Quinta-feira, 01 DE Julho 2010

 

Terminada a participação da Selecção no Mundial, importa fazer um balanço e perspectivar o futuro.

 

Quanto ao Mundial:

1 - Portugal conseguiu atingir o que lhe era exigido (oitavos-de-final);

2 - Jogou como equipa, apagando a má imagem deixada pela "manta de retalhos" que participou no Euro 2008, onde perdeu com a Suiça (fase de grupos) e com a Alemanha (na primeira eliminatória da fase a eliminar);

3 - Foi a única selecção que teve de defrontar o 1.º e 2.º classificados do ranking FIFA. Jogou de igual para igual com ambos, sendo derrotada apenas pela Espanha (Campeã da Europa) e pela margem mínima;

4 - Ronaldo, mais uma vez, não jogou nada. Para além disso, provou, novamente, que não tem perfil para capitão de equipa;

5 - Temos, finalmente, guarda-redes (Eduardo) e defesa-esquerdo (Coentrão);

 

Relativamente ao futuro:

1 - Não percebo como é que há quem discuta a continuidade de Carlos Queiroz.

Está, apenas, a meio do seu contrato e está a fazer um bom trabalho (na selecção principal e na reorganização do futebol jovem).

Ficou nos 16 melhores do Campeonato do Mundo, sendo eliminado pela Campeã da Europa, por 1-0...é um mau resultado?!

É engraçado como toda a gente dizia que Portugal não tinha grandes hipóteses de ser Campeão do Mundo e agora parece que o mínimo exigível era trazer a Taça!

Haja coerência!!!

2 - Estão reunidas todas as condições para, daqui por 2 anos, termos uma boa participação no Euro 2012.

A grande maioria dos jogadores que estiveram presentes no Mundial vai lá estar, e a esses tem que se juntar, por exemplo, Bosingwa, Nani, Varela ou Ruben Micael.

 

 

P.S.: é incrível aquilo que se houve na televisão.

Ontem, estive a ver o Ribeiro Cristóvão a destilar ódio em relação ao Carlos Queiroz na SIC Notícias.

A sua falta de seriedade é inacreditável.

Para fazer valer o seu argumento de que o Carlos Queiroz devia ir embora, disse que os seleccionadores da Itália, França, Grécia e Nigéria tinham deixado as suas selecções, por isso, o caminho de Carlos Queiroz devia ser o mesmo.

O que se esqueceu de dizer é que todas essas selecção foram eliminadas na PRIMEIRA FASE do Mundial...nenhuma delas chegou aos oitavos-de-final!

publicado por Joca às 09:48
Muito bem dito!

Na minha opinião, com este mundial ganhámos alguns jogadores em posições-chave, na baliza e a lateral esquerdo.
Inicialmente, colocava Quim e Eduardo no mesmo patamar, mas Eduardo demonstrou ser um óptimo guarda-redes e muito lhe devemos agradecer.
Também colocava Coentrão e Duda ao mesmo nível, mas o Coentrão tb fez um fantástico mundial e foi dos melhores portugueses.
Saliento ainda as boas exibições de Meireles e Tiago, bem como de Hugo Almeida.
Do lado negativo esteve CR (em 4 jogos, um golo e duas bolas ao poste), que esteve muito longe do seu valor. Deco também demonstrou já estar numa fase descendente da carreira e R. Costa não conseguiu justificar a convocatória, tendo sido o pior jogador português..

Quanto ao Queiroz, muitos admitiam que não nos qualificávamos e conseguimos ir lá.. Muitos admitiam que não passávamos os grupos e passámos sem derrotas e sem sofrer golos.. Acabámos por perder contra a campeã europeia, qual é o mal? Alguém no seu perfeito juízo considerava que Portugal era a equipa mais forte ou a favorita?
Apenas aponto o dedo à postura demasiado defensiva com que Queiroz abordou os jogos contra o Brasil e Espanha, bem como contra a Costa do MArfim (Coentrão sem passar o meio-campo e Meireles ao lado de Pedro Mendes e não à sua frente). Também acho que falhou ao mexer na equipa contra a Espanha e não percebi as substituições, assim como nunca percebi a titularidade de Pepe e de Ricardo Costa..
Acho que Queiroz, acabou por ficar refém das escolhas que fez ao seleccionar os 23.. É que contra a Espanha e olhando para o banco, havia pouquíssimas soluções de ataque..
Outro problema foram as linguas demasiado soltas.. Por um lado, jogadores a falarem de mais (Nani, Deco e CR), sem ninguém os controlar e depois o próprio Queiroz a falar se assuntos que deveriam ser falados por responsáveis federativos, como em relação à tala do Drogba ou dos árbitros hispánicos..

De qualquer modo, temos futuro. Temos um bom técnico e temos bons jogadores (grande parte dos que foram a este mundial e alguns que ficaram por estarem lesionados). Pelo meio, pode ser que apareçam novos talentos!
Spaceship a 1 de Julho de 2010 às 14:16
Caro Joca,
Ia fazer um balanço da presença de Portugal no Mundial, mas vou aporveitar o teu pois concordo em quase tudo o que escreveste.
É verdadeiramente inaceitavel que se coloque em causa o lugar do Porf. Queiroz neste momento!! Potugal está com a equipa completamente "seca" e muito longe da que tinhamos no Euro2004 e Mindial de 2006, em reconstrução. Acresce a isso dois factos indesmentiveis: as lesões, quer as que obrigaram jogadores a ficar de fora quer as que permitiram a presença mas em condições limitadas, e o calendário que nos calhou em sorte. O grupo que muito bem ultrapassamos era dificil, e logo de seguida a Espanha, provavelmente uma das 3 mais fortes selecções do mundo e com a qual lutamos de igual para igual mas que no fim eles venceram naturalmente porque são de facto mais equipa. Basta ver que mesmo depois das substituições, Espanha ficou ainda no banco com Fabregas e David Silva, dois enormes jogadores. No entanto considero que caímos de pé, e só não foi melhor porque o CR portou-se mal, não foi digno de ser capitão que por sinal, julgo ter perdido esse posto. Aliás, considero que deve ser por aí que Queiroz volta a ganhar o pulso à equipa, demonstrando claramente que ele manda e que Portugal é mais do que Ronaldo. Não quero com isto dizer que tudo correu bem: Portugal não pode ser dependente de CR, apesar que uma equipa que conte com um fora de série como ele tem obrigatóriamente que ser construída em sua volta. Por outro lado, sem dúvida que Queiroz mexeu mal na equipa no jogocontra a Espanha. Mas agora é facil dizer isso, até porque sogreu o golo poucos minutos depois de ter entrado o Danny, o que não deixa perceber se a estratégia tinha ou não sido melhor. No entanto o caça ao Queiroz já começou!! é nojento o que se tem dito e escrito. Lutarei contra esse erro que qurem fazer!!Reparem na capa do Correio da Manhã, inde comparam o salário do QUeiroz ao do Cavaco, "esquecendo-se" que ele ganha metade do que ganhava o Scolari!!! Enfim...
AR a 1 de Julho de 2010 às 16:05

Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
29
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO