Quarta-feira, 04 DE Maio 2011

"O árbitro jantou com dirigentes lusos após o jogo FC Porto-Villarreal", lê-se na manchete da Marca.

O jornal espanhol noticia na primeira página que no final do jogo da 1ª Mão, entre o Porto e o Villareal, os dirigentes do FC Porto jantaram com o árbitro do encontro, o holandês Bjorn Kuipers.

 



O jornal espanhol garante que estiveram na mesma mesa, em A Marisqueira de Matosinhos, o árbitro, Reinaldo Teles e António Garrido, ex-árbitro e colaborador dos "azuis-e-brancos" há muitos anos. Ao jantar ter-se-á juntado mais tarde o presidente do clube, Pinto da Costa.

 

Cumpre referir que, o acompanhamento dos clubes aos árbitros durante as suas estadas para apitar jogos é expressamente proibido pela UEFA, sendo essa uma função reservada aos representantes das federações ou das comissões de arbitragem.

publicado por Spaceship às 09:29
Compreendo o interesse do Villareal neste assunto e também do meu amigo Spaceship. Os espanhois depois da coça e vestival de futebol que levaram, têm de tentar arranjar outros argumentos extra futebol para chegarem à final. O Spaceship, assim como a generalidade dos benfiquistas já nem dormem só de pensarem que podem ter de defrontar novamente o FCP esta época, questionando mesmo se valerá a pena ultrapassar o SC Braga.
Posto isto, e não só pelo facto de o FCP na pessoa do seu presidente já ter desmentido categóricamente a noticia, nada mais me apraz registar sobre esta lamentável medida de distração.
No entanto, gostaria de questionar o Spaceship sobre o seguinte: com base em quê, e com que fundamentos diz que o ex-arbitro garrido é "colaborador" do FCP??
AR a 4 de Maio de 2011 às 14:21
Antes de mais, quero deixar bem claro o seguinte:
1) Em qualquer jogo entre uma equipa portuguesa e uma equipa estrangeira, seja para que competição for e independentemente da fase ou das equipas em questão, torço sempre pelas equipas lusas.
2) No jogo em questão, a superioridade do Porto (essencialmente na segunda parte) foi de tal forma avassaladora que só quem não viu o jogo e não sabe o resultado é que pode colocar em questão a justiça do mesmo.
3) Para já, estou apenas concentrado nos jogos das meias finais. Espero que o Benfica ganhe em Braga e que o Porto volte a ganhar em Espanha. Depois logo me preocupo com o jogo da final.

Assim sendo, o meu propósito com o post não foi o de colocar em causa o mérito do Porto nesta prova e muito menos neste jogo em particular (tanto que a mesma notícia da Marca alude a eventuais erros do árbitro com os quais eu discordo totalmente – entre outros, dizem que o penalty não existiu e o quarto golo foi em fora-de-jogo), mas sim o de chamar a atenção para algo que se terá passado e que vai contra as regras impostas pela UEFA.
Independentemente de ser verdade ou não, e uma vez que aparentemente não haverá provas (embora o jornal refira muito abertamente o nome do restaurante e a sua morada), ao Porto não restava outra alternativa que não a negação dos factos (nem sei qual poderia ser a penalização se tal tivesse efectivamente sucedido).
Quanto ao sr. António Garrido e a sua relação com o Porto, apenas me limitei a colocar exactamente o mesmo que vem na notícia original e que tem sido repetido pela imprensa nacional, ou seja, “y con Antonio Garrido, ex árbitro luso que colabora con el Oporto”.

Para qualquer questão, podes ver a notícia original em: http://www.marca.com/2011/05/04/futbol/europa_league/1304504345.html
Os espanhoís devem estar pouco lixados, devem... três equipas portuguesas nas meias finais da Liga Europa e a eliminação mais que certa da sua única equipa em prova que irá originar uma final 100% lusa... ainda para mais os madrilenos (a Marca sempre foi um jornal assumidamente pró-Real)...
Eles podem dizer o que quiserem e escreverem o que bem entenderem que vai ser a palavra de um contra a de outro... além disso, o árbitro nunca irá assumir o jantar, nem niguém da cidade do Porto ou de Matosinhos irá confirmar esse jantar, muito menos os responsáveis pelo restaurante em questão... só se conseguirem uma testemunha espanhola... eheheheh...

Mas agora a sério, isto não vai ter grande repercussão, mas mesmo que viesse a ter, nunca seria a tempo de colocar o Vilarreal na final em vez do Porto. Agora o que é verdade é que o Porto também se põe a jeito... caramba, deviam ser capazes de fazer as coisas de forma bem mais recatada e despercebida!

Quanto ao Garrido, não fazia ideia da sua ligação ao Porto... mas efecitvamente, em todo o lado em que estão a difundir esta notícia, apresentam o Garrido como ex-árbitro internacional e actualmente como sendo um colaborador esporádico do Porto... Mas será que é só actualmente, ou já era colaborador no auge da sua carreira internacional?
(Permitam-me a ousadia da brincadeira, mas não passa disso, porque nem era nascido quando este senhor ainda estava no activo).
Ricardo Coração de Leão a 4 de Maio de 2011 às 17:30
Apenas referir que o sr Garrido é funcionário da FPF, e foi destacado para acompanhar o arbitro, como sempre acontece nestas situações
AR a 4 de Maio de 2011 às 17:46
Este desmentido do Porto de que nenhum seu funcionário jantou com os árbitros, quem jantou foi António Garrido, colaborador da FPF é do género:
"- então é verdade que foi jantar com o primeiro ministro?
- não, fui jantar com o Secretário Geral do PS"....
http://robertofutre.blogspot.com/ a 4 de Maio de 2011 às 18:32
Por acaso desta vez nao conheço ninguem que tenha estado no restaurante em causa mas posso confirmar que ja vi arbitros a jantar nesse restaurante antes dos jogos do porto.
beautiful a 4 de Maio de 2011 às 19:06
Desta vez não houve pancada.. desta vez não conheces lá ninguém.. claro, faz sentido! ;)
Spaceship a 5 de Maio de 2011 às 09:26
O Rui Moreira, na sua crónica de hoje n'A Bola diz:
1- que estava no restaurante nesse dia.
2-Que viu lá o senhor árbitro acompanhado do sr. Garrido que está nomeada pela Federação.
3- Que não estava lá nenhum membro da direcção do FC Porto.
4- Que estavam lá muitos proeminentes benfiquistas que podem confirmar a veracidade destes factos.

A mim chega-me.
Rui Barros a 6 de Maio de 2011 às 15:36
Ah sim... se o Sr. Dr. Rui Moreira diz...
A palavra de um vale tanto como a de outro (tanto como a do jornalista espanhol)

Mas "No hay nada!"... os nossos amigos espanhois que se habituem...
Anti facciosos! a 11 de Maio de 2011 às 19:08
«Fonte da FPF confidenciou ao i que o FC Porto pede sempre a nomeação de António Garrido para acompanhante dos árbitros estrangeiros nos jogos da UEFA. E normalmente a nomeação acontece, o que pode parecer algo estranho, já que o antigo juiz é fortemente conotado com os dragões e foi testemunha do processo ''Apito Dourado''.»
Ricardo Coração de Leão a 5 de Maio de 2011 às 17:28
Caro Ricardo Coraçao de Leao, o sr. Garrido é funcionário da FPF. É a FPF que decide quem indica para acompanhar os árbitros internacionais. Se indicam o sr. Garrido é porque assim o entendem. Acha mesmo que é o FCP que tem influencia nessa decisão?

Caro anti facciosos (tinha decidido não mais responder a este imbecil mas fica só mais esta, o que a ver pelos comentários que espalha por todos os tópicos me vai saber a pouco):
1-anti facciosos, terá de ser por definição alguém que seja contra os raciocinios toldados e limitados por qualquer preferência - o que não é o seu caso;
2- mostra-se incapaz de ter um comentário em que não tentar denegrir o FCP, logo além de não ser anti facciosos, é talvez a pessoa mais facciosa que aqui escreve;
3- para mim, o facto de o Rui Moreira referir que estavam lá vários proeminentes benfiquistas (que se propunha, se não me engano, a referir) e estes não terem dito em milhares de páginas de jornais e blogs que estavam lá e que viram tal acontecimento chega-me.
4- porque, tal como o senhor "anti" facciosos, os meninos que gostam de brincar à propaganda jornalística para o que lado que melhor os serve, são peritos em serem virgens ofendidas e já estaria todos indignados a bater no peito e a clamar por el rei se tal jantar tivesse acontecido.
5-o senhor é mesmo um imbecil e não consegue ter um comentário que demonstre possuir o minimo de razoabilidade - talvez se devesse tornar amigo do APV e passarem esta semana e a próxima a falar do Jimmy Hagan...tristes!
Rui Barros a 12 de Maio de 2011 às 14:43
Caro Rui,
Antes de mais deixe-me clarificar que eu comento o que bem quero e me apetece, como e quando me dá jeito ou convém... Não tenho nenhuma obrigação em comentar tudo.
Depois, pode haver temas de que não entendo muito ou não percebo, e por isso também não comento.
Além disso, também pode haver temas em que não concordo com algo, mas se entretanto já alguém comentou no mesmo sentido que eu penso ser correcto, não perco tempo a dizer a mesma coisa. Por esse motivo é que pode não encontrar comentários meus a alguns temas.
Por outro lado, há bastantes temas sobre os quais eu também não concordo, mas que nunca surgiram neste forúm e por isso não posso criticar (ponham aqui o Luis Felipe Vieira a dizer que o problema desta época foi o terem festejado demais, e eu comento forte e feio!)
Por fim, e para clarificar os meus últimos comentários:
a) sou contra qualquer tipo de promiscuidade entre dirigentes e árbitros - logo comentei o alegado jantar entre dirigentes do porto e o árbitro.
b) sou contra qualquer tipo de violência física ou verbal - logo comentei as ofensas de Pinto da Costa.
c) sou contra os que só vêm os lances sob uma determinada cor - logo comentei um erro de arbitragem de que ninguém falou por ter sido em beneficio do Porto frente ao Paços.
Anti facciosos! a 12 de Maio de 2011 às 17:51

Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
19
20
21
22
24
25
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
ele é tudo o que disseram dele e muito mais....tiv...
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO