Sexta-feira, 31 DE Outubro 2008

Meus caros,

 

Não sendo economista, nem tão pouco tendo interesse directo nas contas, não sou accionista da SAD, como adepto e sócio do FCP olho com grande interesse aos valores apresentados. No entanto, é um assunto sério, e há uma entidade que nos dias de hoje tem legitimidade e competência para averiguar as contas, concretamente a CMVM. Isto no FCP, claro, já que há outros clubes que só desde há 2 anos apresentam as suas contas a essa entidade. E o que dizem esses números oficiais:

PASSIVOS DOS CLUBES + SAD´s

  • F.C.P. - 160,4 Milhoes de euros;
  • S.C.P. - 240 Milhoes de euros;
  • S.L.B. - 279,9 Milhões de Euros;

Mas,

No que à SAD do FCP diz respeito, que no fundo representa o futebol do FCP, que é o que aqui discutimos, foram aprovadas por unanimidade as contas, que cifram o passivo total em 22,5 milhões - dos quais dois milhões só neste último exercício. Ainda assim, esses 22,5 milhões representam menos 9,3 milhões do que no exercício anterior e estão 102,5 milhões abaixo do passivo declarado recentemente pelo Benfica. Relativamente ao S.C.P, e segundo o seu presidente, a soma das duas colunas negras (SAD + CLUBE) resulta, num total de 240 milhões em dívida, ainda assim um número interessante, tendo em conta que, há quatro anos, os leões deviam 420 milhões.

 

Relativamente ao ano passado, a SAD teve um saldo positivo de oito milhões de euros. E a venda de Quaresma ainda não entra nestas contas, o que demonstra que o resultado podia ter sido ainda mais positivo.

Ainda segundo os números oficiais, o Activo Total da SAD do FCP, é de 158,8 milhões de euros, cresceu 26% em relação a 30 de Junho de 2007.

Estes, meus amigos, são os números OFICIAIS (não me canso de referir), e que demonstram que, apesar de todas as criticas à gestão da Administração da SAD, os números não são tão más como querem fazer crer. Saliento que, o valor do passivo da SAD é substancialmente inferior ao valor do plantel da equipa de futebol profissional, o principal activo não imobiliário da SAD/Clube.

A acrescentar a isto, saliento o Estádio do Dragão, o centro de estágio (ainda que não seja na totalidade do clube), o novo Parque Vitalis, e mais importante de tudo, o manutenção de uma equipa de futebol competitiva.

Em conclusão, ainda que existam erros, ainda que existam más contratações, o balanço, do meu ponto de vista é francamente positivo. E então se compararmos com os nossos adversários directos... ui Ui... O que seria se tivéssemos bons gestores...

 

publicado por AR às 17:41

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
17
19
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO