Terça-feira, 23 DE Agosto 2011

Meus Caros,

Portugal foi vice campeão do mundo de sub-20.

Isto de facto é notícia porque poucos acreditavam nesta selecção. Confesso que pertencia a esse grupo, não só por desconhecimento da grande maioria dos jogadores, como também pelos últimos resultados da equipa. E não terei sido eu o único a pensar dessa forma, o seleccionador Ilídio Vale também o deve ter feito, e por isso montou a equipa de uma forma pouco comum em Portugal, mas muito meritória, pelo menos analisando o resultado final. Não há estrelas naquela equipa, nem tão pouco jogadores que me pareçam ter nível para singrar nas equipas principais. Não sei se terei algum castigo divino pelo que vou escrever, mas neste caso tenho que concordar com o jj: jogar naquele escalão é substancialmente diferente de jogar na 1ª liga.

Ainda assim, dos jogadores que conhecia, a impressão não é brilhante. A começar pelo GR, vi dois jogos no Leiria onde era suplente. Muito se falou nele, mas do que vi, que foram basicamente os dois últimos jogos não fiquei muito impressionado. Dificilmente jogará no Benfica, e será certamente emprestado. Depois o Roderick. Confesso que me espanta que uma selecção sofra tão poucos golos tendo este jogador como central. É medíocre, e dificilmente conseguir+a ter uma carreira de sucesso, teria que nascer outra vez. O Júlio Alves, vi-o jogar no Dragão o ano passado e gostei. Parece-me daqueles que vai fazer carreira, embora pelo que li não tenha feito um bom mundial. Sérgio Oliveira, o menino 30M€. Parece-me ter qualidade, mas ainda não é este ano que se vai afirmar no FCP, e sinceramente começo a ter dúvidas que o consiga fazer. Nelson Oliveira, nem no Paços era titular, e apenas jogou no dragão para tentar lesionar o Moutinho antes da final da UEFA. Nunca o achei nada de especial, mas fez um bom mundial e parece que fica no plantel. Penso que os dedos de uma mão devem ser suficientes para contabilizar os jogos que vai fazer. Não acredito que faça uma boa carreira.

Dos que não conhecia, gostei particularmente de 3, embora mantenha as reservas que fiz relativamente aos outros. O central capitão. Bom jogador com atitude, ainda para mais se pensarmos quem tinha a seu lado. O defesa esquerdo Mário Rui. Raçudo e rápido, gostei, queria vê-lo numa equipa da primeira liga. E finalmente Danilo. Pareceu-me um jogador que enchia o campo, a destruir mas com boa técnica. Está em Itália, não se se não se irá perder. Finalmente uma referência ao Caetano e Alex, campeões nacionais pelo FC Porto, mas que me parece evidente não terem capacidade para ficar no clube. E vamos ver se serão capazes de ficar numa equipa da 1ª liga. Apenas deposito esperanças no miúdo central do FC Porto, Tiago, que fez a pré-época com o plantel principal, embora seja muito novo, podia nem estar naquela selecção. Tem o defeito de ter o cabelo parecido com o David Luiz.

Termino fazendo uma referência aquele que efectivamente me parece ser o grande obreiro deste vice-campeão: Ilídio Vale! Soma 28 títulos nas camadas jovens do FC Porto antes de ir para a Federação pela mão do Paulo Bento (se não estou em erro), é responsável pelo aparecimento de grandes jogadores, e conseguiu fazer uma equipa suficiente menos vice campeã do Mundo. Há dedo do treinador.

De qualquer forma, os meus parabéns por este “vice-feito”.   

publicado por AR às 18:09
Eu também não acreditava nada nesta equipa e fiquei surpreendido!
Apenas vi os últimos 3 jogos e quem consegue eliminar a super-favorita argentina, depois de ter equilibrado o jogo todo e nos penalties, quando perdia por 3-1 e deu a volta, é muito bom.. Depois, ganhou categoricamente à campeã europeia por 2-0 ainda na primeira parte.. E na final consegue discutir taco a taco com o Brasil, é obra! Confesso que fiquei acordado para ver o jogo e mal vi o Brasil marcar no inicio, disse mal da minha vida, mas rapidamente empatámos e fiquei animado e a vibrar até ao fim..
Mais do que as individualidades, vale o colectivo.. A equipa foi montada num esquema mais defensivo e a praticar um futebol directo, apostando tudo na coesão e na defesa. Esse facto justificou terem chegado à final sem sofrerem golos!
Mas independentemente do valor ou da qualidade destes jogadores, o que estranho é que na época que passou, nenhum deles ter sido titular absoluto em nenhuma equipa da primeira liga.. Enquanto Brasil, Argentina e França tinham quase todos os seus jogadores a jogarem a titulares nos seus clubes, onde alguns até já são estrelas (lembro por exemplo o brasileiro Danilo que o Porto comprou e que até marcou um golo na final da Libertadores, mas a França tinha jogadores que fizeram 40 jogos no último ano no Lyon, no Lille,..).
Na nossa equipa, surpreendeu-me muito o Nelson Oliveira! Fez um óptimo mundial, muito acima do que tinha mostrado no Paços.. Mas a generalidade da equipa, também surprendeu e mostraram bem mais do que fizeram aqui e alí nos clubes (casos de Mika, Cedric, Roderick, Caetano, etc.), de todos, só dois me desiludiram, Sergio Oliveira e Julio Alves.. Talvez por causa da táctica, do cansaço ou qualquer outra coisa, esperava mais de ambos e achei que estiveram aquém do que já fizeram no passado!
Spaceship a 23 de Agosto de 2011 às 18:57

Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
14
16
17
20
26
27
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador de Visitas
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Este senhor quer tapar o sol com a peneira......ex...
Os portistas Saõ e serao sempre os mesmos m...
Ah caiu o mito porque tu o dizes? Makes sense.
E não vao ficar por aqui... este ano tb ja esta de...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO