Segunda-feira, 14 DE Maio 2012

Meus Caros,

 

Terminado o campeonato, aparecem os papagaios a tentar arranjar justificações para o insucesso. Primeiro as declarações de Jorge Jesus, treinador, e João Gabriel, diretor de comunicação, apresentadas em «A Bola» são duas peças que ajudam a compreender a fase que o Benfica atravessa.

Na primeira, em forma de entrevista, o treinador passa três mensagens: não vai para o F.C. Porto (sendo que o campeão nunca disse que o desejava), cometeu alguns lapsos (poucos, parece...) e não houvesse erros dos árbitros o Benfica teria festejado o título na Luz.

Na segunda, também em forma de entrevista, o diretor de comunicação preocupa-se em passar duas mensagens: os que gritam contra Vieira e Jesus estão a ser instrumentalizados (chega ao ponto de lembrar Vale e Azevedo, pobre dele, a viver dificuldades em Londres) e os árbitros deram o título ao F.C. Porto.

As duas peças utilizam a desculpa da arbitragem para justificar mais um título perdido para o F.C. Porto.

Este argumento é tão velho como os campeonatos. E por ser tão velho, estaria gasto não fosse dar-se o caso de haver adeptos que gostam de discutir futebol a partir dos equívocos de quem apita. Ou seja, este discurso, em parte, funciona.

Apesar de, na verdade, o Benfica não ter razão.

Os árbitros são, em grande parte, os mesmos da época em que o Benfica foi campeão, um detalhe. E nessa altura não pareciam assim tão incompetentes. Mas isso nem é o mais relevante.

Uma década depois, o líder do Benfica festejou apenas dois títulos. O que faz de Luís Filipe Vieira um espectador bastante frequente do sucesso alheio. A acreditar na tese, o presidente dos «encarnados» deveria ter lugar no guiness como o dirigente desportivo mais prejudicado pela arbitragem. Provavelmente a par de alguém do Sporting.

Mas o Benfica não perde mais do que o F.C. Porto por causa dos árbitros. Nem pelos dirigentes, pois se bem nos recordamos o único presidente que ouvimos dizer que preferia contratar pessoas da Liga e não jogadores dói o luís Filipe Vieira. Aliás, o único que apoiou esta liga e este presente da FPF. Acontece que tem sido menos capaz, vista a coisa de diferentes ângulos. Tem escolhido quase sempre pior, de treinadores a jogadores. É a história e a história não se reescreve.

Este discurso dos responsáveis do Benfica parece bastante agressivo e destinado a marcar uma posição sólida, de clube grande que de facto é. Mas na prática nada sucede. Como em todo os defesos, o Benfica irá de férias sem que lhe seja conhecida uma ideia de fundo para o futebol português, algo que ajude a melhorar. E regressará, como sempre, eufórico com o título de campeão do mercado.

Na verdade, este discurso não procura marcar pontos junto dos árbitros, de quem os nomeia ou sequer da Liga ou da Federação. Este é um tipo de conversa que aponta apenas numa direção: os sócios. Até pode funcionar, no sentido em que funcionar pode ser sinónimo de convencer.

No entanto, é evidente que não será com declarações num jornal que o Benfica alterará seja o que for. O problema do clube é de estrutura, de competência e de garra.
Basta olhar para os dois títulos que conquistou na última década. Eles foram obtidos palavra a palavra, treino a treino, conferência a conferência, jogada a jogada. Lances dentro e fora do relvado. Não foi bonito? Se bem me lembro, não.  Lembro aliás que um deles é o campeonato com menos pontos desde que a vitória vale 3 pontos, e ainda que um jogo foi disputado no Algarve sem razão aparente. O outro, ficou celebrizado não pelo título, mas antes, pelos casos dos túneis e pelo castigo ilegal que afastou dos relvados dois jogadores do FC Porto durante 4 meses. Mas o Benfica venceu!

No fundo, acho que os responsáveis do clube ficaram convencidos, algures a meio do caminho, de que, de alguma forma, a distância para o F.C. Porto estava anulada. E isso contribuiu, muito, para o desfecho dos dois últimos campeonatos.

É provável que as próximas declarações em forma de entrevista sejam de Luís Filipe Vieira. Outra vez a lembrar casos de arbitragem, outra vez a tocar na mesma mensagem, outra vez a falar para quem se revê neste discurso. E é também provável que isso seja suficiente para mais um início de temporada tranquilo e esperançoso. Se calhar até justo, se recordarmos o que era o Benfica de Vale e Azevedo. E até o Damasio.

Para ganhar é que se torna necessário muito mais do que um ou dois títulos… de jornal.

 

Até breve

 

P.S1 - parte do texto foi retirado de uma crónica.

P.S2 Será que o ika vem dar a cara?? É a dúvida do dia...

 

publicado por AR às 16:26
Vamos por partes.

O Benfica foi prejudicado pelas arbitragens isso é mais que evidente.

Curioso que os mesmos que agora são competentes são os mesmos que permitiam os bloqueios e que permitiam que as faixas pudessem ser encomendadas. Assim do nada, esses mesmos passaram a ser muito bons.

Outro exercicio curioso. Tirando o Mourinho e o Robson, um que é o melhor treinador do Mundo e outro que antes de vir para Portugal já era um treinador com nome, que fizeram os treinadores que no FCP ganharam titulos depois de sair do FCP?

O Carlos Alberto Silva que ganhou? O Oliveira que ganhou? O Fernando Santos ganhou o quê? o Jesualdo? O Ivic?

Curioso como certos treinadores apenas mostram competência em certos locais.

Por outro lado treinadores que no Benfica nada conseguem fazer vão lá para fora e ganham na Holanda, vão a finais da Champions, ganham supertaças europeias, ganham Liga Europas.

Será por certo coincidência!

Já sabemos que as entrevistas foram fracas e vazias de conteúdo mas é ver o Presidente do FCP a falar nelas durante mais de 1 semana. Ou porque o Jesus sai ou fica, ou porque se marcam reuniões em hoteis com directores de jornais, ou porque o Benfica ajudou o FCP a ganhar. Ou seja sentiram o toque, é claro!

Até no dito encontro no hotel Tivoli, e a ser vedade, o Benfica mostra ser diferente.
Uns ligavam às escondidas para jornalistas para plantar e inventar noticias, fazendo-nos passar por Patos. Outros pelo menos, sem nada a esconder, fazem os seus encontros em locais públicos.

Mas curioso, como um almoço num local público entre dirigentes do Benfica e directores de jornais é associado logo a coisas do futebol, mas receber arbitros em casa, nas vesperas dos jogos o assunto é extra futebol, e quem dize o contrário é tolo! Curiosa esta lógica dos portistas.

Em relação ao Presidente da FPF é curioso. Num passado não muito recente foi para dirigente da Liga um ex-dirigente do Benfica, que já tinha saído do Benfica há mais de 10 anos, e que se saiba não tinha nenhum filho como funcionário do Benfica e era uma vergonha. Agora temos a presidente da FPF um Ex-dirigente do FCP, que nem há pouco mais de 1 ano era um alto dirigente do FCP e com o filho como funcionário do FCP e é tudo às claras e o FCP nem sequer o apoiou. Poeira para os olhos não obrigado!

E se for falar do assalariado do dirigente do FCP que agora preside à Liga, então mais uma vez uma poeira vinda do deserto me enche os olhos com "ele até é o advogado do Maritimo contra o FCP"

Essa forma nojenta e sem um minimo de honestidade de estar na vida e no futebol a mim mete-me pena e para esse peditório não dou.

lmb a 14 de Maio de 2012 às 17:10
O sr. ivic alem de ser o treinador com mais campeonatos em paises diferentes, foi o treinador escolhido por bernard tapie para ajudar na conquista da taça dos campôes europeus( tiveram a sorte de chegar á final porque não houve mãos pelo meio). Caso unico no futebol europeu. O sr artur jorge que voçês tantas saudades devem ter, tambem foi campeão em frança e levou o PSG a uma meia-final da taça das taças e outra dos campôes europeus. Quanto ao quique flores fez um grande trabalho nos lampiões.lol. comecou com um empate no hertha de berlim e acabou com uma derrota em casa com o metallist(pelo meio levou 5-1 do olimpiacos com golo do belluchi).lol p-s. Claro que isto não aconteceu na mesma prova.lol Quanto ao jupp heynckes devias ter vergonha de falar num treinador que levou 7 em vigo.lol( mais uma vez com 1 golo do benni mccarthy). quanto ao ser campeão na holanda deve uma coisa impar.lol( o artur jorge que foi para os lampiões só para os destruir, saiu do vitesse para o PSG em 1o lugar).
vamos agora ao que interessa.
Em 90 anos de federação quantos presidentes foram PORTISTAS??
Em 30 anos de federação quantos foram PORTISTAS??
Em muitos anos de conselho de arbitragem quantos foram PORTISTAS??
Conselho de disciplina....??
Presidente da republica??
Primeiro-ministro??
PResidente da união europeia??
Não sei qual a tua nacionalidade mas deves ser mouro!!
está na hora de ires com o caralho para a tua terra!!
ninguem è mias protegido e beneficiado que os clubes da mouraria!
tenham vergonha na cara e começem a olhar para o nosso trabalho.
SOMOS PORTO!!!!!
antonio silva a 15 de Maio de 2012 às 18:27
Cara Ika32,

Que o Benfica foi prejudicado, nem vale a pena contra-argumentar ou mesmo debater... Basta ver a forma como perdeu o jogo decisivo contra os tripeiros (golo em fora de jogo e a jogar com 10)... Ou mesmo já depois disso, como perdeu contra os lagartos ao não ser assinalado um penalty no 1º minuto de jogo e não terem expulso o Polga (pelo menos a acreditar no que se faz no Dragão em que penalty dá direito a vermelho directo!!!!) e no jogo que acabou por atribuir o titulo em que contra o Rio Ave não marcam 2 penalties clarissimos no final do jogo!

Mas enfim, tudo isto é Porto e é mais um titulo à Porto!

Quanto à sua bela lista de treinadores fantásticos que ganham em Portugal, perdão ganham com o Porto e depois nunca mais fazem nada, para além de Carlos Alberto Silva, de Oliveira, de Fernando Santos, de Jesualdo ou de Ivic, que dizer de Rui Barros, Co Adrianse, Couceiro, Vitor Fernandes, (Del Neri???), Otavio Maxado, Quinito ou Stessl???? Deve ser uma enorme coincidencia serem tão bons e depois quase desaparecerem...
Oliveira Brandao a 16 de Maio de 2012 às 17:15
Ao longo da época, critiquei algumas das vezes em que Jesus se desculpou com as arbitragens quando perdeu pontos.. Foram várias as vezes em que os erros dos árbitros serviram para Jesus esconder os seus erros (nomeadamente a titularidade de Emerson em detrimento de Capdevila e Gaitan ter sido sempre titular, mesmo quando não estava em forma, em detrimento de Bruno César e Nolito, que cumpriram quase sempre que foram chamados).

A mais absurda terá sido mesmo quando empatou em Olhão e justificou o empate, não pela péssima exibição, mas pela expulsão de Aimar.. expulsão justíssima! Só dou crédito a Jesus quando criticou o castigo, afinal, Aimar foi o único jogador da primeira liga a ser castigado em 2 jogos esta época..

