Terça-feira, 04 DE Maio 2010

No passado domingo, em pleno relvado do Dragão, Luisão foi atingido por um isqueiro quando se preparava para regressar ao balneário no final dos primeiros 45 minutos. Teve reflexos para o segurar e simulou o seu arremesso de volta para as bancadas.

Inicialmente fica a ideia de que Luisão devolveu o isqueiro ao seu dono, pois fez o gesto de o devolver violentamente para a bancada, no entanto, vistas e revistas as imagens do (pseudo) incidente, chegou-se à conclusão que o jogador largou o isqueiro para trás – deixando-o cair para trás das costas – não arremessando o que quer que fosse em direcção aos adeptos do FCP.

Como os meus amigos bem sabem, quanto ao enquadramento disciplinar do gesto de Luisão, o artigo 120º do regulamento disciplinar prevê punições para agressões – ou tentativas – praticadas pelos jogadores contra o público. Uma agressão prevê suspensão entre 1 a 4 jogos, enquanto uma resposta a agressão pode ser penalizada entre 1 a 3 jogos. De qualquer modo, na forma tentada de agressão as penas são reduzidas para metade. Como o regulamento é omisso em relação a uma simulação, na pior das hipóteses (ou melhor, dependendo do ponto de vista), o Luisão pode incorrer numa pena de tentativa de agressão de um elemento do público, algo que pode ser punido em metade de uma pena de 1 a 3 jogos..

 

Segundo uma notícia do jornal Record, a poucos instantes do apito final de Larápio Benquerença (nota: o nome do árbitro é da minha autoria, pois é assim que o apelido desde há alguns anos e não do jornal supra citado), os vice-presidentes do SLB (Rui Cunha, Alcino António, Rui Gomes da Silva e Afonso Henriques) decidiram sair da tribuna presidencial e Pinto da Costa, terá referido algo como "Aqui não festejam título nenhum seus...", dirigindo em seguida várias ofensas verbais. De modo a evitarem mais confusão, os membros da direcção do SLB optaram por não responder e deixaram o local, continuando Pinto da Costa a falar nos mesmos termos para os restantes convidados presentes na tribuna presidencial.

 

Por fim, nota para o triste acontecimento sucedido no final da conferência de imprensa, com um funcionário do FCP a provocar Jorge Jesus e levando a que este reagisse. A actuação de ambos é condenável. Eu não me revejo neste tipo de comportamentos, de qualquer modo, saliento o facto de Jorge Jesus ter tido um mínimo de carácter ao não agredir o funcionário do FCP que o provocou.

 

 

PS 1 – As imagens do gesto do Luisão foram tema de análise de vários programas de televisão ontem à noite e aparecem nos jornais de hoje. As imagens demonstram o que realmente se passou, nada! De qualquer modo, ontem desconhecia que se tinha tratado de uma simulação e defendi que Luisão devia ser castigado, nem que fosse apenas pelo clube, embora duvidasse que tal acontecesse.

 

PS 2 – Fontes anónimas e que não se quiseram identificar corroboram a notícia do jornal Record relativa às palavras de Pinto da Costa. Sendo fontes anónimas e não identificadas, tal corroboração pode não ter qualquer validade caso tenha sido efectuada pelos vice-presidentes do Benfica ou mesmo qualquer pessoa ligada ao SLB. No entanto, e caso tenha sido qualquer outro dos convidados presentes, penso que é uma atitude condenável (nem que seja moral e eticamente). De qualquer modo, este tipo de situações começa a ser comum nos estádios, independentemente dos clubes ou das pessoas em questão

publicado por Spaceship às 13:03
Realmente há com cada uma...
O que os tripeiros não disseram sobre a barbara agressão a um membro do público (aka adepto) na bancada!!!! Lembro que se o Hulk respondeu a uma provocação de um membro do público (aka stweard) e levou 3 jogos, será que se o Luisão tivesse mesmo respondido a uma agressão (que é mais grave do que uma simples provocação) de um membro do público (aka adepto) levaria meses de castigo como os tripeiros queriam???
Por outro lado, se o Jesus tivesse mesmo agredido o membro do público (aka funcionário do Porto na sala de imprensa) teria sido também punido meses de castigo???

Infelizmente para a tripeirada, as pessoas do Benfica souberam e tiveram melhor perder que os do Porto quando foram à Luz... Caso contrário, com todo o clima criado em torno do jogo, teria havido uma quantidade tal de agressões que o Benfica ficava sem jogadores e staff técnico para a última jornada!
Condeno a simulação do gesto do Luisão e condeno a reacção do Jesus, mas admiro a capacidade de terem sido capazes de não partir para a agressão como outros fizeram no passado!

Carrega Benfica!
SLB a 4 de Maio de 2010 às 17:44
Acabei de ler agora que o Luisão foi multado, pela Comissão Disciplinar da Liga, em € 1.125,00.
Joca a 4 de Maio de 2010 às 19:57
Só falta os anti virem para aqui com a cabala de q todos os meios de comunicação (televisões e jornais) se uniram para apresentar apenas as imagens alteradas para que pareça que o Luisão deixa cair o isqueiro para trás e não o atire ao publico...

Tb gostava de saber a opiniao dessa gente q tanto criticou as provocações de um stweard pertencente a uma entidade independente a quem o Benfica adquire serviços, gostava de saber o que eles têm a dizer das provocações de um funcionario do Porto!
É bem mais grave uma provocação de um funcionário do clube do que a provocação de um terceiro... Ainda assim, a resposta é bem diferente... De um lado, há logo pancadaria e violência, do outro apenas uma ligeira exaltação sem grandes repercussões...
Temos pena!
Anónimo a 5 de Maio de 2010 às 12:39
Parece que no ano do campeonato dos Túneis as touperoas saíram todas da toca.
Se o sr anónimo deixar de ser toupeira, talvez receba respostas às tuas patetices, caso contrário ficará a falar sozinho...
AR a 5 de Maio de 2010 às 13:44
Deixar as pessoas a falar sozinhas é um hábito que você tem, visto que quando não lhe convém.. não responde.
LOL a 5 de Maio de 2010 às 14:30

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
22
23
25
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
ele é tudo o que disseram dele e muito mais....tiv...
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO