Meus bons amigos
Ontem disputou-se um jogo da Taça entre as melhores equipas nacionais da actualidade que nos últimos tempos tinham andando a trocar galhardetes entre os seus treinadores. Um deles dizia com o peito cheio que nos mais recentes confrontos os jogos estavam em 10-1, dando a ideia que uns eram fabulosos e outros medíocres.
Esta arrogância passou para os adeptos do FCP que estavam sempre atirar o 5-0 e a dizer que eram muito superiores com muita maior qualidade. Nunca lhes passou pela cabeça ter a humildade de reconhecer que esse jogo foi atípico e não era demonstrativo da real diferença entre as duas equipas. Ora foi esta atitude dos 10-1 e dos 5-0 essa prepotência que ontem lhes fez irem para casa cabeçudos e a pensar que se calhar o plantel não é assim tão equilibrado e tão bom como alguns pensam e querem fazer passar e bastando haver a falta de um ou outro jogador importante (Falcão, Otamendi, Álvaro Pereira) o rendimento não é o mesmo.
Obviamente que este argumento apenas pode ser utilizado para desculpar jogos menos conseguidos da melhor equipa de todos os tempos, já outros dizerem que demoraram tempo à adaptar-se à falta de 2 jogadores importantes como Di Maria e Ramires era desculpa e pouca competência na elaboração de planteis.
Mais outro ponto de interesse é que ainda há pouco ter dito que a má abordagem táctica do Jesus no jogo do campeonato ao colocar o David Luíz a defesa esquerdo onde só meteu água e não atinou com as marcações foi uma das grandes causas para a goleada era apenas desculpa de mau perdedor e querer desvalorizar a vitória do FCP.
Mas ontem era vê-los a crucificar o melhor futuro central do Mundo, aka novo Pepe, Maicon ou o melhor trinco da actualidade do mundo que fez uma assistência ao Javi e dizer que o Benfica não ganhou o jogo, o FCP é que o perdeu e por causa de dois erros individuais.
O Benfica foi superior ao FCP, o FCP não conseguiu jogar, não fez nada de jeito, excepto um remate de longe do Hulk à figura (embora com força que não permitiu ao Júlio César segurar a bola)e uma jogada em que o James Rodriguez tentou armar-se em Falcão (tentou dar de calcanhar) e falhou de baliza aberta.
O Benfica foi uma equipa unida, bem distribuída e humilde. Acredito que o Jesus espicaçou os jogadores do Benfica com as declarações do Vilas-Boas dos 10-1 levando os jogadores do Benfica a comerem a relva.
Claro que no Dragão há sempre palhaçada e nem com a tentativa patética de equilibrar as coisas com a expulsão do jogador que mais estava a desequilibrar a partida, Fabio Coentrão, foram lá.
Mas como disse e bem o Jesus nada está ainda ganho, e o FCP pode ir à Luz perfeitamente fazer o mesmo e ganhar 2-0.
Percebem aqui a diferença de atitude, o respeitar o adversário, o não ter a arrogância e a prepotência do que se é o maior só porque se ganhou em casa do Rival. Foi isso que faltou a cada um de vos portistas, humildade e respeito pelo adversário.