Mas independentemente de não concordar com este tipo de comportamento, tenho que reconhecer uma coisa, o Porto perdeu um jogo e o seu treinador criticou duramente a arbitragem.. o Benfica também teve razões de queixa nas derrotas com o Porto e o Sporting, bem como nos empates com a Académica e o Rio Ave.. Embora não concorde, com este tipo de comportamento e a utilização dessas desculpas, a verdade é que os erros aconteceram e tiveram influência nos resultados desses jogos..
Spaceship a 15 de Maio de 2012 às 00:20
Caro AR

Por favor volte a ler o que escreveu, principalmente o titulo do seu post e depois o paragrafo que dedica às 2 vitorias do Benfica nesta década... falta de fair play? mau perder? os benfiquistas ou senhor?
Bogalho a 16 de Maio de 2012 às 12:29
Acho piada que os adeptos do clube da gaivota só vem os erros dos árbitros qdo estes não lhe sao favoráveis... E então o penalty não marcado por mão do Cardozo no jogo contra o Porto e a falta que não existiu e que resultou no segundo golo encarnado, tirem as palas grandes BURROS...
Beautiful a 16 de Maio de 2012 às 23:00
Quando se parte para o insulto barato e sem qualquer justificação é porque não se tem argumentos...

O Porto foi o clube mais beneficiado este ano... O Sporting foi prejudicado no inicio da época e ficou arrumado, enquanto o Benfica foi encostado no final... O Porto foi prejudicado num jogo em que já estava a perder e deu para fazer uma fita e uma choradeira que os levou ao titulo ao colo dos senhores do apito!!!!!
Anónimo a 16 de Maio de 2012 às 23:15
Resumindo para os benfiquistas o Porto qdo ganha é sempre beneficiado, o Benfica qdo perde é sempre prejudicado. Que cambada de atrasados mentais...
Anti-Gaivota a 19 de Maio de 2012 às 16:43
Não são só os adeptos benfiquistas que pensam assim... é algo mais generalizado...
Ainda este fds o ESPN fez um resumo de meia hora sobre cada campeonato e no resumo do campeonato português, destacou a forma como o Porto ganhou na Luz como tendo sido a chave do campeonato. Desse jogo mostrou apenas e só imagens do último golo em fora-de-jogo! Mas claro, todos sabem que os editores de imagem, comentadores, directores e administradores do ESPN são benfiquistas...
Anónimo a 20 de Maio de 2012 às 13:00
Por falar em mau perder, falta de fair play, pequenês e muitos outros ímpetos raferidos neste ridículo post de quem não sabe ganhar, aqui fica uma prova cabal da enormidade e glória do BENFICA:

“Ma vincere anche in Spagna è il suo sogno.
«Vincere all’estero è il mio sogno. Sì, mi piacerebbe conquistare la Liga ma anche lo scudetto portoghese con il Benfica. Ci sono club che hanno fatto la storia del calcio: io sono pronto a tutto, ma ora penso solo al City».”

http://www.corrieredellosport.it/calcio/calcio_estero/premier_league/2012/05/15-239512/Mancini:+%C2%ABLa+Champions+e+poi+voglio+anche+la+Liga%C2%BB
Anónimo a 21 de Maio de 2012 às 17:58
Fiquem com a puta da bicicleta que nos ficamos com os trofeus...
Beautiful a 23 de Maio de 2012 às 01:39
Pelo andar da carruagem, não faltará muito para o Benfica voltar a ter uma arbitragem como a de Coimbra... foi essencial assegurar que o Benfica não se isolasse e não ganhasse esse jogo após a escorregadela do FCP...
Ao fim de quase um terço do campeonato e o Benfica continua a discutir o campeonato taco a taco com o Porto não pode ser! Mais jogo, menos jogo, vamos ver um arbitro habilidoso a afundar o Benfica... Se deixam isso avançar mais algumas jornadas, ainda voltamos a ver uma habilidade dessas no Benfica - Porto como no ano passado!
Anónimo a 19 de Novembro de 2012 às 18:15

Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador de Visitas
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Este senhor quer tapar o sol com a peneira......ex...
Os portistas Saõ e serao sempre os mesmos m...
Ah caiu o mito porque tu o dizes? Makes sense.
E não vao ficar por aqui... este ano tb ja esta de...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO