Terça-feira, 22 DE Dezembro 2009

 

Meus Caros,
Este fim de semana jogou-se o clássico no batatal da Luz. Antes de qualquer outra análise, tenho que dizer que foi um péssimo jogo de futebol. Pouco ou nada se jogou. O relvado estava num estado lamentável, pouco digno, e curiosamente poucas semanas depois de os responsáveis encarnados terem criticado o Sporting pelo estado do relvado de Alvalade. Como se costuma dizer, pela boca morre o peixe.
Sobre o jogo jogado, tenho a dizer que o FCP jogou muito muito mal, fez uma péssima exibição. O relvado concerteza que contribui para esse mau jogo, mas não explica tudo. Mas não foi a única equipa que jogou mal, pois considero que o Benfica também jogou muito pouco. Finalmente, a terceira equipa, a da arbitragem foi, e para não fugir à regra do nível do Sr. Lucílio tremenda!! Considero ainda que o resultado mais justo seria o empate. Infelizmente pouco mais há a dizer sobre o jogo, e agora terei de me falar sobre outros assuntos.
Tudo começou horas antes do início do jogo. Tentativa de agressão a Pinto da Costa nas barbas da policia. Inaceitavel num estado de direito e mais um indício da pouca cultura democrática existente no país, e que ultimamente muitas demonstrações têm aparecido para os lados da luz. Mas em frente.
Iniciado o jogo e o espectáculo Lucilio. Antes de relatar a minha visão dos factos, quero deixar claro que o mau jogo do FCP é suficiente para justificar a derrota, mas o Sr. Lucilio ajudou à festa como veremos. Logo nos primeiros segundos do jogo, Javi Garcia pontapea a bola propositadamente contra Falcao. Foi evidente, o arbitro viu e nada! Logo de seguida, Hulk embala no centro do terreno, é claramente agarrado pelo César Peixoto, o arbitro viu porque marcou a falta, mas o amarelo ficou mais uma vez no bolso. São factos!! De seguida, continuava o mau jogo e acontece outro lance inaceitável. Saviola recebe a bola, que segue para o Urreta que está no mínimo 1,5 metro fora de jogo, e nada é assinalado. No seguimento dessa jogada, Urreta joga de calcanhar, há confusão na área e depois numa segunda vaga acontece o golo do Benfica. Também aí, e não tendo a certeza do que diz as leis do jogo, Maxi Pereira está sentado na linha de golo, Helton está a ajuda-lo e tarde se faz ao lance, quando já nada havia a fazer. E aqui coloca-se logo uma outra questão: o que aconteceria se o Helton continuasse a ajudar o Maxi?? E mais, tantas vezes o Sr. Lucílio parou jogo por estarem jogadores do Benfica no chão, na maioria das vezes quando a bola já estava na posse do FCP, e nesse caso, com um jogador deitado em cima da linha de baliza nada faz!! Por isso pergunto: mesmo não sendo considerado fora de jogo, não deveria o arbitro ter interrompido o jogo??
De seguida, há 3 penaltis por marcar. Ainda na primeira parte, Peixoto derruba Hulk, depois na sequência de um canto, Cardoso corta uma bola com o braço (admito que não tenha marcado este) e na segunda parte, Rodriguez corta também uma bola com a mão dentro da área. Neste caso, apenas refiro que o canto que dá origem ao cruzamento não existe, pois é weldon o último a tocar na bola.
Em resumo uma arbitragem ao nível de Lucilio. Não esquecer que ele é o principal responsável pela última vitória do SLB, na célebre e escandalosa vitória da Taça da Liga do ano passado. Mas não satisfeito, ainda expulsou 2 jogadores do FCP no túnel. Sobre isso pouco posso falar, pois ninguém viu. Mas desde já deixo duas questões: como pode Lucilio ter visto alguma coisa se ele é o último a sair do campo, os jogadores do Benfica ficaram a festejar, qual final da Champions, enquanto os do FCP recolheram de imediato aos balneários. Estranho. Depois, e apesar de já começar a ser hábito nos túneis onde joga o SLB, e acreditando que os jogadores do FCP estiveram envolvidos em confusão com um segurança Benfica, deve se questionar o que estava ele ali a fazer. Julgo que ninguém acredita que os jogadores se lembraram de agredir um homem que estava naquele local calado e quieto. E para quê!! Fazer segurança a quem?? Naquele espaço apenas devem estar responsáveis e jogadores das equipas e agentes da autoridade, policias. Assim, e uma vez que o FCP já vai ser prejudicado, espero que o SLB também o seja. Não só porque são comportamentos reiteradas em jogos do SLB, mas também porque aquele agente nunca poderá ser castigado.
Posto isto, tudo como dantes. O SLB mantém-se à frente do FCP, aliás em situação equivalente ao que aconteceu no ano passado por esta época, e em segundo lugar atrás do Braga.
Desejos de um Feliz Natal
publicado por AR às 00:39
Ponto prévio, dizer que o resultado mais justo é o empate quando o FCP apenas fez 1 (UM) remate à baliza num total de 6 (SEIS) remates no jogo todo é concerteza uma brincadeira.. O único remate do FCP à baliza foi um tiro de longe do Alvaro Pereira para lá do minuto 60, foi o primeiro e único remate à baliza! De perigo, terá havido ainda um remate de longe do Meireles que bateu no Luisão e saiu pouco ao lado.. E mais nada!
O jogo foi mau, mas a vitória do Benfica é mais que justa! Foi a equipa que mais atacou e mais rematou, foi a única que jogou na primeira parte e na segunda teve um jogo equilibrado!
Quanto à arbitragem do Lucilio Batista, um desastre.. Para além dos lances mencionados (sendo que o suposto penalty do Cardozo é um falso penalty porque Urreta corta a bola a cerca de 1 ou 2 metros do Cardozo que tem o braço junto ao tronco e a bola vai lá embater sem que o jogador nada faça), gostaria ainda de referir que o penalty do Rodriguez é escandaloso e que esse mesmo jogador devia ter sido expulso pela agressão a Javi Garcia, onde só levou amarelo.. Também Bruno Alves fez faltas suficientes para levar um amarelo (mais tarde levou um na sequência da confusão gerada após a agressão de Rodriguez a Garcia)..
Gostava ainda de salientar que David Luiz fez 1 (UMA) falta no jogo inteiro! Curiosamente, levou logo amarelo..

Por fim, e em relação às expulsões de Sapunaru e Hulk, o próprio FCP já admitiu que os dois jogadores dps do jogo recolheram ao balneário e voltaram a sair, onde foram empurrados pelo segurança e o agrediram.. Posto isto, não sei qual é a dúvida.. A equipa de arbitragem estava a recolher ao balneário e presenciou tudo..
Spaceship a 22 de Dezembro de 2009 às 09:16
Caro Spaceship,

O FcPorto já admitiu que houve de facto uma situação de conflito com o "segurança". Também referiiu, e deveria ter referido também isto em favor da imparcialidade que pautou a sua análise a esta situação, que os jogadores reagiram a uma provocação e insultos proferidos pelo "segurança". Note-se ainda, e a acreditar no veiculado pela comunicação social, que esta provocação e insultos constam do relatório do Sr. Baptista.

Em relação ao jogo, foi de facto uma vergonha. O Porto jogou mal e o Benfica pouco melhor. Pessoalmente acho que o empate seria mais justo, mas não me choca a vitória do Benfica. Todavia, concordo com o AR e acho que a figura em destaque no jogo foi o Sr. Baptista quando deveria ter passado discretamente pelo relvado. Penaltis por marcar foram 2, na jogada que leva ao golo do Benfica existe um claro fora de jogo que ninguem fala e houve demasiado confronto fisico para um jogo de futebol.

E apesar de o David Luiz só ter feito uma falta, esta foi merecedora de cartão amarelo. O critério não é numérico. Mas também se diga que já merecia o cartão há algumas jornadas.
Nenhuma das equipas merece os parabéns pelos 90min no batatal da Luz, pelo que não os endereço. E em Maio fazemos as contas.

Bom Natal a todos.
Rui Barros a 22 de Dezembro de 2009 às 11:31
Caro Spacship,
Obviament que não posso concordar com a expressão "mais do que justa" a vitória do SLB. No entanto, considero que o FCP fez um jogo tao mau que a derrota pode ser aceitavel. Mas repito, o SLB pouco ou nada fez também. ALiás, tirando o lance do golo, o SLB não tece um único lance de golo, o que é ilucidativo.
Depois, refiro que é com agrado que não tenhas contestado nenhum dos factos que apresentei. Inclusivamente o lance do golo onde existe um fora de jogo do tamanho do mundo, e a situação do Maxi Pereira.
Quanto ao tunel, dois factos interessantes: estar um stwarte num sitio proibido no tunel da luz. E o facto de nas 3 situações dos "tuneis do benfica", Nacional, Braga e FCP, serem sempre o mesmos delegados ao jogo. No mínimo curioso. Fico a aguardar comentários. Mas só dos Homens!! Vc sabem de que eu estou a falar...
AR a 22 de Dezembro de 2009 às 13:02
Meus caros, alguns esclarecimentos!
Relativamente às expulsões de Hulk e Sapunaru, eu referi que eles foram empurrados pelo segurança (eventualmente apenas Sapunaru é que terá sido efectivamente empurrado) e só no seguimento disso é que agrediram o segurança! Foi presenciado pela equipa de arbitragem e pela policia que também tomou conta da situação. O FCP tb já admitiu os desacatos e não houve envolvimento de nenhum jogador/treinador/dirigente do clube, nem muito menos provocações.. Pelo que dou este assunto como encerrado!
Relativamente a penalties, ambos foram prejudicados! Há um penalty por marcar para cada lado.. primeiro a favor do FCP ainda na primeira parte e um a favor do SLB já na recta final do jogo, sendo este segundo bem mais nítido e vísivel que o anterior..
Quanto à justeza da vitória, o FCP fez apenas 6 remates em que só 1 foi à baliza (e está aqui contabilizado um remate do Hulk na primeira parte que saiu pela linha lateral..), enquanto o SLB fez 16 remates, em que 4 foram à baliza! Só aqui há uma diferença que só por sí mostra quem mais fez para marcar e ganhar o jogo! O SLB pode não ter feito um jogo por aí além, longe disso, mas ganhou porque foi menos mau que o FCP, que fez uma exibição e um jogo terrível!
Em termos estatísticos, o SLB também teve mais ataques (32), mais posse de bola (52%) e os jogadores correram mais quilometros (87,415)
Só mais um pormenor, relativamente ao facto de o Benfica ter ficado a festejar no relvado enquanto o FCP recolheu logo ao balneário, chamo a vossa atenção para o facto de nos jogos em casa, Jesus obrigar os jogadores todos a irem ao centro do relvado agradecer o apoio do publico.. Embora alguns achem que foram festejos dignos de quem acabava de ganhar a Champions, eu acho que foi o normal para os jogos disputados na Luz!
Spaceship a 22 de Dezembro de 2009 às 14:48
1 - Só vi a 1.ª parte, e mal.
Nessa parte, parece-me que o F.C.Porto fez uns bons 5/10 minutos, mas depois quase não se viu.
2 - Como é que o Jesualdo deixou o Varela no banco?!
3 - Os túneis da Luz e de outros estádios onde o benfica joga já chateiam!
Joca a 22 de Dezembro de 2009 às 19:57
Infelizmente o Porto não jogou absolutamente nada e mereceu perder!
Como é que uma equipa com a grandez do Porto e contra um adversário desfalcado não faz um único ataque de jeito na primeira parte????
Já na segunda conseguiu um e apenas um e numa altura em que o Benfica jogava na espectativa do contra-ataque e a gerir o resultado!
Lamento termos sofrido o golo da forma como sofremos (com fora-de-jogo na jogada anterior, Maxi no chão e Helton distraído), mas se não tivesse sido aí, tinha sido depois, pois o Porto não fez absolutamente nada para merecer marcar um golo!

Quanto aos incidentes do túnel, sabendo as confusões que o Benfica e os seus jogadores sempre fazem em túneis, como é que é possível que o Porto não se tenha precavido e tomado previdências??? Como é que os jogadores entram no balneário e pouco depois saem? Que raio foram fazer para o corredor e porquê é que ninguém os impediu??
Duarte Barros a 6 de Janeiro de 2010 às 12:15

Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
16
19
20
21
24
25
26
27
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO