Quarta-feira, 22 DE Setembro 2010

Ontem Vítor Pereira deu uma conferência de imprensa de 1 hora em que analisou detalhadamente 18 lances polémicos e deu o seu aval sobre o comportamento das equipas de arbitragem nesses mesmos lances. Eu apenas vou analisar os lances envolvendo os grandes, de qualquer modo, quem quiser ver os restantes pode ver em http://www.ojogo.pt/26-265/artigo886492.asp.

 

“Naval-Sporting

Golo de Liedson – decisão correcta. Árbitro assistente está mal colocado, pelo menos dois metros adiantado em relação à linha dos penúltimos defesas. Mesmo não tocando na bola, o jogador acaba por ter interferência na acção do adversário. O assistente não se apercebe disso e não assinala o devido fora-de-jogo, no qual se deve beneficiar o ataque; em caso de dúvida, não pune.”

Não percebo como é que a decisão é correcta apenas porque em caso de dúvida, não se pune, uma vez que refere que o jogador está em fora-de-jogo e tem interferência no lance!

 

“Guimarães-Benfica

Fora-de-jogo de Saviola – decisão errada. O árbitro assistente [Luís Marcelino] está metro e meio adiantado. É uma situação em que, do ponto de vista das instruções da FIFA, deveria ter deixado prosseguir o jogo.”

 

“Guimarães-Benfica

Fora-de-jogo de Cardozo – decisão correcta. Colocação incorrecta. O que o assistente [José Cardinal] vê daquela posição é o jogador [Cardozo] muito adiantado. Se o assistente estivesse em linha, como o fora-de-jogo é milimétrico haveria uma grande probabilidade de não ter sido assinalado.”

Não percebo. Qual a diferença deste lance para o primeiro do Liedson? Em ambos os jogadores estão em fora-de-jogo e os assistentes estão mal colocados e não podem ter a correcta noção do lance, num deixa seguir e está correcto, no outro assinala e está correcto..

 

“Braga-Marítimo

Fora-de-jogo de Kanu – decisão correcta. O árbitro assistente [Pedro Garcia] está em linha e acerta por acompanhar uma jogada rápida de ataque; é preciso convicção e coragem para uma decisão deste tipo aos 93'.”

 

“Sporting-Marítimo

Penálti sobre Liedson – decisão correcta. Bruno Paixão estava concentrado, mesmo no final, e bem posicionado, o que lhe permitiu ver o toque na perna de apoio do jogador do Sporting. Bem assinalado. “

 

“Rio Ave-FC Porto

Álvaro Pereira com Tarantini – não esclarecido. Ocorre na chamada zona cinzenta. É muito difícil para a equipa de arbitragem decidir se é dentro ou fora da área.”

Eu é que não fico esclarecido! Se fica a dúvida em saber se é dentro ou fora, é porque houve falta que não foi assinalada, logo a decisão é incorrecta!

 

“Guimarães-Benfica

João Alves com Carlos Martins – decisão errada. O defesa estica a perna para jogar a bola e depois impede o adversário de prosseguir. Haveria lugar à marcação de penálti.”

 

“Guimarães-Benfica

Ricardo com Aimar – decisão errada. O jogador interpõe o pé entre a bola e o adversário: corte na bola e na perna, o jogador é abalroado.”

 

Sinceramente, não concordo com esta atitude de Vitor Pereira. É de salientar a coragem, a frontalidade e a transparência com que falou destes lances, mas creio que esta sua atitude pode causar sérios problemas e levantar várias questões. Desde logo, porque fez esta análise agora e nunca a fez no passado (pelo menos de forma tão exaustiva e particular)? Depois, porque analisou estes lances e deixou de fora outros (desde logo os lances para penalty para o Benfica frente à Académica e para o Nacional frente ao Porto)? Por fim, será que vai fazer este tipo de intervenções e análises com maior frequência (irá analisar os lances polémicos de 5 em 5 jornadas)?

publicado por Spaceship às 12:42

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
15
18
19
20
23
25
26
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO