de 2011 às 12:34
Eu bem sei como o Rolando costuma ter os bracinhos bem encostados ao corpo e como ele não tem nada por hábito jogar a bola com a mão... Já que fala no passado e na memória curta, também se deve lembrar do momento em que o Rolando se lembrou de jogar andebol na Madeira contra o Nacional e em como nada foi assinalado...

Entretanto, já vi a opinião dos dois outros ex-árbitros e ambos dizem que não há nada... ok, ganha o "não há nada" por 2-1... parabéns ao árbitro! Mas também fui procurar o tal lance do Javi e aí o "não há nada" ganha por 3-0, novamente, parabéns ao árbitro!... já o do Rolando na Madeira ganha claramente o "era penalty" por 3-0, mas enfim... Mais do mesmo!

Já que estamos numa de recordar essa primeira jornada, depois dos dois penalties de que o Porto já beneficiou nestas duas jornadas, que me diz, do lance em que fica por marcar um penalty para o GilVicente perto do fim?

E relativamente às regras, precisa que a Ika32 lhe dê alguma formação sobre o que acontece quando se fazem faltas perigosas interrompendo lances em que o adversário segue sozinho para a baliza?
Anti facciosos! a 22 de Agosto de 2011 às 11:39
Meu caro, cheou exactamente onde eu queria que chegasse... se o que conta é o Tribunal do Jogo, porque ouvir apenas a opinião do Jorge Coroado no lance de Guimarães?!? Está tão preocupado com os 3-0 e 0-3 que se esquece que, na prática estamos a falar de um lance igualzinho ao do Javi Garcia, logo encerro por aqui esta discussão
fred a 22 de Agosto de 2011 às 12:29
"encerro por aqui esta discussão"
Você acha que o lance do Javi Garcia no ano passado é igual ao do Rolando, mas isso não é consensual para os especialistas na matéria (e eu só falei nos ex-arbitros porque você me mandou ir saber as regras, logo nada melhor do que ver o que dizem os especialistas nas tais regras)... um, o Jorge Coroado considera que este é penalty (com direito a expulsão) e o do Javi não é... logo, é diferente...
Mas apreciei o facto de nada dizer relativamente ao lance do ano passado deste mesmo Rolando ou sobre a disparidade de critérios da arbitragem que se vêm nos lances a favor do porto e contra o porto em apenas duas jornadas...
Fica então "encerrada aqui esta discussão"
Anti facciosos! a 22 de Agosto de 2011 às 12:48

Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
14
16
17
20
26
27
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador de Visitas
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Este senhor quer tapar o sol com a peneira......ex...
Os portistas Saõ e serao sempre os mesmos m...
Ah caiu o mito porque tu o dizes? Makes sense.
E não vao ficar por aqui... este ano tb ja esta de...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO