Sexta-feira, 31 DE Outubro 2008

Meus caros,

 

Não sendo economista, nem tão pouco tendo interesse directo nas contas, não sou accionista da SAD, como adepto e sócio do FCP olho com grande interesse aos valores apresentados. No entanto, é um assunto sério, e há uma entidade que nos dias de hoje tem legitimidade e competência para averiguar as contas, concretamente a CMVM. Isto no FCP, claro, já que há outros clubes que só desde há 2 anos apresentam as suas contas a essa entidade. E o que dizem esses números oficiais:

PASSIVOS DOS CLUBES + SAD´s

  • F.C.P. - 160,4 Milhoes de euros;
  • S.C.P. - 240 Milhoes de euros;
  • S.L.B. - 279,9 Milhões de Euros;

Mas,

No que à SAD do FCP diz respeito, que no fundo representa o futebol do FCP, que é o que aqui discutimos, foram aprovadas por unanimidade as contas, que cifram o passivo total em 22,5 milhões - dos quais dois milhões só neste último exercício. Ainda assim, esses 22,5 milhões representam menos 9,3 milhões do que no exercício anterior e estão 102,5 milhões abaixo do passivo declarado recentemente pelo Benfica. Relativamente ao S.C.P, e segundo o seu presidente, a soma das duas colunas negras (SAD + CLUBE) resulta, num total de 240 milhões em dívida, ainda assim um número interessante, tendo em conta que, há quatro anos, os leões deviam 420 milhões.

 

Relativamente ao ano passado, a SAD teve um saldo positivo de oito milhões de euros. E a venda de Quaresma ainda não entra nestas contas, o que demonstra que o resultado podia ter sido ainda mais positivo.

Ainda segundo os números oficiais, o Activo Total da SAD do FCP, é de 158,8 milhões de euros, cresceu 26% em relação a 30 de Junho de 2007.

Estes, meus amigos, são os números OFICIAIS (não me canso de referir), e que demonstram que, apesar de todas as criticas à gestão da Administração da SAD, os números não são tão más como querem fazer crer. Saliento que, o valor do passivo da SAD é substancialmente inferior ao valor do plantel da equipa de futebol profissional, o principal activo não imobiliário da SAD/Clube.

A acrescentar a isto, saliento o Estádio do Dragão, o centro de estágio (ainda que não seja na totalidade do clube), o novo Parque Vitalis, e mais importante de tudo, o manutenção de uma equipa de futebol competitiva.

Em conclusão, ainda que existam erros, ainda que existam más contratações, o balanço, do meu ponto de vista é francamente positivo. E então se compararmos com os nossos adversários directos... ui Ui... O que seria se tivéssemos bons gestores...

 

publicado por AR às 17:41
1 - Com o mal dos outros posso eu bem...não é pelo facto de os outros estrarem pior que eu acho que as coisas estão bem;
2 - O centro de estágio não é na totalidade, nem em parte do F.C.Porto, aliás, o F.C.Porto não gastou um cêntimo com a sua construção (ao contrário dos clubes da mouraria que tiveram que gastar milhões para construirem os seus). O F.C.Porto tem o direito de superfície por 50 anos. O único proprietário é a C.M. de Gaia, que foi quem o construiu;
3 - O passivo da SAD é de € 141,1 milhões de Euros e não de 22,5 milhões de Euros...era bom que fosse esse valor!
4 `- É verdade que na época passada houve um saldo positivo de 8 milhões de Euros, mas ainda há duas épocas houve um saldo negativo de 30,1 milhões;
5 - Os números que eu apresentei são OFICIAIS...basta leres o Público de hoje.
6 - Gostava que comentasses algumas das coisas de que eu falei, como por exemplo, os prémios dos administradoes da SAD em caso de 2º ou 3º lugar no campeonato, as comissões pagas pela AQUISIÇÃO de jogadores...
Joca a 31 de Outubro de 2008 às 18:32
Pois,
De facto, o valor dos 22.5 M, é relativo ao clube e não à SAD. Ainda assim, mantenho tudo o que disse relativamente à gestão, não querendo ser o sequer parecer advogado de defesa desta administração
Inclusivamente que o valor do activo é mt superior ao valor do passivo, e isso em qq parte do mundo é bom!!
Qt ao valor das remunerações dos administradores, terei de analisar, seguramente que não é o Público que me dá essas garantias. No entanto, desde já aviso digo que, o PC quer se goste quer não, é seguramente um dos melhores gestores desportivos do mundo, e como tal tem de ser pago como tal.
O facto de ter dado prejuizo um ano, e no outro lucro, é algo perfeitamente normal. Aliás, é 1 erro de raciocio crasso, ver o valor das vendas e das compras e fazer o balanço. Até porque grande parte dsa receitas é recebido faseadamente. Logo...
AR a 31 de Outubro de 2008 às 19:43
Só um pequeno pormenor...
Os clubes da capital, têm as suas academias pagas...por privados, no caso CGD e BES/PUMA. Por isso não é bem como dizes... Nesse aspecto considero o negócio do FCP, mais uma vez muito mais vantajoso.
Acrescento ainda que, nestas contas inclui-se ainda parte do valor da construção do pavilhão...
E finalmente, atitudes mesquinhas, dizer mal por dizer...reservo para o Sousa Tavares, cmg n contem
AR a 31 de Outubro de 2008 às 19:53
Lamento mas não consigo achar escandaloso (praticamente) nenhum dos números avançados hoje pelo Público:
1º (e mais importante): hoje em dia não existe nenhum empresário bem sucedido que não seja bem pago. Qualquer empresário de uma empresa com o volume de negócios da Porto SAD, com metade do sucesso do PC, receberia pelo menos 5 ou 10 vezes mais do que ele... pior, o escândalo de hoje são as empresas que acumulam anos de resultados negativos e os empresários ganham milhões sem razão, como as CP, REFER ou EMEL. Não podemos querer uma administração profissional de clubes e depois exigir que gestores com bons resultados se dediquem de corpo e alma com amor clubistíco, tout court.
2ºponto: a história dos passivos dos clubes e empresas é sempre um argumento fácil. Qualquer empresa de sucesso tem sempre um passivo (maior ou menor) por razões estratégicas. No dia em que alguém me mostrar uma empresa de sucesso sem passivo eu calo-me;
3ºcomissões de jogadores: tal como no 1º ponto, incomodava-me que os meus dirigentes ganhassem comissões sem resultados. Independentemente de existir sempre uma ou outra contratação menos bem conseguida, contratar um Lucho ou resgatar um Quaresma (nem que seja em de 5 em 5 anos) tem de ser recompensado.
4º e unico ponto que me incomoda: o facto de existir um bónus para a eventualidade de o FCP terminar em 2º ou 3º lugar. Isto é de mouros que lutam pela Champions, nem parece nosso... mas nem tudo pode ser perfeito!!!
fred a 31 de Outubro de 2008 às 23:38
1 - As academias do benfica e do sporting só tiveram um patrocínio depois de contruidas; não foi a CGD e a Puma que as pagaram (ao contrário da C.M. de Gaia); elas apenas pagam para que as academias tenham os seus nomes...o braga tem um patrocínio semelhante da Axa, mas não foi a Axa que construiu o estádio. Falaste no Campo da Constituição...o F.C.Porto tem um acordo semelhante com a Unicer (o Campo da Constituição é o Campo Vitalis);
2 - Quanto a criticar por criticar, não te estavas a referir a mim, seguramente...eu critico FACTOS, aliás, FACTOS que constam do relatório e contas da SAD...não estou a inventar nada. Em qualquer dos casos, acho que o pior que pode acontecer é uma pessoa ser acrítica...se eu quisesse ser um "yes man" tinha ido para a política;
3 - Relativamente à comparação de situações entre o passivo da SAD e, por exemplo, o da CP, isso não faz qualquer sentido...a) a realidade das SAD`s não tem nada a ver com a de uma empresa normal; b) como tu deves saber, a CP, como a STCP, os Carris, etc, são empresas que não visam o lucro, estão a prestar um serviço público...se visassem o lucro, os preços dos bilhetes não seriam o que são, seriam muito mais caros...por estarem condenadas a dar prejuízo é que o Estado todos os anos lhes dá indemnizações compensatórias;
4 - Quanto às comissões, quem as teve foram empresários, não foram dirigentes...já que falas em empresas, gostava que me dissesses uma empresa que pague comissões quando compra algo...como é óbvio, quem paga comissões é quem vende (é uma percentagem do valor que recebe). Mas a relação entre a SAD do F.C.Porto e os empresários dava pano para mangas...não fosse um Administrador da SAD do F.C.Porto o "silent partner" do empresário de jogadores português de maior sucesso...
5 - Acho que o pior que qualquer portista pode fazer é branquear aquilo que de mal se passa no nosso clube...por muito que Pinto da Costa tenha feito pelo clube, isso não significa que não possa ser criticado quando comete erros...felizmente, estamos numa democracia e cada um pode dizer o que quiser...
6 - Pelo menos o Fred comentou alguns dos pontos que eu referi, nomeadamente, o bónus pelo 2º ou 3º lugar...gostava de ver o AR fazer o mesmo...
Joca a 1 de Novembro de 2008 às 14:08
Antes demais salientar que gosto de ver divergências de opinião num clube democratico como é o FCP. Considero sempre benéficas as "contra correntes".
No entanto reforço o meu total apoio à actual Administração, à qual considero que todos nós portistas muito devemos, e ingratidão não nos fica bem.
Obviamente que, nem tudo é perfeito. Se na globalidade concordo com as decisões, inclusivamente com as remunerações dos administradores, de facto acordar prémios para a 2ª e 3ª posição não me agrada de forma alguma. No MEU clube só um lugar interessa, o 1º, bem como vitórias em competições. Ficar em 2º ou perder uma final, não chega para um Portista.
E muito por culpa desta Administração, que nos habituou a inúmeras vitórias.
Em conclusão, não concordo com esses prémio. O que também ficou por responder/explicar, é o que pensaram as grandes empresas accionista do FCP. Pq será que não se opoem a esses prémio e salários???
AR a 1 de Novembro de 2008 às 15:47

Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
17
19
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO