Segunda-feira, 12 DE Abril 2010

           

 

Meus Caros,

 

Muito se tem falado ou tentado comparar dois dos mais brilhantes jogadores de futebol de sempre. Aliás, julgo ser um privilégio podermos ver dois jogadores como são o Cristiano Ronaldo e o Messi jogar ao mesmo tempo. Houve o Maradona e depois Zidane e Deco (estes dois num plano inferior), noutros tempos Pelé, Eusébio, Si Stefano, mas nessa época não havia TV´s para registar momentos brilhantes desses jogadores.

Agora temos dois jogadores estratosféricos que muitas conversas promovem. Eu em particular, assisti a dois momentos marcantes desses artistas. A estreia mundial do Messi no Dragão pelo Barcelona, e o mais fantástico golo que assisti ao vivo, aquele que o Ronaldo marcou o ano passado no Dragão pelo MU.

No entanto, é do meu ponto de vista uma enorme injustiça querer fazer essa comparação. E pela diferença existente entre o Barça e o Real, e se calhar mais ainda pelo que chamam o factor XI: Xavi/Iniesta.

Ontem, no clássico espanhol o que pudemos reconfirmar com nitidez, por estarem postas lado a lado em flagrante delito, foi a diferença entre as equipas que os suportam. E a impossibilidade da comparação absoluta enquanto não for possível experimentar Cristiano Ronaldo na outra ponta dos passes de Xavi e Iniesta.

Em concreto, não está em causa uma comparação, mas pelo menos quatro. Entre Messi e Ronaldo, entre o Messi da selecção argentina e o do Barcelona; entre o Ronaldo dos clubes e o de Portugal; entre o Messi e o Ronaldo da qualificação para o Mundial de África do Sul. Só esta última se aproxima do rigor científico, por não estar contaminado pelo factor XI, de Xavi e Iniesta. Naturalmente, também é a comparação que menos dá vontade de fazer.

Entre Messi e os colegas há uma sinergia inalcançável por qualquer outro. São uma criatura só, irrepetível e inimitável. Mas parece-me mais ou menos seguro dizer que, com os dois espanhóis ao lado, Cristiano Ronaldo não seria pior jogador. Como também não é o David Villa do Valência na selecção espanhola, por exemplo.

 

No entanto há uma certeza: são dois enormes jogadores, dois fora de série!!

 

publicado por AR às 21:29
Eu sempre tive grande dificuldade em comparar grandes jogadores..
Não me refiro à eterna comparação para o maior de sempre entre o Maradona e o Péle porque para mim, essa comparação é rídicula por terem sido jogadores separados por muitos anos e por terem enfrentado realidades completamente distintas!
Mas mesmo esta comparação entre dois dos melhores do mundo da actualidade é complicada.
Em primeiro lugar, porque os grandes jogadores são individuos únicos, talentosos e prodigiosos. São sempre magníficos e com enormes atributos técnicos que os diferenciam de todos os outros.
Em segundo lugar, porque um grande jogador, só consegue ser mesmo grande se tiver uma grande equipa a apoiá-lo!
Posto isto, quer Messi, quer CR, são jogadores fabulosos que fazem magia com a bola. No entanto, Messi tem duas equipas muito mais sólidas e mais talentosas a dar-lhe cobertura, quer o Barcelona, quer a Argentina, têm jogadores muito mais talentosos e um colectivo muito mais sólido do que o Real ou Portugal. Logo, é mais fácil Messi brilhar..
Spaceship a 13 de Abril de 2010 às 12:39
Spaceship,
Dizes que "um grande jogador, só consegue ser mesmo grande se tiver uma grande equipa a apoiá-lo!" e é verdade.
Só que para além dos grandes jogadores, há os fora-de-série.
Maradona conseguiu, praticamente sozinho, levar a Argentina à vitória no México`86 e ao 2.º lugar no Itália`90.
Essas equipas da Argentina eram grandes equipas?
Claramente, não.
Essas equipas tinham grandes jogadores?
Para mim, não.
Em 86 tinha, que eu me lembre, Valdano, Burruchaga ou Ruggeri.
Nenhum deles era um grande jogador...Valdano era, talvez, o que mais se aproximava.
Em 90 tinham Canniggia, outra vez Burruchaga...
Era uma equipa fraca.
Para além do que fez pela Argentina, não se pode esquecer o que fez ao Nápoles.
Estamos a falar de um clube que nunca ganhou nada antes, nem depois de Maradona, mas enquanto este lá esteve foi Campeão de Itália mais do que uma vez, venceu a Taça UEFA, Taça de Itália...

Quanto a Messi e Ronaldo, como já disse anteriormente, julgo que Ronaldo é muito mais completo (talvez o jogador mais completo de sempre - joga bem com o pé direito, esquerdo, de cabeça, tem velocidade, técnica, força...), mas Messi, que "só" tem pé esquerdo é melhor exactamente por isso...apesar de "só" ter pé esquerdo, consegue fazer tanto ou mais que Ronaldo.

Queria só deixar uma nota final.
O AR fala em jogadores do passado que tivemos o privilégio de ver actuar, como Zidane, mas não referiu um que me encheu completamente as medidas, principalmente, enquanto esteve no PSV e no Barcelona e que foi o Ronaldo (o brasileiro).
Aquela época que ele fez em Barcelona (1996/1997) foi inesquecível...ainda hoje me lembro como se fosse ontem, por exemplo, do golo que marcou em Compostela, pegando na bola a meio campo e passando por meia equipa do Compostela(que fez o Robson levar as mãos à cabeça) e o que marcou ao Valência, em Camp Nou, passando, em velocidade, pelo meio de dois defesas do Valência.
Não fossem as lesões e alguma falta de profissionalismo e Ronaldo (que foi "só" 3 vezes o melhor jogador do Mundo) teria chegado ainda mais longe do que aquilo que chegou.
Eu tive o privilégio de o ver ao vivo em 1993, no Estádio das Antas, nas comemorações do Centenário do F.C.Porto.
Foi um jogo F.C.Porto-Cruzeiro (o Cruzeiro era treinado pelo Carlos Alberto Silva, que tinha acabado de sair do F.C.Porto, depois de ser bi-campeão) e o Ronaldo tinha 16 anos.
Como curiosidade, esse foi o último jogo que o Madjer fez pelo F.C.Porto.
Ele já se tinha reformado, mas participou nesse jogo comemorativo do Centenário do F.C.Porto.
Joca a 13 de Abril de 2010 às 14:52

Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
15
17
18
19
20
24
25
27
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
ele é tudo o que disseram dele e muito mais....tiv...
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO