Segunda-feira, 24 DE Maio 2010

Meus Caros,

Ficamos a saber a semana passada pelo ex-presidente da LPFP, deputado e Presidente de Câmara de oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, que durante o ano passado alguns árbitros foram alvo de ameaças feitas por telefone, e que inclusivamente a PJ está a investigar esse caso, tendo inclusivamente identificado 9 indivíduos todos eles com ligações a um clube.

Em sequência destes factos, lembrei-me de consultar o Regulamento Disciplinar da liga, talvez por me lembrar de factos recentes.

Assim, Reza o artigo 54º do Regulamento Disciplinar da Liga, sob o título Coacção, que "os clubes que exerçam violências físicas e morais (…) sobre a equipa de arbitragem com o fim de, por qualquer forma, ocasionar condições anormais na direcção do encontro com consequências no resultado (…) serão punidos nos termos do nº1 do Art.º 51º".

Mais esclarece que "os clubes são responsáveis (…) pelos factos cometidos, directa ou indirectamente, por qualquer dos seus dirigentes ou representantes, SÓCIOS e funcionários". Ora, as ameaças de morte de que foram alvo alguns árbitros parecem-me encaixar na designação "violências morais". De facto, não sei quais são as preferências clubísticas, dos adeptos alegadamente responsáveis por elas ou até se serão sócios de algum clube, mas a PJ sabe, e o ex presidente da Liga também sabe e assumiu-o publicamente. O que me parece é que a Comissão Disciplinar da Liga devia ser célere a investigar o assunto e tão rigorosa como sempre na aplicação da lei que, como muitas outras deste Regulamente Disciplinar, é uma autêntica Caixa de Pandora. A propósito, o artigo 51º é o tal que prevê a baixa de divisão ou, no caso de ilícitos cometidos na forma de tentativa, a subtracção de seis pontos na classificação geral...

Até breve.

publicado por AR às 10:34
Na semana passada alguns jornais fizeram referência a estes casos de ameaças por sms a alguns arbitros e a PJ confirmou que fez algumas buscas a casas de suspeitos (nomeadamente em Penafiel, Tondela, Maia, arredores de Lisboa e nos Açores). Alguns jornais referiram que os suspeitos seriam adeptos de um clube de Lisboa e um ou dois chegou a avançar como sendo adeptos do Benfica..
Se tal for verdade, gostaria que fossem expulsos de sócios (no caso de serem sócios) e que fiquem proibidos de entrar em recintos desportivos (qualquer recinto no país).
Agora a grande questão é saber se, sendo isto verdade, agiram por conta própria ou a mando de alguém. Se tiver sido a segunda hipótese, ora que se apliquem os regulamentos e os castigos próprios! Mas se tiver sido a primeira, como pode o clube pagar por isso? Custa-me aceitar uma situação dessas..
Entrando no campo do absurdo, se eu for maluquinho da cabeça e cometer um crime com a camisola de um clube qualquer vestida, esse clube é punido?
Spaceship a 24 de Maio de 2010 às 10:48
Em primeiro lugar terá de se provar que o clube está envolvido. Se estiver envolvido, teremos de verificar se os tais arbitros alvos de ameaças favoreceram o Benfica ao longo da época. Vamos analisar os jogos desses senhores. Se se provar que nesses jogos não erraram de forma grosseira ou que não prejudicaram os adversários do Benfica, então nada há a fazer, pela mesma linha, que um presidente pode receber arbitros em casa desde que se verifique que nos jogos esse arbitro não beneficiou a equipa do presidente que ele foi visitar a casa.
O atento! a 24 de Maio de 2010 às 11:15
Acho bastante interessante as teses que aparecem nestes comentários. Então, anteriormente a CD da liga puniu sem ter provas (lembro que todas as instâncias dos tribunais civis consideraram não existirem provas das práticas de crimes) e fundamentava-se tal decisão com a aplicação dos Regulamentos. Lembro que, os Regulamentos referem apenas e só que o agentes da coação serem SÓCIOS de um determinado clube, não necessita que exista interferência do clube. mas agora, já consideram que tais regulamentos são ridículos, já tem de se provar sem dúvidas que são adeptos de determinado clube, e mais ainda, que houve benefício para o clube. Ou seja, opiniões diametralmente opostas para o que se passou em casos bem recentes. Curisos, mas acredito que não ficará por aqui... entretanto, silêncio absoluto por parte da famosa CD...
AR a 24 de Maio de 2010 às 12:01
Espera aí que estamos a entrar por campos opostos e a falar de coisas diferentes.
Antes tiveste uma situação em que o presidente de um clube recebeu em sua casa um árbtiro na véspera de um jogo. Pelo que ficou provado (ou não), não foi cometido nenhum crime nem irregularidade, apenas se reprova etica e moralmente o comportamento dos intervenientes.
Nesta presente situação tens individuos que estão a cometer um crime! Logo têm que ser castigados!
É preciso que se identifique quem são, porque o fizeram e a mando do quem. Se as duas últimas questões podem ser de dificil apuramento, a primeira será mais fácil e importa saber se são simpatizantes, adeptos, sócios ou membros de claque (acho que a última hipótese já foi excluída). O que eu digo, é que independentemente do que vier a ser apurado e julgado e de qual o clube em questão, se os individuos forem socios de um clube, esse clube deve expulsá-los.
Se se provar que alguém no clube (presidente ou dirigente) esteve envolvido, o clube deve ser severamente punido! E concordo com descidas de divisão e afins!
Agora, se ninguém do clube estiver envolvido, considero complicado que um clube venha a ser responsabilizado e castigado pelos actos de pessoas que são seus simpatizantes ou adeptos! O clube não pode vigiar nem controlar tudo o que uma pessoa faça na sua vida privada..
Spaceship a 24 de Maio de 2010 às 12:18
Caro Spaceship,
Até posso concordar com a tua posição. Mas se o CD da Liga aplicar o reglamento que, segundo o ilustre iluminado ricardo costa, coitado, nem gosta mas tem de ser, não foi ele que o fez mas sim os clubes, o artº em questão é muito claro. Os clubes são responsáveis pelos actos dos Sócios. Logo, e agoa que a PJ já tem identificados 9 dos alegados culpados, pois a prática dos actos está confirmada, julgo que a CD dligente como tem sido para alguns casos, deveria ofociosamente averiguar e abrir inquéritos como tanto gosta. Mas ~, ou muito me engano ou não o irá fazer...porque será???
AR a 24 de Maio de 2010 às 13:37
"A pratica dos actos está confirmada".(AR dixit)

E era este o senhor que tanto invocava a presunção de inocência. Aliás nem sei porque razão vai existir processo ou julgamento, na medida que a pratica dos actos está confirmada!!
heteronimo de um artista a 24 de Maio de 2010 às 13:52
Já cá faltava o aparecimento de um heterónimo encapuçado. O que eu gostava de ler, e que é o essencial deste post e posteriores comentários, é a sua posição relativamente à aplicação do regulamento e actuação do CD da Liga. A liga tem conhecimento, o próprio ex presidente foi quem lançou para a praça pública esta noticias, logo não há qualquer razão para nã existir actuação do CD da liga.
No entanto, em mais uma posição cpbrade, o heterónimo vem aqui falar de questões paralelas. No entanto até nisso foi mais uma vez precipitado, pois fiz questão de dizer alegados culpados, tem de se fazer prova de que as pessoas identificadas foram de factos os autores de actos que esses sim estão provados!! Logo, onde está a presunção de inocencia em causa?? será que sabe o que isso quer dizer?? Ganhava tanto com o silêncio heteronimo...
AR a 24 de Maio de 2010 às 17:32
Deixa ver se eu percebi. Houve uma quantas pessoas, que não se sabe quem são, que telefonaram a ameaçar arbitros. Pelos vistos também ainda não é sabido de que clube são essas pessoas (supõe-se que do Benfica). Não se sabe se o clube (que não se sabe qua é) está directamente envolvido nisto ou não, mas já se fala em descida de divisão. Muito bem.

Já o senhor Adelino Caldeira, que nós todos sabemos ser dirigente do FC Porto, virar-se para o Presidente da Liga e dizer "ou voçê corre como Ricardo Costa ou fazemos-lhe a vida negra" não tem problema nenhum. Não é uma ameaça, nem uma tentativa de coacção. Nada...tudo limpinho...

Preocupem-se é em arranjar treinador...
Bogalho a 24 de Maio de 2010 às 19:53

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
22
23
25
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO