Segunda-feira, 17 DE Maio 2010

Pois bem,

 

Com a final da Taça de Portugal, agora sim pode-se dizer que terminou a época. De uma forma fria os resultados foram os seguintes: SLB Campeão Nacional, FCP vencedor da Taça de Portugal, SLB vencedor da Taça da Liga e FCP vencedor da Supertaça (algo discutível se a Supertaça é contabilizada nesta época ou na anterior, no entanto como é sempre disputada com os novos planteis, considero que deve ser sempre contabilizada na época seguinte).

 

Vou abstrair-me de aqui focar aspectos laterais que poderão ter tido influência nas contas finais, pois a “guerra” terminou e os campeões devem ser reconhecidos. Só os pequeninos não sabes dar os parabéns e aceitar a vitória dos outros!!

 

Relativamente ao SLB, conseguiu finalmente ter retorno do enorme investimento que tem vindo a fazer ao longo dos últimos anos. Conseguiu reunir alguns jogadores interessantes e tem 2 bons jogadores: David Luiz e Saviola. Infelizmente, no meu ponto de vista claro, vai vender bem um jogador que considero banal, Di Maria, e com isso poder manter outros como os que referi ou o Ramires. Além disso, a fome de vitória foi bem expressa na atitude do treinador que não gosto, nem lhe reconheço categoria e muito menos classe, mas que resultou. O SLB não esperava que o passar do tempo resolvesse o jogo, ia de imediato para cima do adversário. Com isso foi campeão.

 

O FCP fez uma época média, e um campeonato bastante abaixo do esperado. Isso quanto a mim tem algumas explicações. Em primeiro lugar, cansaço de vencer. Não é fácil manter motivação de jogadores que vêm vencendo todas as competições nacionais anos e anos a fio. Depois, quer se queira quer não, o FCP e o Prof Jesualdo tem conseguido reconstruir plantel todos os anos mesmo vendendo os seus melhores jogadores todos os anos, e sempre a vencer. Este ano tal não aconteceu ao vender 3 jogadores titularíssimos nos últimos anos, por sinal considerados a base do campeão francês (Lucho) e o melhor jogador da Liga francesa (Lisandro). A acrescentar a tudo isto, não podemos esquecer as inúmeras lesões que o plantel do FCP sofreu este ano. Varela (mais do que uma vez), Raul Meireles, Fernando, Mariano, Rodriguez (quase não jogou este ano), Farias, Ruben Micael, Guarin… já para não falar do Orlando Sá e Miguel Lopes que também estiveram muito tempo parados. E a maioria delas foram com tempo de paragem muito elevados. Isso acrescido do que aconteceu ao Hulk e Sapunaru, levou a que o Prof Jesualdo raramente tivesse a melhor equipa à disposição. Mas os campeões devem também olhar para o seu umbigo. E de facto, juntando todos estes factores devemos ainda acrescentar alguma “prepotência” do FCP na abordagem aos jogos, pois foram vários os exemplos de jogos em que o FCP entrava com pouca atitude, e só a 20 minutos do fim “metia” o Farias e ai sim pressionava os adversários para vencer. Por vezes não resultou. Mas julgo que tal atitude se deve ao somatório de todos os anteriores motivos. No entanto, como época, só é má mesmo para o FCP. Senão vejamos: venceu duas competições, foi aos 1/8 da Champions (requisito mínimo do FCP), final da Taça da Liga e só o campeonato nivelado por baixo (os 3 primeiros fizeram muitos pontos, o 4ª classificado ficou a 20 pontos do 3ª) levou a que o excelente campeonato do Braga e o bom campeonato do Benfica ficassem à frente do FCP. O que seria uma boa época em qualquer outro clube, neste é considerada má. Só posso interpretar isso com um elogio. Aliás, como disse um qualquer heterónimo, vencer o campeonato com 13 pontos de vantagem para o 3º é um campeonato razoável, ficar com vantagem de 8 pontos para o 3º, é uma demonstração de grande superioridade… Enfim….

 

O Sporting. Começou mal o campeonato e na verdade nunca se recompôs. Como primeira explicação a falta evidente de qualidade do plantel, onde os melhores (Moutinho e Miguel Veloso) estavam de alguma forma contrariados. Não me surpreende os 28 pontos de atraso, e considero mesmo que deverá continuar longe dos dois grandes candidatos no início da próxima época, apesar da ligação de Costinha  Jorge Mendes que poderá dar uma boa ajuda.

 

O Braga. Apenas uma palavra: BRILHANTE!! E não foi por acaso, é o culminar de um enorme trabalho que tem vindo a ser feito de forma consolidada pelo Presidente Salvador e pelo director desportivo Carlos Freitas. Depois, excelente trabalho de Domingos, aliás dando seguimento ao que vinha fazendo na Leiria e na Académica (fez o melhor campeonato dos últimos 30 anos!!). Para mim é hoje o 3º melhor treinador Português (logo depois do Mourinho e Queiroz), e espero que em breve seja treinado do seu clube: FCPorto!! Claro que, não se fazem omeletas sem ovos, e o Braga tinha um bom plantel sem dúvida.

 

Os outros: desceram sem dúvida as duas piores equipas. O Belenenses já “ficou a dever” 2 anos à Liga de honra e o Leixões depois da excelente época do ano passado pagou o preço da venda de vários jogadores. De resto, boa época do Marítimo de Van Der Gaag, que não era favorito à Europa, estava claramente atrás do Nacional de Manuel Machado e do Guimarães de Paulo Sérgio. Mas afinal… Naval, Paços e Académica apenas fizeram o que era esperado, não surpreenderam nem desiludiram.

 

Agora segue-se a silly season. Confesso que gosto desta fase, e este ano com Mundial à mistura. O SLB já leva cerca de 13M€ de investimento de avanço, mas tal já não surpreende. O FCP tem um mini tabu relativo ao treinador: tirando o Domingos, prefiro que fique o Prof. Jesualdo, mas as indicações não são bem essas… veremos. O Braga aparentemente mantém estrutura, e o Sporting já tem o Pulo Sérgio.

 

Até breve

publicado por AR às 16:59
O Benfica venceu com merito o campeonato! Foi a melhor equipa, jogou o melhor futeol, foi o melhor ataque e foi a melhor defesa! Depois de vários anos de investimento, conseguiu formar uma equipa forte, sólida e com várias soluções no banco. Conseguiu ter um jogador de excelente nível em cada sector: defesa - David Luiz, meio campo defensivo - Javi Garica, meio campo ofensivo - Ramirez e ataque - Saviola. Além disso, conseguiu inventar um defesa esquerdo (Coentrão) e conseguiu extrair o melhor de vários jogadores (Maxi, R.Amorim, C.Martins, Di Maria e Cardozo - superaram-se e duvido que consigam melhor). Dependendo de quem sai, pode deixar excelentes perspectivas para a próxima época..

O Porto teve vários problemas externos como as lesões e castigos, mas teve um grande problema com a construção da equipa. Pela primeira vez, depois de se venderem as pérolas, o Porto e Jesualdo não conseguiram voltar a reconstruir o plantel e a formar uma equipa. Embora tenham ido buscar um fabuloso ponta de lança (Falcao fez uma fantástica estreia na adaptação à Europa e pode fazer ainda mais e melhor no futuro), falhou em quase tudo o resto. O principal e maior erro, prendeu-se com as escolhas dos jogadores e do esquema táctico. Ficou provado que Beluschi é grande jogador, mas para jogaro em 4-4-2. Assim como Guarin que só ao fim de dois anos, foi capaz de se mostrar fazendo um final de época estrondoso! Dependendo de quem vem e da forma como conseguir aproveitar os jogadores que tem, deixa também excelentes perspectivas para a próxima época!

O Sporting enterrou-se com demasiados erros de um presidente inexperiente que optou inicialmente por não investir na equipa e depois por investir muito e mal em dois jogadores. Somaram-se ainda erros na escolha de treinadores e directores desportivos, que podem comprometer a nova época (Nuno Valente como adjunto?!?). Além disso, foram criados muitos problemas no seio do plantel, com jogadores de qualidade (Vukcevik e Izmaelov). Falta ver como se reforçam e quem deixam sair, mas é preciso muito para dar a volta a tão má época!

O Braga fez um campeonato excelente. Tivesse feito esta campanha num dos anos anteriores e muito provavelmente poderia ter sido campeão! Foi uma pena não ter conseguido nenhum trofeu numa época memorável, mas a aposta no campeonato, fez com que a equipa fosse prematuramente eliminada das outras competições. O Braga conseguiu formar um óptimo plantel, com uma defesa muito sólida (a da primeira volta com João Pereira, era tão boa como a do Benfica e do Porto) e com muitas soluções para a frente. Para o ano vai perder peças fundamentais que estiveram empresatados (Viana, Luis Aguiar e Renteria), se não perder mais jogadores (o que pode ser dificil) e se conseguir colmatar as saídas, será novamente um sério candidato.

Quanto aos restantes, bom reaparecimento do Maritimo que volta à Europa. Boas réplicas de Nacional e Guimarães. Leiria e Rio Ave também fizeram uma boa época, muito tranquila. Assim como o Paços e a Naval que ainda sonharam com lugares europeus. Surpresa na manutenção do Setubal que após um inicio catastrófico conseguiu dar a volta, graças ao treinador e a bons reforços de inverno. Merecidas descidas do Belem (esperemos que seja desta) e do Leixoes, com Olhanense, Setubal e Académica a conseguirem manter-se na primeira divisão já perto do fim.
Spaceship a 17 de Maio de 2010 às 23:51

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
22
23
25
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
ele é tudo o que disseram dele e muito mais....tiv...
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO