Quarta-feira, 24 DE Agosto 2011

 

Meus Caros,

Esta sexta-feira joga-se no Mónaco a Supertaça Europeia onde Portugal estará representado pelo campeão da Liga Europa (segunda prova de clubes mais importante da UEFA) FC Porto. É um facto bastante relevante, importante e que deveria orgulhar o futebol Português, e que me parece estar a ser desvalorizado. Talvez por inveja. Ou talvez não, porque para os lados da luz, além da “vitória” (não a águia) que foi a venda do Falcão, por muitos considerado o melhor negócio do slb do ano, este jogo tem criado imensa expectativa na esperança que o que eles não conseguem fazer, derrotar o FC Porto, possa finalmente acontecer.

Mas deixando de lado essa pequenez vermelha, a verdade é que se a lógica do futebol imperar, só um "super" FC Porto, conjugado com um FC Barcelona em sub-rendimento, permitirão aos "dragões" conquistar a Supertaça Europeia, sexta-feira, no Mónaco. Vamos a factos:

O campeão português, vencedor da Liga Europa, ambiciona o segundo exemplar do troféu, à quarta presença (o "Barça" Barcelona tem três, em sete), mas tem a noção do quão complicada é a missão: é que este campeão moldado por Pep Guardiola é, para muitos (onde eu me incluo), a melhor equipa que o futebol já conheceu.

Frente ao "polvo" catalão, que manieta os adversários como poucos e guarda a bola como ninguém, o bom senso aconselha a que o habitual "4x3x3" portista dê lugar a um mais cauteloso "4x4x2", com os portugueses, mais numerosos no "miolo", a tentarem neutralizar a fase de construção do adversário, enquanto Hulk e outra "seta" teriam a missão de incomodar no ataque. Aliás, uma das questões do jogo é saber se o "dragão" vai surgir destemido, determinado na luta e com ambição em construir a sua própria história ou se, no subconsciente, estará a ideia de evitar uma penosa derrota perante o colosso de Barcelona, como muitos em Portugal esperam. Eu prefiro a primeira hipótese. Prefiro um dragão empenhado em mostrar um futebol e atitude competitiva positivos à altura do seu historial e filosofia. Caso assim não o faça o poderio do rival falará mais alto e a equipa ficará encolhida nos seus receios.

Neste início de época o poderio económico também faz “alguma” diferença na preparação das duas equipas. Se os catalães conseguem apresentar-se ainda mais fortes -- o regresso do médio Cesc Fabregas e a contratação do avançado chileno Alexis Sanchez são reforços criteriosos, de vulto --, o FC Porto, que tinha perdido o treinador André Libras-Boas para o Chelsea, acaba de vender Falcao, o grande goleador, e creio que o Álvaro Pereira deverá seguir para Londres. Esta é uma parte do negócio do futebol que inevitavelmente tem influência nos resultados desportivos. Por isso, actualmente qualquer que seja a comparação -- estatística ou de outro nível --, o FC Porto (ou qualquer outra equipa do mundo, digo eu) dificilmente sai a ganhar, perante um conjunto que tem várias das melhores individualidades do Mundo, quase todas produzidas na sua "cantera", e que, juntas, constituem uma equipa pouco menos do que imbatível.

Aos vários campeões europeus e do Mundo nos últimos anos -- de clubes e selecção -- junta-se "apenas" o melhor da actualidade, Leo Messi, o prodígio argentino que, curiosamente, se estreou na equipa sénior na inauguração do Estádio do Dragão, em 2003, então com 16 anos.

Vencer este experiente FC Barcelona, a grande "escola" do futebol mundial, afigura-se extremamente complicado - na recente Supertaça de Espanha, o reforçado Real Madrid, de Mourinho não conseguiu ganhar qualquer dos dois jogos, mesmo com mais tempo de treino, depois de o ano passado ter levado “5batatas” -, mas, como não há impossíveis, acredito que vingará o desejo dos "azuis e brancos" em fazer história.

Força Porto!!

publicado por AR às 17:22
Antes de mais, quero desejar sorte ao Porto e que consiga trazer a taça para Portugal!

Também concordo que é um jogo muito complicado e só um Porto muito inspirado e com sorte conseguirá lograr ganhar ao super Barça, mas é possível! Se o Porto ficou sem Falcao e também não leva Alvaro Pereira, dois jogadores importantíssimos no 11 da época passada, também é verdade que aparentemente o Barça vai estar sem Puyol e Piquet, pelo que os dois centrais de recurso que vão jogar (Busquets e Mascherano?), poderão ser castigados por um Hulk empenhado em fazer esquecer Falcao..
Boa sorte!
Spaceship a 24 de Agosto de 2011 às 17:30
Para acrescentar ao post aora que conheço a convocatória, aqui fica a minha aposta para o 11: Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Fucile, Guarin, Belluchi, Moutinho, Hulk, Varela e Kleber.
AR a 24 de Agosto de 2011 às 18:45
Que discurso derrotista e pessimista! Espero que o Vitinho tenha palavras mais encorajadoras para os seus jogadores!

Espero ainda que o FCP jogue o maximo e nao se deixe cair nas fitas dos pigmeus catalaes! Forca FCP!
Anti facciosos! a 25 de Agosto de 2011 às 12:24
Infelizmente não estou tão certo da tal entrada destemida em 4.3.3... ou muito me engano ou esta lista de convocados (onde pontificam as ausências de James e Walter) e as exibições cinzentas de Kleber, empurrarão a equipa para um 4.4.2 com Bellushi no lugar de Kleber.
Preferia que não fosse assim, porque além da equipa não estar tão rotinada nessa formação, VP estará a enviar uma mensagem de demasiado respeito para dentro do campo. Para mais, Hulk não tem o mesmo futebol no eixo... mas não acredito que Kleber jogue e o Porto fique sem cartas para lançar durante o jogo!
Oxalá me engane, e o VP me surpreenda... e independentemente disso, FORÇA PORTO!!!r3zcuf
fred a 25 de Agosto de 2011 às 19:13
Tenho muita pena que o F.C.Porto não se possa apresentar neste jogo com a estrutura do ano passado (jogadores e treinador).
Acho que seria um jogo fantástico, jogado de igual para igual.
Assim, vai ser mais complicado e não tão bonito, mas como qualquer portista, sei que o F.C.P. entra sempre para ganhar.

Equipa que eu queria: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi, Álvaro Pereira; Fernando, Guarin, Moutinho; Hulk, Falcão, James.
Equipa real: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi, Fucile; Souza, Guarin, Moutinho; Hulk, Kléber, Christian Rodriguez.

FORÇA F.C.PORTO!!!
Joca a 25 de Agosto de 2011 às 22:02
Esta quase! Boa sorte fcp!

Aposto em helton, sapu, rolando, otamendi, fucile, souza, guarin, beluschi, motinho, barela e hulk.

Aposto em 2-1 para o porto. Marcam Hulk de penalty, rolando num canto e villa reduz perto do fim!
Anti facciosos! a 26 de Agosto de 2011 às 13:34
O fcp começou em grande e esteve muito forte ate ao guarin fazer cagada... Consegiram anular e jogar bem melhor que o barcelona durante grande parte do jogo! Hulk esteve em grande sempre a correr e a pressionar... Pena terem perdido a cabeça no fim, nao era necessario terem acabado humilhados e vergados por causa do cabo verdiano e do colombiano, mas pelo menos nao tiveram o uruguaio a passear a bandeira do penarol!
Anti facciosos! a 26 de Agosto de 2011 às 21:54
Contente com a postura da equipa e sobretudo a coragem do treinador... triste pelo resultado e nada mais. Rodriguez calou os mais cépticos e a defesa esteve simplesmente impecável... espero que não haja nenhuma saída surpresa nos últimos dias, particularmente do Rolando. Até a imprensa catalã nos tira o chapéu e reconhece o penalti, mas isso sabe a pouco!
Precisamos de um ponta de lança de créditos firmados, isso é inegável, mas não é nada de novo... Kleber será bom mas é preciso protegê-lo e não o lançar às feras com o fantasma do Falcao ainda presente.
De resto, falta James, Defour e veremos qual o real impacto do Iturbe no primeiro ano da Europa.
fred a 27 de Agosto de 2011 às 12:04
Grande jogo do Porto. Os primeiros vinte / trinta minutos foram muito bons e conseguiram-se superiorizzar e vulgarizar o Barcelona!
Pena o erro infantil de Guarin que permitiu que Messi ficasse sozinho frente a Helton e que o árbitro não tenha visto a grande penalidade sobre Guarin!
Por fim, uma pena o Porto ter acabado o jogo reduzido a 9, se nada se pode apontar a Rolando que fez duas faltas necessárias para parar Messi, já Guarin não tem desculpa, mesmo amarelad, faz uma entrada assassina para vermelho directo, vergonhoso!
Spaceship a 30 de Agosto de 2011 às 22:52
Ja alguem sabe quantos jogos de suspensao levou o assistente do golo do Messi!
Anti facciosos! a 2 de Setembro de 2011 às 10:58

Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
14
16
17
20
26
27
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador de Visitas
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Este senhor quer tapar o sol com a peneira......ex...
Os portistas Saõ e serao sempre os mesmos m...
Ah caiu o mito porque tu o dizes? Makes sense.
E não vao ficar por aqui... este ano tb ja esta de...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO