Sexta-feira, 04 DE Junho 2010

Meus Caros,

 

Foram apresentadas no início da semana as contas relativas ao 3º trimestre das SAD´s dos 3 grandes. Começando pelas contas do FCP, de acordo com o Relatório e Contas entregue na CMVM, a SAD do FC Porto registou um lucro de 10,7 milhões de euros. Um resultado francamente positivo que representa uma acréscimo de 17,1 milhões de euros relativamente ao período homólogo anterior. A rubrica referente ao Resultados Operacionais regista um valor de 12,8 milhões de euros, muito acima dos 1,1 milhões de euros negativos que se registavam no mesmo período do exercício anterior, o que se fica a dever, em larga medida, às receitas realizadas com a transacção dos passes de Lisandro López (24 milhões euros) e Cissokho (15 milhões de euros) para o Lyon e de Ibson (4 milhões de euros) ao Spartak de Moscovo. De resto, mesmo excluindo as transacções com passes de jogadores, a Sociedade registou um aumento do volume de negócios e uma diminuição dos custos operacionais, entre os quais se destaca a redução dos custos com o pessoal em cerca de 2 milhões de euros, fundamentalmente através da diminuição dos salários pagos aos jogadores profissionais. Apesar de esta temporada o FC Porto não ter ido além dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, enquanto na anterior conseguiu atingir os quartos-de-final da competição, as mudanças no modelo financeiro da prova, que passou a atribuir prémios superiores, e o facto do FC Porto beneficiar da totalidade do Market Pool correspondente ao mercado português permitiu um aumento dessa receita em cerca de 2,5 milhões de euros. Também ao nível da Publicidade e Sponsorização foi registado um crescimento de cerca de 1,1 milhões de euros, o que contribuiu para os bons resultados finais. Em sentido contrário evoluíram as receitas relativas à cedência de direitos televisivos, bem como as de bilheteira, ambas influenciadas negativamente pelo facto de, no período em causa, o Dragão ter sido palco para apenas um "clássico". De resto, o bom comportamento financeiro permitiu a diminuição do passivo em 8,9 milhões de euros, mantendo-se ao abrigo do artigo 35º do Código das Sociedades Comerciais. A SAD apresenta um passivo de 146M€.

Dados os resultados obtidos neste período, a SAD do FC Porto espera apresentar resultados positivos no final do presente exercício. Salineto que, no final do Relatório de Gestão, numa espécie de projecção de futuro, a SAD portista admite que a ausência na próxima edição da Liga dos Campeões terá repercussões a nível financeiro, mas recorda que o FC Porto terá a oportunidade de discutir a Liga Europa, que substituiu a antiga Taça UEFA, conquistada em 2003, "o primeiro de uma série de troféus nacionais e internacionais conquistados".

Relativamente ao SLB, o prejuízo e o passivo da SAD do Benfica aumentaram esta temporada em relação à anterior, mas, segundo os seus responsáveis, em nome dos resultados desportivos. É esta a conclusão imediata que se retira dos resultados trimestrais consolidados apresentados pela SAD encarnada à CMVM. No documento, a SAD do Benfica informa que teve um prejuízo de 22,8 milhões de euros entre Julho de 2009 e Março de 2010, sendo que o passivo ascendeu a 341 milhões de euros. Em relação ao mesmo período da época passada, significou um aumento de 4,4 milhões de euros nos prejuízos e de 163 milhões no total de passivo. Segundo os seus responsáveis, "A estratégia passa por privilegiar o factor desportivo numa perspectiva de médio e longo prazo, em detrimento dos resultados económicos de curto prazo", justifica a SAD. Mas nem tudo é mau: os proveitos operacionais aumentaram 20 por cento devido ao sucesso desportivo da equipa de futebol.

Finalmente o Sporting, a sua SAD apresentou ontem à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários o relatório referente à sua actividade económico-financeira nos primeiros nove meses do actual exercício. Durante o período de tempo em questão - entre 1 de Julho de 2009 e 31 de Maio de 2010 - os leões registaram um agravamento do seus prejuízos em 14,8 milhões de euros. Este quadro configura o acentuar dos valores negativos, uma vez que no mesmo período da temporada anterior a sociedade anónima desportiva apresentava um prejuízo avaliado em 6,2 milhões de euros. A empresa verde e branca sustentou que tais resultados "estão em linha com o expectável face à performance desportiva", lembrando os fracos resultado averbados pela equipa de futebol, que falhou o apuramento para a Liga dos Campeões e ficou-se pelo quarto posto da Liga Sagres.

Em resumo, julgo que os números espelham bem o estado de cada uma das SAD´s. Arrisco ainda a dizer que, caso o FCP tivesse vencido o último campeonato, ou dito de outra forma, o SLB não o tivesse ganho, dificilmente conseguiria evitar a falência efectiva já que a técnica essa é já uma realidade!!

Até breve,

publicado por AR às 19:22
Realmente, também por isto foi uma pena o benfica ter vencido este Campeonato...se o tivesse perdido seria muito difícil sair do buraco...
Joca a 6 de Junho de 2010 às 20:51
Infelizmente ainda não tive oportunidade para ver na integra os relatórios, mas também não irei perder muito tempo porque são apenas relativos a 9 meses e não a exercícios completos. De qq modo, as minhas notas:

FCP - Parabéns. Apresenta bons resultados, o que é sempre de salientar. No entanto, fico sempre com a sensação de que ficam aquém do esperado, é que com tanto milhão recebido nas vendas, era de esperar mais e melhores resultados. Fica a expectativa de ver o comportamento financeiro do clube num ano sem Champions e quais serão as vendas milionárias..
SLB - Maus resultados, mas expectáveis. Compram jogadores e não os vendem. Quero apenas ver no final do ano, qual o impacto do Fundo de jogadores e do empréstimo obrigacionista nas contas. Para o futuro fica a expectativa de ver qual o aumento das receitas devido à Champions e às vendas de jogadores..
SCP - Péssimos resultados que contrariam as primeiras medidas de contenção e de controlo de custos e que em Janeiro foram abandonadas, esbanjando-se 10 milhões em contratações. Para mim, é o clube em pior situação de todos, com menores receitas e com cada vez menores activos para vender. Fica a expectativa de ver como poderão conternar a situação..
Spaceship a 7 de Junho de 2010 às 12:23

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
16
17
18
19
20
22
23
24
26
27
28
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO