Quarta-feira, 24 DE Março 2010

O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol decidiu reduzir a pena dos jogadores Hulk e Sapunaru para 3 e 4 jogos de suspensão, respectivamente. Esta decisão arrasa completamente os castigos impostos pela Comissão Disciplinar da Liga que eram de 4 e 6 meses, respectivamente!

 

Ou seja, Hulk já pode jogar. Caso este castigo tivesse sido aplicado logo na altura, Hulk teria perdido o jogo da taça de Portugal contra a Oliveirense, taça da Liga contra o Leixões e o jogo da jornada 15 contra o Leiria. Sapunaru teria perdido ainda o segundo jogo da taça da Liga contra a Académica..

 

Relativamente ao castigo de três meses aplicado a Vandinho, o mesmo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol decidiu negar provimento ao recurso apresentado pelo Braga e manteve o castigo.

publicado por Spaceship às 15:30
Meus Caros,
Não sei o que se pode dizer desta situação... feliz ou infelizmente, o entendimento do órgão superior foi a mesma que eu já aqui tinha exposto.
Isto tem enormes consequências legais. Aliás como teve outras anteriores decisões desses senhores que compõem a CD Liga.
Agora a questão é apenas uma: Quid Iuris, como ressarcir os danos ao FCP e aos jogadores??
P.S. do meu ponto de vista, isto pode equivaler a uma ida à Champions no próximo ano...
AR a 24 de Março de 2010 às 15:49
Era por demais previsivel que a decisão tinha de ser deste teor. Ninguém em seu perfeito juizo argumentaria aquelas suspensões ridiculas...Só mesmo o Geloso do Costa.

A questão que se levanta agora é saber como é que o Porto vai ser compensado. Há repetição de todos os jogos em que se viu privado INDEVIDAMENTE de dois jogadores? Há lugar a uma compensação económica? Se sim, com base em quê?

Uma vergonha o que se passa no futebol português. E acho que ninguém será capaz de contrariar esta ideia.
Rui Barros a 24 de Março de 2010 às 16:02
Só mais uma coisa:
Se restar algum pingo de dignidade e vergonha ao sr ricardo costa, ele tem até ao fim do dia para colocar o lugar à disposição. Ou melhor, para se demitir!!
AR a 24 de Março de 2010 às 15:56
Penso que depois disto, não existem as mínimas condições para os actuais membros do CD da Liga continuarem em funções. Além disso, o próprio presidente da Liga tem também responsabilidades neste caso e não pode sair impune!

No entanto, o que podem fazer e esperar os grandes prejudicados deste caso?

Hulk ficou de fora em 17 jogos quando apenas deveria ter ficado de fora em 3 (para além disso, ficou sem ritmo e isso teve influência nos 2 jogos da Champions) e Sapunaru perdeu 8 jogos até ser emprestado, quando só deveria ter perdido 4..
Para além de não terem dado o seu contributo ao clube durante todo este tempo, estiveram parados e a desvalorizar. Hulk pode ter perdido a oportunidade de ir ao mundial (ou será que num espaço de um mês consegue convencer Dunga a convocá-lo?).

Infelizmente, penso que apenas podem exigir indemnizações pecuniárias.
No mínimo, o clube deve exigir ser ressarcido de todos os custos que teve com os jogadores parados, mas pode e deve ir mais além.. Podem exigir vários milhões por terem ficado arredados da luta pelo título e fora da Champions (onde nos últimos anos receberam sempre mais de 15 milhões por terem atingido pelo menos os oitavos de final), bem como ficarem sem a possibilidade de venderem um activo muito cobiçado e valorizado como o Hulk..
Além disso, os jogadores podem exigir ser recompensados de todos os danos morais que lhes infligiram, bem como atentados às suas reputações, etc., etc.,..
Spaceship a 24 de Março de 2010 às 18:38


"Hermínio Loureiro renuncia à presidência da Liga

Hermínio Loureiro apresentou hoje o pedido de renúncia à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, na sequência da decisão do Conselho de Justiça da Federação de reduzir os castigos aos futebolistas do FC Porto Hulk e Sapunaru.

"Apresentei ao senhor presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga a minha renúncia ao mandato de presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional", disse Hermínio Loureiro à agência Lusa.

A decisão do Conselho de Justiça da FPF está na base da decisão de Hermínio Loureiro, que considera ter "implicações que ultrapassam a justiça desportiva".

"Sem prejuízo de considerar que a justiça desportiva está a funcionar nos órgãos próprios, entendo que o facto de o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol ter hoje dado, em parte, provimento aos recursos dos jogadores da FC Porto, Futebol SAD, Hulk e Sapunaru, tem implicações que ultrapassam a justiça desportiva".

O agora demissionário presidente da Liga assume ainda que a disparidade de interpretações" entre a Comissão Disciplinar e o Conselho de Justiça prejudica a Liga: "Com o natural e absoluto respeito pela última instância, prejudicou de forma séria o normal funcionamento da instituição a que presido".

Hermínio Loureiro apelou ainda a que todos os órgãos da Liga se mantenham em funções, "garantindo o normal funcionamento das competições", ao mesmo tempo que recordou o facto de todos os órgãos terem beneficiado de uma "autonomia sem precedentes".

Hermínio Loureiro terminava o mandato de quatro anos na presidência da Liga em Maio e já tinha anunciado há alguns meses que não se recandidatava nas eleições previstas para logo após o final do campeonato.

Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis desde outubro, eleito pelo PSD, Hermínio Loureiro foi secretário de Estado do desporto no governo de Durão Barroso." Em Ojogo

Desta feita 1º abandono.
A minha humilde opinião é que nem com 11 Hulk lá íamos....
Beautiful a 24 de Março de 2010 às 21:17
No mesmo jornal:

Acórdão do CJ rejeita que stewards sejam intervenientes no jogo

A exclusão dos assistentes de recinto desportivo da categoria de intervenientes no jogo esteve na base da decisão do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de reduzir as penas dos jogadores do FC Porto Hulk e Sapunaru.

Segundo o acórdão do CJ a que a Agência Lusa teve hoje acesso, a exclusão dos stewards da categoria de intervenientes no jogo obrigou a equipará-los ao público e, dessa forma, reduzir as suspensões de Hulk e Sapunaru de quatro e seis meses, respectivamente, para três e quatro jogos.

"Afigura-se-nos que serão [intervenientes no jogo], além dos delegados dos clubes e demais pessoas que desempenham funções no quadro das equipas em confronto (treinadores, massagistas, médicos), o diretor de segurança, o director de campo e o delegado da Liga", indica o acórdão.

Para o CJ "estes são realmente os intervenientes onde não se incluem os ARD [assistentes de recinto desportivo]", pelo que "só resta a possibilidade" de os colocar ao mesmo nível ao público, apesar de reconhecer que as limitações da equiparação.

"Não é muito líquido ou satisfatório o enquadramento, mas conduz a uma punição sem excesso (a injustiça do critério adotado pela CD é pela mesma reconhecido)", assinala o documento, em referência à decisão de primeira instância da Comissão Disciplinar (CD) da Liga de clubes.

A alteração do enquadramento dos assistentes de recinto desportivo levou o CJ a julgar as agressões de Hulk e Sapunaru ao abrigo do artigo 120 do regulamento disciplinar da Liga, cuja moldura penal é muito mais leve do que o 115, que serviu de base à decisão da Comissão Disciplinar.

O CJ reduziu de quatro meses para três jogos, no caso de Hulk, e de seis meses para quatro jogos, em relação a Sapunaru, as penas pelas agressões a stewards no túnel de acesso aos balneários do Estádio da Luz, após o jogo Benfica-FC Porto (1-0), da 14.ª jornada da Liga, disputado a 20 de dezembro de 2009.

O órgão federativo rejeitou outras pretensões do FC Porto, que requeria a insuficiência para a decisão da matéria de facto provada e a sua alteração, bem como o levantamento de duas inconstitucionalidades, que o CJ se declarou incompetente para julgar.

Beautiful a 24 de Março de 2010 às 21:22
A decisão do CJ foi a esperada.
Era óbvio que os castigos tinham que ser alterados.
O que se passou foi uma VERGONHA!
Esta comissão disciplinar da liga é VERGONHOSA (nada que já não tivesse demonstrado anteriormente) e se tivesse alguma dignidade (coisa que não tem) já se tinha demitido.
Uma última reflexão...se o clube envolvido fosse o benfica, imagino o que já não teria sido dito!!!
Era o sistema, todos a quererem prejudicar o benfica...
Joca a 25 de Março de 2010 às 13:57
Joca, o Zbordem ou o Sporting Lisbon é que é o clube que defendia a existência do "sistema"..
Não era só o zbordem, aliás, era principalmente o benfica...basta ver os discursos do" Kaddafhi dos Pneus" ao longo dos anos...
Joca a 25 de Março de 2010 às 14:45
Mas "o sistema" foi algo que foi o sporting que trouxe à baila e que andou anos e anos a atacar.. Entretanto, essa "entidade" tem sido atacada também pelo Benfica, e recentemente, também pelo Porto.. Mas considero que o dono e senhor da luta contra o sistema é e será sempre o Zbordem!
Por acaso, acho que o primeiro a falar no "sistema" foi o vale e azevedo...
Joca a 25 de Março de 2010 às 15:31
Atencao!
Enquanto hulk esteve suspenso, o benfica apenas concedeu um empate! UM empate, de resto ganhou todos os jogos... Logo, mesmo q hulk tivesse podido jogar todos os jogos e mesmo que o Porto os tivesse ganho todos, continuava atras do benfica!
Nuno Dias a 7 de Abril de 2010 às 13:00

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
20
21
22
26
27
28
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO