Segunda-feira, 10 DE Novembro 2008

Caros amigos,

 

Muito se tem falado de crises para os lados do Dragão e situações afins. O que realmente está a acontecer este ano é apenas e só uma natural renovação do plantel do FCP, com naturais irregularidades exibicionais derivadas ao crescimento quer do grupo/plantel, quer dos jogadores individualmente. Provavelmente, a acontecer o que já aconteceu este ano ao FCP, em outros clubes já teria levado à demissão/despedimento do treinador (que sorte teve o Jesualdo em vir para o FCP), como aliás alguns já queriam fazer crer, vários jogadores teriam já hipotecado as suas carreiras e já só se falava de sistemas. Aliás, vários adeptos de outros clubes, e aqui mesmo neste blog, já proferiram várias teorias da desgraça, e anunciaram várias derrocadas definitivas do FCP. E como eu me lembro de situações similares, desde a saída do Mourinho, à venda de jogadores como o Deco, Ricardo Carvalho, Maniche, antes do Baía, Fernando Couto, ou mais recentemente de Anderson e Pepe. 

 

No entanto o FC Porto é de facto um clube diferente. Muito mais do que jogadores ou treinadores, há o Clube!! Desde que sou gente, e já não sou tão novo como gostaria ;), sempre me habituei a ver o FCP ganhar, conquistar o que outras equipas nunca conseguiram, e fazer frente aos colossos europeus. A única coisa que o difere dos Colossos é sem dúvida a capacidade financeira. E essa questão até acaba por ser "engraçada", pois enchemos os planteis dessas equipas com jogadores TOP mundial, como os já referido e muitos outros, e regularmente voltamos a formar equipas com novos jogadores capazes de lhes fazerem frente.

 

E isso é ter DIMENSÃO. O FC Porto é hoje, e apesar das fragilidades economicas normais do nosso país, um dos maiores clubes do Mundo. 

 

Tudo isto a propósito da última semana. O Sporting acabara de fazer um feito histórico: passou pela primeira vez a fase de grupos da Champions!! Brilhante!! Esse clube que tem a melhor gestão do mundo, o papa taças, fez algo de histórico. 

Ora, nessa mesma semana o FCP era dado como morto. Um clube em ruínas, lastimavel como alguns o qualificam. Afinal tinha 3 derrotas consecutivas, um plantel formado por jogadores fracos, no campeonato está atrás do Sporting e do SLB. Também este facto, desde logo histórico, pois há 3 anos que tal não acontecia!! E a juntar a isso, ía jogar à Ucrânia, com um clube que não perdia desde Agosto, e em rsico de perder qualquer hipotese de se qualificar e até de não ir à UEFA. 

No entanto, o FCP ganhou na Ucrânia, passou para 2º do grupo, novamente boas prespectivas de se qualificar, e a UEFA quase garantida, em último caso. No entanto, nada disso interessou, afinal foi apenas mais uma vitória, numa competição que é rotineira para o FCP. Histórico seria não passar a fase de grupos, algo que aconteceu apenas 1 vez. E estamos a falar do clube com mais presenças na Champions, desde que existe este formato!!

E a isto chama-se ESTATUTO!! O que para uns é um facto histórico, para outros é a maior banalidade do mundo.

 

Infelizmente, mesmo para a Liga Portuguesa, para que exista alguma emoção, é necessário estes anos de renovação do FCP, para descer um pouco de nivel e existir algum equilibrio. O desejavel era que os "outros" conseguissem subir o nível e aproximarem-se do FCP para que os campeonatos não terminassem com 15/20 pontos de diferença emtre o Campeão e o 2º classificado. mas como não conseguem, há que aproveitar estes anos de transição. 

 

Entretanto, já o Papa taças foi eliminado em casa da Taça de Portugal. Pela equipa miserável..e o campeonato, apesar de não parecer pela leitura de alguns jornais, ainda está no inicio. Enfim, bem vinda a emoção ao campeonato dos pobres...mas aproveitem, as renovações costumam ser rápidas.

 

Abr  

publicado por AR às 18:16
O F.C.Porto é assim...consegue sempre superar os momentos difíceis. Esse é apenas um dos factores que o distingue dos outros clubes portugueses.
Quanto ao pequeno sporting, já disse o que tinha a dizer no meu post "O outro clube da 2ª circular"...é demasiado pequeno para que eu perca tempo a falar sobre ele. Relembro só um ponto do referido post...desde que eu nasci, o clube que tem por residência a maior casa-de-banho do mundo só ganhou 3 campeonatos, ou seja, nos últimos 3 anos, o F.C.Porto ganhou tantos campeonatos como esse clube em 29!!! Acho que os sportinguistas devem falar sobre futebol com adeptos de clubes da sua dimensão, como por exemplo, o Boavista...afinal, nos últimos 29 anos, o Boavista só ganhou menos 2 campeonatos que o pequeno clube do bairro de alvalade.
Joca a 10 de Novembro de 2008 às 20:48
Mais uma coisa...depois de alguns jogos de fora, Helton regressou e fez uma boa exibição em alvalade...como disse alguém que viu comigo o jogo e percebe muito de futebol, "Helton esteve sempre no sítio certo".
Joca a 10 de Novembro de 2008 às 22:35
O FCP fez mais um jogo sofrivel, e acabou por ganhar na lotaria dos penaltys.

O FCP continua a mostrar as suas debilidades.

No entanto, o melhor jogador parece que já entrou em campo, aliás em vários campos. O Sistema, já terminou a pré-época e começou o campeonato.

lmb a 11 de Novembro de 2008 às 00:02
Lá vem o sr. ica com a conversa da treta do costume...é a conversa de perdedor.
Se estás a dizer que o F.C.Porto ganhou o jogo com o sporting por causa da arbitragem é porque estás cego pelo facciosismo.
O F.C.Porto, esta semana, também ganhou ao Dynamo Kiev...será que também controla o sistema na UEFA?!
É engraçado como os ressabiados adeptos dos pequenos clubes da 2ª circular passam a vida a dizer que o F.C.Porto só ganha campeonatos por causa das arbitragens. Relativamente a isso, só duas observações:
1 - Para além de ganhar campeonatos em Portugal, o F.C.Porto é o único clube português que ganhou competições internacionais (6!!!) nas últimas décadas. Acho que ninguém ousa dizer que ganhou por causa das arbitragens.
2 - O F.C.Porto é o clube que mais tem facturado na Europa com transferências de jogadores. Basta ver os plantéis dos melhores clubes de Espanha, Itália e Inglaterra e encontram lá antigos jogadores do F.C.Porto (curiosamente, não encontram nenhum do benfica). Isto para dizer que, ao longo dos anos, o F.C.Porto teve sempre muito melhores jogadores que os outros clubes portugueses...foi por isso que ganhou campeonatos.
Joca a 11 de Novembro de 2008 às 12:21
Assim sem puxar muito pela cabeça, lembro-me do Tiago, que joga só e apenas na fraca equipa da Juventus.:)
Ika a 11 de Novembro de 2008 às 13:26
Que conveniente, não puxares muito pela cabeça...é que se puxares, não encontras mais ninguém!!!
O melhor jogador do benfica dos últimos anos foi transferido para essa potência de seu nome Atlético de Madrid...
Diz-me só mais um jogador...desafio-te!!!
Acho interessante que não tenhas comentado o teor do do comentário, nomeadamente, as 2 observações...quem cala, consente.

P.S.: o Tiago foi considerado a pior contratação da época passada em Itália (eu até gosto do Tiago, mas isto é verdade).
Joca a 11 de Novembro de 2008 às 13:40
Nada disso.

Mas não estou para repetir sempre os mesmos argumentos.

Quando se tem tudo controlado internamente é mais fácil a concentração para o que se faz lá fora. Porque todos os esforços são canalizados para as competições internacionais, uma vez que internamente com maior ou menor esforço, e porque está tudo controlado, as vitórias aparecem, logo o esforço é praticamente nulo.

No que diz respeito as vendas do FCP, o FCP vendeu bem e caro o Pepe, e o Paulo Ferreira, porque são jogadores que apesar da qualidade não valem o preço pago. Aliás como o Danny tambem não vale os 30 milhões que deram por ele. Os outros, são jogadores de muita qualidade e que foram vendidos por um bom preço.

Em relação à piada do Tiago, realmente a primeira época foi má, mas agora esta a reaparecer.

Lembro-me de outro nome: Manuel Fernandes, que está numa grande equipa chamada Valência.
Ika a 11 de Novembro de 2008 às 14:07
Para aqueles que gostam de números e antecipando alguns comentários, comparo o palmarés do Chelsea com o do Valência, para que não afirmem que um é top e outro uma equipa média e banal.

Chelsea: 3 campeonatos, 3 taças de inglaterra, 2 taças das taças, 1 supertaça europeia

Valência: 6 campeoantos, 7 taças de espanha, 1 taças das taças, 1 taça uefa, e 2 supertaças europeias.

p.s: obviamente que omito a taça da liga inglesa, porque o valência não pode ter ganho um trofeu que não existe no seu país.

p.s1: O valência chegou a duas finais da liga dos campeões, e o chelsea apenas uma, nos últimos 15 anos.

Ika a 11 de Novembro de 2008 às 14:16
Valência, grande equipa?! Por favor...
Grandes equipas são, Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Chelsea, Liverpool, inter, Milan...
Dizes no comentário que os jogadores que o F.C.Porto vendeu são de qualidade...se calhar é por isso que o F.C.Porto ganha campeonatos, não?! Segundo a tua teoria facciosa e de perdedor, não. O F.C.Porto ganha porque tem tudo controlado...
Sabes uma coisa, deve ser difícil saber perder...todos os anos, os adeptos dos pequenos clubes de lisboa vêm com a mesma conversa...é deixar-vos falar.
Tenho dito...
Joca a 11 de Novembro de 2008 às 14:25
Que conveniente só comparares com o Chelsea...deve ter sido por acaso.
Já que estás numa de comparações, compara o palmarés do Valência com Real Madrid, Barcelona, Inter, Milan, Liverpool, Manchester United, Juventus...
Só uma dica...estes todos ganharam a Liga dos Campeões (várias vezes). Que eu saiba, corrige-me se estiver enganado, o Valência nunca ganhou!
Joca a 11 de Novembro de 2008 às 14:30
O Chelsea é uma grande equipa porque^!?

Porque tem nomes??

Já te comparei o historial de ambas, o Valência é superior.

Já te comparei os últimos 10 anos de uma e outra, e o Valência, ainda que ligeiramente, apresenta resultados melhores.

Gostava de saber que critério usas para considerar uma equipa grande e outra não, eiu pensava que era o palmarés, mas pelos vistos não!
ika a 11 de Novembro de 2008 às 14:43
Acho que a comparação do Chelsea com oValência demonstra bem uma e outra.

Mas disso não falas tu.
Queres reduzir os anos eu reduzo.

Nos últimos 10 anos o Valência esteve em duas finais da champions, e o chelsea 1.


Nos últimos 10 anos ganhou dois trofeus internacionais, o Chelsea apenas 1.

Nos últimos 10 anos o Valência ganhou 2 campeonatos e o Chelsea 2.

Como tal acho que dizeres que uma é top, e outra não roça demagogia ou então desconhecimento do palmarés desportivo dos últimos anos de uma e de outra.

ika a 11 de Novembro de 2008 às 14:33
Não percebo " comparação do Chelsea com o Valência demonstra bem uma e outra". "...uma e outra" quê?
Continuo à espera da comparação do palmarés do Valência com os clubes que eu referi. Disso não falas tu...agarras-te ao único desses clubes que não tem um palmarés tão bom.
Fico à espera que apresentes a comparação de palmarés...
Joca a 11 de Novembro de 2008 às 14:40
Fácil.

O Chelsea foi o clube para onde mais mandaram jogadores: Hilário, Bosingwa,P. Ferreira, R. Carvalho, Deco.

Mas consideram top. Eu falo do Valência e tu dizes que o Valência não é top.

Então eu limitei-me a comparar uma equipa que vocês acham top, com outra que vocês não acham top.

E conclui, que afinal top, é ter nomes, e não ganhar titulos. Porque mesmo tendo melhor palmarés nos ultimos 10 anos o Valência é banal, mas o chelsea top.

Haja rigor e honestidade
ika a 11 de Novembro de 2008 às 14:46
Como sempre, não sabes o que dizes...
O Hilário foi do Nacional da Madeira para o Chelsea e o Deco do Barcelona.
Quando não tens argumentos, fazes sempre o mesmo...divagas.
Compara o palmarés do Real Madrid, Barcelona, Inter, Milan, Manchester United ou Liverpool (para já não falar no F.C.Porto) com o do Valência.
Se não o fizeres, fico por aqui...

Joca a 11 de Novembro de 2008 às 15:51
São jogadores, Deco e Hilário com a escola e a formação portista. Por isso os referi.
ika a 11 de Novembro de 2008 às 17:13
Quanto ao palmarés, a seu tempo terás resposta.
Mas demora comprar palmarés de tantas equipas.

Apenas referi o Valência, porque acho incrivel que vocês não considerem o Valência uma grande equipa mas o Chelsea sim.

A vossa incoerência esta ai......!

E volto a perguntar: ser grande equipa é ter nomes no plantel ou é resultados??

Se for nomes, o Chelsea é capaz de ganhar com alguma distância. Se for por resultados, por palmarés, achoo que o Valência é superior, não só no seu historiall como nos últimos 10 anos.
ika a 11 de Novembro de 2008 às 17:16
Argumentos?
Que mais argumentos queres que mostrar o palmarés das duas equipas, e mostrar que uma que não é considerada por ti, uma grande equipa tem um palmarés superior ao Chelsea nos últimos 10 anos. Acho que mais que isso não posso fazer.
ika a 11 de Novembro de 2008 às 17:19
Engraçado,

Apesar de tanta conversa, o sr ika n conseguiu contestar, nem comentar o conteúdo do post. A dimensão e estatuto que o FCP tem de muito diferente dos outros 2 clubezitos.
Factos históricos como passa`r à 2ª fase dfa Champions ou estar à frente do FCP no campeonato, para o FCP são o oposto. Banalidade passar o grupo da Champions, e histórico é estar atrás, normalmente já vai com muita ventagem.

Como raramente percebe ou interpreta o que se escreve, fica aqui este esclarecimento para o sr Ika, e pode ser que agora comente..

A treta do sistema é tão ridicula e pequenina, que nem lhe dou conversa.
AR a 11 de Novembro de 2008 às 14:39
O sr ika fala fala e nunca responde ao fundamental....curioso, pq será??
AR a 11 de Novembro de 2008 às 18:28
Isto é sr. ika no seu melhor...quando não tem argumentos, divaga e bate sempre na mesma tecla.
Ele deve pensar que "água leve em pedra dura tanto bate até que fura". O problema é que esta pedra é muito dura e nunca vai furar...:)
Joca a 11 de Novembro de 2008 às 19:05
o gajo a dar-lhe...!

Já disse que ia mostrar com tempo os palmares das grandes equipas e comparar com o Valencia. Hoje ja comparei uma equipa que tu consideras grande, e demonstrei que o palmares dela é inferior ao do Valencia.

As outras, obviamente que em relação ao valência sao superiores, mas mesmo assim vou mostrar o estudo.

E o FCP, concluindo que para vocês o Valência não é uma grande equipa, logo o Chelsea com Curriculo pior não o pode ser (e podemos contar só os últimos 10 anos), só vendeu jogadores para 3 grandes equipas. Real, Barcelona, e Inter de Milão. Se bem que o Inter anda há uns anos longe do fulgor europeu de outros tempos. Se não estou em erro a ultoma prova europeia que ganhou foi a Taça ~Uefa nos tempos do Brhem e do Mathaus.

Agora vocês não me conseguem dar um argumento para considerar o Chelsea um grande europeu e o Valência não....continuo à espera de um argumento!?
lmb a 11 de Novembro de 2008 às 21:00
Caro Ika,
Caso n tenhas conseguido mais uma vez interpretar, este post fala do Estatuto e da Dimensão do FCP, principalmente em comparação com os outros 2 supostos grandes de Portugal. Qt a isso, nada disseste. Rigorosamente nada!! Clara falta de argumentos.
Depois, generalisas uma discussão que não participei, nem me interessa..pelo menos, neste post. No entanto, n posso deixar de te referir que, o que me interessa, e no caso das transferências é o passado recente. E aí, sem dúvida que o Chelsea é uma grande equipa. Mais, será que também não consideras grande o MU??? E finalmente, gostaria de te ver por uma vez objectivo a comentar o que é para comentar, e não tentares mudar de assunto.
AR a 11 de Novembro de 2008 às 23:01
Para não variar, tenho que corrigir o sr. ika...
1 - O F.C.Porto vendeu jogadores para Barcelona, Real Madrid, Inter, MANCHESTER UNITED...e já que falas no Tiago estar na Juventus (apesar de não ter sido vendido pelo benfica para lá), a Juventus tem o Jorge Andrade, antigo jogador do F.C.Porto;
2 -O Inter (na alturacom Ronaldo) venceu a Taça Uefa em 1998 (no Parque dos Pincipes, em Paris). A última vez não foi quando disseste...

Joca a 12 de Novembro de 2008 às 13:01

Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
15
23
24
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO