Terça-feira, 15 DE Março 2011

Jogou-se a 23ª jornada sem grandes alterações.. sendo que ainda falta jogar o Braga que está na luta europeia (está em 6º, mas se ganhar o jogo em atraso, passa para 4º) e que acaba por ser a única fonte de interesse deste campeonato onde 5 equipas separadas por 6 pontos lutam por 3 lugares e após Sporting (3º) empatar, Paços (4º) perder, Guimarães (5º) empatar, Braga (6º) ainda não jogou e Nacional (7º) empatou

 

O Sporting deslocou-se no sábado a Vila do Conde e bem que se pode dar por satisfeito com o empate a zero. O Rio Ave foi de longe a melhor equipa em campo e teve inúmeras oportunidades para marcar, mas João Tomás e Braga (o mais rematador) estiveram muito perdulários. O Rio ave conseguiu ainda a proeza de passar a ser a equipa que mais remates fez ao Sporting no campeonato (23, no top 3 dos mais rematadores estão ainda a Naval no jogo de Alvalade (!!!!) e o Benfica na Luz), o que só por si diz muito sobre os apuros pelos quais passou o Sporting. Ainda assim, nos últimos 10”, a equipa da casa quebrou fisicamente e o Sporting cresceu no jogo passando a incomodar o guarda-redes suplente da equipa da casa (Postiga tinha lesionado Paulo Santos à meia hora de jogo) e teve nessa fase final, um ou dois lances onde poderia ter marcado. Não o fez e o empate foi muito penalizador para a equipa da casa que merecia e muito a vitória!

 

Seguiu-se o Benfica que recebeu em casa o último classificado, o Portimonense. Jesus brindou a equipa algarvia comandada por Azelha, com um 11 completamente renovado (algo que eu já defendia há bem mais tempo nos jogos do campeonato) onde apenas Aimar se manteve e todos os restantes 10 costumam ser suplentes (casos de Peixoto, Airton, Jara ou Kardec) ou mesmo novidades absolutas que fizeram os primeiros jogos no campeonato (Moreira, Luis Filipe ou Carol). A falta de ritmo e de dinâmica (para além de qualidade de um ou outro) foi notória e foi sem surpresa que o Portimonense se adiantou no marcador. Já antes tinham metido uma bola na barra num remate de ressaca de longe e à meia-hora marcam mesmo de grande penalidade (algumas dúvidas se a mão foi dentro ou fora, mas aceita-se). O Benfica na segunda parte, já com Gaitan, Sálvio e mais tarde Nuno Gomes, conseguiu mandar no jogo, mas ainda apanhou um valente susto quando num contra-ataque rapídissimo um jogador (não me lembro do nome) apareceu sozinho frente a Moreira e faz um chapéu impecável que bateu na barra, merecia melhor sorte.. Aos 80” o Benfica igualou o marcador por Nuno Golos! Empate que acaba por ser justo. O Portimonense meteu 2 bolas nos postes enquanto que no ataque do Benfica Kardec fez 3 ou 4 passes para o guarda-redes algarvio (um deles de cabeça dentro da pequena área a roçar o escandaloso).

 

Por fim, o Porto foi passear a Leiria onde encontrou uma equipa bastante fechada e com a única preocupação em defender o resultado. O Porto mesmo sem acelerar muito, tomou completamente conta do jogo e controlou totalmente o seu adversário. Ainda na primeira parte teve 5 ou 6 oportunidades claras de golo e ainda um lance sobre Beluschi na área que levanta muitas dúvidas e que o árbitro ignorou. Na segunda parte, preparava-se mais do mesmo, mas AVB volta a mexer bem na equipa (a troca de Varela por James Rodriguez, mudou também o esquema de 4-3-3 para algo mais parecido com um 4-4-2 losango) e logo depois, Guarin volta a fazer um golaço num remate de longe! Um golo que desbloqueou completamente o jogo e obrigou o Leiria a mexer um pouco na equipa e atacar mais, dando mais espaços ao Porto. Mesmo com o Leiria a tentar ser mais afoito, o Porto continuou a dominar completamente e fez o golo da tranquilidade já nos descontos com Hulk a converter uma grande penalidade (uma observação para o facto de Hulk ter sido amarelado por despir as camisola, sei que regras são regras e o árbitro cumpriu, mas acho que se devia ter aberto uma excepção devido ao cariz da mensagem e da situação do Japão, somos humanos e não máquinas!). Vitória justa, mas por números magros face à diferença evidenciada no relvado.

publicado por Spaceship às 12:44
Quanto ao jogo do benfica, queria destacar dois jogadores:
1) Ventura - Excelente guarda-redes, formado no F.C.Porto e ainda pertencente aos seus quadros;
2) Candeias - Está um muito bom jogador. Também foi formado no F.C.Porto, mas pertence ao Nacional (foi para lá no âmbito do negócio do Ruben Micael, mas o F.C.Porto mantém 30% do seu passe).

Quanto ao F.C.Porto, acho que o objectivo até ao final da época é não perder nenhum jogo no campeonato (mais até do que ser campeão na luz).
Joca a 15 de Março de 2011 às 13:04
Estou completamente contra a equipa que o Jesus apresentou na Luz!

1 - O Portimonense foi beneficiado face aos seus concorrentes directos na luta pela despromoção.
2 - A verdade desportiva foi defraudada!
3 - Curiosamente Jesus e Azenha tiveram durante muitos anos um diferendo que chegou a tribunal, curiosamente, o caso foi resolvido e acontece isto na Luz!
Anti facciosos! a 15 de Março de 2011 às 15:29
Pois bem, mais uma jornada e várias coisas ficaram mais claras: o FCP está mais isolado e os 2 últimos estão também eles mais perto da 2ª liga. Por outro lado, a luta pelo último lugar de acesso à liga europa é a única decisão.
No entanto há que alertar para alguns pontos desta jornada. O SLB empatou com o último em casa. Para a equipa ex invicta de 2011 é mau. Não podemos fugir que isto não aocnteceu, até porque há pouco tempo todos ouvimos que o SLB tem a melhor equipa porque tem um banco bem superior, e que aliás isso tinha ficado provado na taça da cerveja. Além de que se isso não for assim, o clube do fair play colocou em causa a verdade desportiva, ao ter beneficiado o Portimonense na luta pela descida. Provavelmente tal não terá implicações, mas se o Portimonense ficar na primeira liga por um ponto, esta jornada poderá ser colocada em questão. Fica mal à equipa fair play dirvituar o compeonato. Por outro lado, e embora acompanhe a ideia do Joca que me é completamente indiferente vencer o campeonato na luz ou em qualquer outro estádio, não deixa de ser desagradável, principlamente para os benfiquistas, a possibilidade de ver o FCP ser campeão na luz, o que poderá acontecer depois dos resultados desta jornada. E como me lembro do que disseram o ano passado...
Por outro lado, o FCP jogou o quanto baste em Leiria. no entanto não posso deixar de destacar os 2 penaltis negados ao FCP, um deles com o arbitro em cima da jogada, e quando o resultado estava ainda em 0 - 0. Será que não falam agora?? Lamentável.
Por fim, e embora não tenha visto o jogo do Sporting, estranhei a forma descrita pelo Spaceship ao lance em que, pelos vistos, postiga lesiona o GR do Rio Ave. Não é costume do Spaceship, e imagino que seja lapos de escrita, e que o Postiga não tenha lesionado o GR propositadamente.
De resto, só faltam 2 vitórias em 7 jogos. E deixo apenas uma questão: então o FCP não ía estar a apenas 5 pontos do slb?? não era essa a professia de Jesus??
AR a 15 de Março de 2011 às 16:29
Caro AR, alguns pontos:

1) Ter bom banco significa ter meia duzia de bons jogadores, dos quais 3 possam entrar na equipa sem que esta perca qualidade e sendo uma mais valia. O Benfica neste jogo não se limitou a jogar com o banco (onde estão 7 jogadores), mas sim com a sua segunda equipa (excepto Aimar que vai rodando a titularidade com Carlos Martins).. O Benfica colocou 10 jogadores em campo dos quais apenas Jara tem jogado com regularidade.. Peixoto esteve lesionado desde o jogo com o Porto e apenas tinha feito uns minutos contra o PSG.. Kardec também não jogava desde os jogos da taça da Liga em Janeiro.. Filipe Menezes e Roderick são utilizados a espaços.. Carole, Moreira, Luis Filipe estrearam-se na liga.. Foram demasiadas mudanças para um jogo só, muitos jogadores sem ritmo, sem entrosamento e sem dinâmicas (para além de que obviamente um ou outro são mesmo muito fracos).
Se o Barça, o Real, o Man Utd ou qualquer outro colosso também fizer um jogo sem 10 dos habituais titulares, também duvido que faça grande coisa..
2) A taça da Liga é a taça das apostas e não a taça da cerveja, uma vez que deixou de ser patrocinada pela Carlsberg e passou a ser patrocinada pela Bet and Win.
3) Eu não acho que se tenha posto em causa a verdade desportiva do campeonato. O campeonato para o Benfica já está decidido há bastante tempo e independentemente de ganhar tudo até ou fim ou perder tudo até ao fim, fica em 2º. Logo pode fazer a gestão de plantel e colocar qualquer 11 que intenda desde que utilize os jogadores que tem no plantel inscritos na liga (mais juniores). Eu já tinha defendido que o Benfica devia ter deixado os principais jogadores a descansarem nos jogos do campeonato para estarem mais frescos para os jogos das taças onde ainda acalente poder ganhar.. Por mim, já o deveria ter feito desde o inicio de Fevereiro (altura em que começou a jogar 2 vezes por semana sempre com a mesma equipa, uma vez que em janeiro iam descansado na taça da liga). Houve uma equipa qualquer em Espanha que também alinhou com uma equipa mais fraca frente ao Barça e o Stoke fez o mesmo frente ao Man Utd, para depois estarem no maximo no jogo seguinte que era de taça.
4) Dos dois lances para penalty contra o Leiria, um é claríssimo e concordo plenamente contigo porque o árbitro estava em cima do lance. Do outro não tenho ideia.. Mas felizmente não tiveram influência no resultado.
5) O lance em que o Postiga lesionou o Paulo Santos é caricato.. O Paulo Santos saiu da área para jogar uma bola com os pés, teve todo o tempo do mundo para despachar a bola ou a passar a alguém, mas quis sair com a bola controlada e foi avançando no terreno com ela.. O Postiga tentou desarmá-lo pelas costas e ele caiu.. o árbitro assinala falta mas não dá cartão nenhum.. Eu fiquei com algumas dúvidas sobre o lance, mas acho que sendo assinalada falta, teria que haver cartão.. É um lance complicado..
Caro Spaceship,
Aquela do taça das apostas, lixaste-me bem, meti a viola ao saco :).
Quanto à verdade desportiva, julgo que estarás enganado ou pelo menos a fazer uma interpretação errada dos regulamentos. Não podes analisar apenas o prisma do Benfica, apesar de em muitos momentos parecer pelo v/ discurso parecer que não precisam de mais ninguém, que são superiores, o slb joga com outras equipas que têm que ser respeitadas. O que entendo é que os adversários directos do Portimonese se podem ter sentido lesados. E acho que, mesmo sem certezas, o Regulamento preve sanções para este tipo de situções, ou seja, "facilitar" indirectamente equipas sem fundamento.
QUanto aos penaltis do FCP, admito que não tenhas visto, mas podese sempre analisar o que os especialistas escreveram, são 2 penaltis claros.
Quanto ao lance do postiga, embora um pouco confuso julgo que entendi o lance :)
AR a 15 de Março de 2011 às 17:54
Quanto ao Benfica, eu penso que o fundamento existe.. É uma sobrecarga enorme de jogos, no campeonato, o Benfica já nada tem a fazer e nas outras provas ainda pode, por isso, é apenas uma questão de prioridade e de calendário.. Mal comparando, mas o Porto também já defrontou o Sporting numa meia final da taça da liga com uma equipa muito desfalcada (tinha juniores a titular e tudo, naquela célebre viagem em que vieram de comboio!).
Quanto ao Porto, sim, de facto não tinha visto o lance, mas vi no painel de ex-arbitros do Ojogo e sim, penso que é unânime (embora um deles aceite o critério do árbitro). Mas felizmente, esses erros, não influenciaram o resultado.
Quanto ao Sporting, o Postiga apenas tentou jogar a bola, a lesão aconteceu por acaso.. apenas destaquei pelo caricato da situação..

Quanto à taça das apostas, estamos sempre a aprender! ;)
Spaceship a 15 de Março de 2011 às 18:02
Concordo com o spaceship, Cada clube fara a melhor gestao de acordo com as apostas que faz face aos desafios que tem pela frente. O SLB ja nao tem nada a ganhar no campeonato nem perdera o seu 2 lugar. Logo e valido que aposte nas tacas e na liga europa. Penso ate que o Porto devia estar mais preocupado com a taca de portugal do que com o objectivo da invencibilidade pois nos registos isso nao da nenhum titulo, apenas uma anotacao
Exilado de Gibraltar a 16 de Março de 2011 às 11:21
Eu também acho que o Porto poderia ter poupado mais jogadores frente ao Leiria a pensar no confronto com o CSKA..
O terminar o campeonato invicto é muito bom para o ego, mas é algo momentâneo, não dá direito a títulos nem a trofeus e passado algum tempo, já ninguém se lembra.. apenas faz aumentar os níveis de motivação e confiança da equipa e galveniza os adeptos, mas tudo isso passa..
É a mesma coisa que estar a ganhar um jogo do campeonato por 2 ou 3 e se optar por continuar a correr desenfreadamente para se ganhar por 5 ou 6, ou optar, por acalmar e descansar os jogadores para os desafios seguintes!
Olha que não é bem assim...
Ainda hoje, toda a gente se lembra que o benfica, de Jimmy Hagan, foi o único a conseguir terminar o campeonato sem derrotas.
Para mim, é um objectivo importante.
Joca a 16 de Março de 2011 às 15:48
Não digo que não.. mas não acrescenta nada. Esse título vale tanto como qualquer outro. Acaba por valer tanto como o do Trapatoni..

A única coisa que digo é que entre continuar a apresentar sempre o melhor onze em todas as provas de modo a continuar a lutar por todas (incluindo o campeonato invicto) e descansar os principais jogadores no campeonato (correndo o risco como o Benfica correu) para que estejam no maximo para as outras competições, eu preferia apostar tudo nas taças e deixar o campeonato andar..
O F.C.Porto roda os jogadores, só que não os roda todos no mesmo jogo.
Só para te dar um exemplo, em Leiria jogou Fucile (e não Sapunaru), Maicon (e não Otamendi), Álvaro Pereira (que não vai jogar contra o CSKA por castigo) e Guarin (em vez de Fernando).
Joca a 16 de Março de 2011 às 16:04
Sim, mas Falcao, Hulk, Moutinho e Rolando jogam sempre.
Spaceship a 16 de Março de 2011 às 16:33

Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
19
20
26
28
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO