Quinta-feira, 27 DE Maio 2010

Jesualdo Ferreira já não é treinador do FC Porto. Quando chegou, há quatro anos, o professor disse que não era fácil fazer história num clube que na última década tinha ganho tudo o que havia para ganhar em Portugal, na Europa e no Mundo, batendo todos os recordes pelo caminho. Pois bem, Jesualdo Ferreira fez história e bateu recordes pelo FC Porto. Foi o primeiro treinador português a ganhar três títulos de campeão consecutivos. Foi o primeiro treinador do FC Porto a ficar no cargo durante quatro anos consecutivos. Venceu todas as provas nacionais. Tornou-se no segundo treinador português com mais jogos disputados na Liga dos Campeões atrás apenas de José Mourinho. Em quatro épocas venceu seis títulos, e cumpriu sempre o mínimo exigível para o FC Porto na Champions.

Participou activamente na valorização de jogadores como Anderson, Pepe, Bosingwa, Cissokho, Paulo Assunção, Lisandro López, Lucho González mas também Bruno Alves, Raul Meireles, Fernando e Falcao.

Jesualdo Ferreira conseguiu ainda convencer os difíceis adeptos do FC Porto, eu incluído, pela sua postura, seriedade e competência. Pelo caminho, também fez a fasquia da exigência dos adeptos portistas subir mais um pouco. E é essa a fasquia que o sucessor terá como referência. E sobre isso estou bastante tranquilo, pois o FC Porto tem o melhor Presidente da história do futebol mundial, e a escolha será certamente acertada.

Até breve Professor

publicado por AR às 10:16
Só uma pequena incorrecção. O jesualdo não venceu todas as provas nacionais. Faltou a taça da liga...alias...o unico clube em portugal que venceu todas as provas oficiais foi o Benfica.
Bogalho a 27 de Maio de 2010 às 10:43
Só uma pequena incorrecção Bogalho...
O benfica, ao contrário do F.C.Porto, nunca venceu a Liga Intercalar.
Se é para ser rigoroso...
Joca a 27 de Maio de 2010 às 14:36
Tens razão, pensei que vitória do Estoril na liga Intercalar entrava paras as contas do Benfica.
Bogalho a 27 de Maio de 2010 às 19:26
Apesar de sempre ter achado que, em determinadas alturas, o Prof. Jesualdo era um medricas pela forma como abordava certos jogos e que no balenario não seria dos melhores porque o Porto muitas vezes entrava para a segunda parte mais desanimado do que saia da primeira, há que reconhcer o mérito ao Prof. Jesualdo pelos titulos, jogadores formados, jogadores melhorados e pela seriedade que sempre transmitiu ao serviço do FCP.

Pena que nao tenha aceite o convite do Presidente, mas talvez daqui a uns aninhos...
Rui Barros a 27 de Maio de 2010 às 15:36
Quando alguém em 4 anos de trabalho num clube, ganha 3 campeonatos consecutivos, 2 taças de Portugal e 1 Supertaça, só pode ser elogiado e louvado!
Os 3 primeiros anos foram fantásticos, não só conseguiu ganhar sempre o campeonato como renovou constantemente a equipa por ter perdido sempre as peças-chave de uma época para a outra.
Sinceramente, tenho pena que a sua última época tenha sido a mais fraca das quatro, pois pela sua idade e valor, merecia que o ciclo fosse invertido (ou seja, não ter sido campeão no 1º ano e depois ganhava os 3 de seguida).
No entanto, penso que esta última época revelou algumas deficiências que tinha conseguido esconder nos 3 anos anteriores mas que podem justificar o facto de nunca ter ganho nada antes. É que Jesualdo Ferreira é teimoso e limitado tacticamente. Jesualdo no Porto jogou sempre em 4-3-3, mesmo quando não tinha jogadores para algumas das posições e colocando a jogar jogadores em posições erradas e em sub-rendimento (casos de Beluschi e Guarin que só mostraram valor e consistência nos últimos jogos em que se apostou no 4-4-2, sendo que o colombiano já estava à dois anos no clube quando Jesualdo conseguiu que ele demonstrasse o mesmo valor que demonstrou antes de entrar no FCP).

De qualquer modo, em 4 anos fez um óptimo trabalho e espero que tenha muita sorte e sucesso nos seus próximos trabalhos enquanto treinador (menos contra o SLB).
Spaceship a 27 de Maio de 2010 às 19:27
Sobre Jesualdo Ferreira, aqui fica o que eu escrevi no dia 9 de Março de 2010, após a derrota com o Arsenal em Londres, no meu post com o título "Descalabro":

"Termino dizendo que acho (e não foi pelo resultado, opções ou exibição de hoje...já achava antes deste jogo) que o ciclo de Jesualdo Ferreira à frente do F.C.Porto deve terminar no final desta época.
Não fui um fã dele durante as primeiras duas épocas, mas o trabalho fantástico que desenvolveu na época passada fez-me mudar de opinião.
Acho que é um excelente treinador (tirando as invenções nos jogos grandes) e que fez um excelente trabalho no F.C.Porto, mas é altura de iniciar um novo ciclo.
Quanto a mim, o treinador ideal para o substituir não é Domingos ou Jorge Costa, mas sim André Vilas-Boas.
Espero que Pinto da Costa se antecipe à concorrência e que com ele se inicie uma nova etapa de vitórias."
Joca a 27 de Maio de 2010 às 21:31

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
22
23
25
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO