Quarta-feira, 19 DE Maio 2010

 

É um facto indesmentível: os adeptos portistas estão muito mal habituados. Noutras paragens, uma época encerrada com uma Taça de Portugal seria, no mínimo, uma época aceitável! Noutras paragens a festa teria sido de arromba, e haveria lugar a uma volta de honra em autocarro aberto. Noutras paragens, decerto que estaria reservada uma qualquer praça ou avenida para esse efeito.

Mas para nós não foi nada disto, apenas um mal menor de uma época atípica e insossa. Não se trata de saber (ou não) perder e ganhar, mas sim de estarmos habituados a outros patamares de conquistas. A final da Taça de Portugal mereceu tanta atenção pelos adeptos do Porto, como a visita do Papa Bento VXI por parte da comunidade Islâmica em Portugal… estiveram atentos às declarações sem darem grande importância ao acontecimento.

A viagem a Oeiras foi mais planeada por adeptos de outros clubes, que se deram ao trabalho de, num Domingo solarengo, se colocarem estrategicamente na CRIL (IC17), com campo de visão e alcance suficiente para atestarem a pontaria com umas valentes pedradas na caravana portista. Dir-me-ão alguns amigos meus, que com certeza absoluta foram os adeptos do Chaves, ou talvez do Estoril, ainda não refeitos da eliminação nesta competição e da inocuidade das pedradas na altura arremessadas ao carro do nosso Presidente. O certo é que aquele mediatismo e indignação por tal acto tão vil, insensato e perigoso, como foi o apedrejamento do autocarro do Benfica, desapareceu tão depressa como apareceu… confirmando-se a minha teoria que em tempos aqui deixei: “As pedradas ganham uma nova dimensão de censura quando são arremessadas dentro de um perímetro de 500 metros do estádio do Dragão… têm menor importância a distâncias superiores, e perdem qualquer relevância quando são atiradas a partir da 1ª estação de serviço na A1”.

No meio de tudo isto, registo para o insólito de ver o Benfica, entre os festejos da mítica epopeia dos túneis e a visita a Timor, emitir um comunicado oficial a apelar à calma para a… Final da Taça de Portugal!!! Aparentemente, o Benfica terá achado prudente acalmar a rebeldia de alguns adeptos… os mesmos que tantas vezes se queixam de serem o “alvo a abater” pelos restantes, e se gabam de serem os únicos que “sabem ganhar” com espírito desportivo. Enfim… patético como habitual!

Sobre o jogo propriamente dito, não há muito a dizer. Hulk, Bellushi, Falcao e Guarín confirmaram o bom final de época, apesar de terem sido muito perdulários. O Chaves foi um digno vencido que muitos não julgavam possível. E o árbitro cumpriu o desejo antigo de expulsar o Bruno Alves para gáudio dos comentadores da TVI. Aliás, tão pobre como a publicitação e a cobertura deste jogo só mesmo o resumo que no final do dia era transmitido nos noticiários: nenhuma referência à ilegalidade do golo do Chaves ou ao penalti por assinalar sobre o R. Meireles e, inversamente, o lance bárbaro da expulsão portista era analisado de três ângulos diferentes com direito a interpretação da “intensidade do lance” por alguns “opinionmakers” da especialidade.

Jesualdo, que provavelmente encerrado um bom ciclo do clube e da sua carreira, disse e muito bem, que porventura esta terá sido a final da Taça mais desprezada que conheceu, e que “a comunicação social se esqueceu que estas duas equipas foram finalistas com mérito, e que hoje (ontem) estiveram onde outros gostariam de ter estado e não conseguiram”.

 

Aqui entre nós que ninguém nos ouve… desconfio que o problema não foi o Chaves ter sido finalista, mas sim o Porto. Mas isso levar-nos-ia para outras discussões que agora não interessam.

Agora é tempo de virarmos as agulhas para o Mundial e apoiarmos a nossa selecção… excepção feita para o Joaquim e o Heterónimo de um Evadido, que já pintaram duas bandeiras da Costa de Marfim com o seu set de aguarelas Caran D’Ache... … é que, para alguns dos meus melhores amigos benfiquistas, a semana passada foi a terceira vez no século XXI, que os vi com um sorriso na cara: a primeira foi o titulo em 2005 e a segunda, a fuga consumada de Vale e Azevedo para Inglaterra.

 

Abraço Champions

 

publicado por fred às 01:30

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
22
23
25
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO