Terça-feira, 18 DE Maio 2010

Após o final do jogo, quando muitos dos adeptos do Porto e do Chaves que tinham assistido à final da taça regressavam ao norte do país, ao saírem da CRIL (IC 17) para a Segunda Circular, junto a Pina Manique, foram apedrejados por jovens do Bairro da Boavista (bairro problemático dos arredores de Lisboa).

Segundo os vários testemunhos, cerca de uma dezena de jovens atiraram indiscriminadamente pedras aos carros que passavam, independentemente de levarem adeptos do Porto, do Chaves, ou simples pessoas que faziam esse trajecto. As pedras foram arremessadas de um viaduto que passa por cima do local, mas também de lado de uma das bermas.

Felizmente, embora tenham acertado em mais de duas dezenas de carros e num autocarro, apenas causaram danos materiais e não provocaram ferimentos nos ocupantes de nenhuma viatura.

Segundo ainda alguns relatos (nomeadamente no Correio da Manhã), alguns exibiram uma tarja com a inscrição ‘SLB sem medo’ numa passagem superior. A TVI refere ainda que a PSP identificou duas pessoas, dois eventuais agressores, que vão ser ouvidos.

 

Após relatar os factos, algumas considerações:

1 – Reprovo completamente este tipo bárbaro de atitudes e espero que os “dois eventuais agressores” sejam severamente castigados por tentativa de homicídio. Espero ainda, que possam ser identificados mais agressores, que os mesmos sejam presentes à justiça e que sejam severamente punidos.

2 – Uma vez que desta vez há indícios de que este acto tenha sido praticado por adeptos do Benfica (não só pelo referido no Correio da Manhã, mas pelas várias conversas que se viam na net antes do jogo e que levaram à divulgação de um comunicado – ridículo – por parte do clube), espero que o clube tome providencias para impedir a entrada no seu estádio aos envolvidos (pelo menos aos “dois eventuais agressores” identificados pela PSP, uma vez que pouco ou mais pode fazer).

3 – Gostaria ainda que os diversos responsáveis pelo futebol no nosso país fizessem um apelo à calma e procurassem serenar os ânimos. Este lamentável episódio mostra que já não são só os adeptos visitantes que correm perigo de vida, mas também todo e qualquer indivíduo que tenha a infelicidade de ir na rua e passar por um local por onde também passem equipas ou adeptos de futebol. A escalada de violência tem sido cada vez maior e mais frequente, já é tempo de parar e erradicar a violência.

publicado por Spaceship às 14:13
Pois bem,
A este respeito não posso deixar de referir alguns aspectos que claramente demonstram a desigualdade de tratamento da imprensa entre o FCP e o SLB.
Na verdade, quando o tema é a violência envolvendo claques e adeptos, todos os clubes têm telhados de vidro e nenhum devia atirar pedras ao vizinho. Infelizmente, ninguém parece capaz de resistir à tentação de uma boa lapidação. O último apedrejamento público aconteceu depois da final da Taça de Portugal, quando os adeptos do FC Porto e do Chaves iniciavam a longa viagem de regresso a casa, depois de um jogo que, tanto uns como os outros, fizeram questão que fosse uma festa. Foi um apedrejamento como os outros. Tão violento, cobarde e criminoso como os outros e também fez vítimas e causou danos materiais como os outros. A diferença, talvez a única, foi a cobertura que mereceu. Olhando para alguns jornais, vendo algumas televisões e ouvindo algumas rádios, fica-se com a impressão que nada se passou e vai-se alimentando a ideia que a violência se escreve sempre com pronúncia do Norte. Não é verdade. Como não é verdade que o silêncio seja só um refúgio dos inocentes. Às vezes, quem cala, consente.
Acrescento ainda que foi com bastante agrado que constato a reprovação do Spaceship ao comunicado do SLB, contrariamente a outros adeptos toupeiras.
AR a 18 de Maio de 2010 às 15:39
Sr. AR...
Fez vítimas???? Onde é que fez vítimas????
Nem os orgãos de comunicação sensionalistas como o Correio da Manhã, o 24 Horas ou o Ojogo referiram vítimas!!!!

MENTIROSO!
MIKO a 19 de Maio de 2010 às 18:15
Mais uma vez o senhor AR lê coisas onde elas não estão escritas. Onde é que o Sr. Spaceship critica o comunicado uns dias antes do SLB?? Onde???

O Benfica e bem tentou evitar que os seus adeptos se fossem meter onde não eram chamados e apelou à calma.

Quanto ao resto, a estupidez e os barbaros não têm cores. São todos iguais e todos uns idiotas.
heteronimo de um artista a 18 de Maio de 2010 às 17:33
Como sempre, escondido e encapuçado aparece um qualquer heteronimo a querer meter o bico onde não é chamado com a agravante de demonstrar que nem sequer sabe ler. Mas vou dar uma ajuda:
" 2– Uma vez que desta vez há indícios de que este acto tenha sido praticado por adeptos do Benfica (não só pelo referido no Correio da Manhã, mas pelas várias conversas que se viam na net antes do jogo e que levaram à divulgação de um comunicado – ridículo – por parte do clube),....".
Isto foi escrito pelo Spaceship no post ue comentou?? Não fui eu!! Será que lendo nos dois sitios consegue perceber?????
Perdoem-lhe!! No que ao futebol diz respeito é pequenino, mas é bom moço...
AR a 18 de Maio de 2010 às 19:35
O que se passou (tal como o que se passou no Porto) foi uma vergonha!
É engraçado é ver a diferença de tratamento entre o que se passou quando foram adeptos do F.C.Porto a cometer actos de violência e quando foram do benfica...nada a que não estejamos habituados!
Joca a 19 de Maio de 2010 às 11:14

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
22
23
25
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO