Quinta-feira, 07 DE Julho 2011

Nestes últimos dias, o AC Milan contratou Ricardo Ferreira e o Parma contratou Mário Rui.

Até aqui, nada de especial. Devido ao facto de ambos os jogadores serem totalmente desconhecidos, estas contratações foram bastante discretas e sem grande alarido mediático. Inicialmente pensei que ambos os jogadores fizessem parte do lote de apostas cegas em brasileiros desconhecidos que todos os anos rumam à Europa, mas a sobriedade dos nomes, fez-me procurar saber quem eram os jogadores.. Com espanto descobri que eram jovens portugueses!

Ricardo Ferreira é um defesa central de 18 que pertencia ao Porto e assinou pelo campeão italiano sem que o campeão português recebesse qualquer contrapartida. Mário Rui é um lateral esquerdo de 20 anos que pertencia ao Benfica (na última época esteve emprestado ao Fátima onde fez 29 jogos) e nos escalões de formação iniciou-se no Sporting, passando pelo Valência antes de chegar ao Benfica em 2009. Também assinou pela equipa italiana sem que o clube português recebesse qualquer montante.

Já no ano passado, nas mesmas condições, o jovem médio de 19 anos, Danilo Pereira tinha saído do Benfica para o Parma.

Obviamente que em todos estes casos, se algum destes jogadores for vendido, os seus clubes anteriores recebem uma percentagem pelos direitos de formação.. do mal o menos!

 

O que mais me indigna é que Mário Rui e Danilo Pereira estão ambos ao serviço da selecção sub-20 que vai disputar o mundial da categoria na Colômbia e os três estiveram no torneio de Tolon no mês passado! Logo serão jovens portugueses com alguma qualidade e potencial, mas os seus clubes ignoraram-nos ao ponto de os deixarem sair a custo zero para outros clubes. Se por um lado continuam a investir nas camadas jovens sem grandes retornos (mesmo nesta fase em que os planteis estão com mais de trinta jogadores, contam-se pelos dedos os que foram formados em casa), por outro continuam a investir fortemente na contratação de fornadas de estrangeiros todos os anos (sendo que neste particular o Benfica está a exagerar nos valores pagos e na quantidade de jogadores adquiridos).

 

Dá que pensar..

publicado por Spaceship às 10:55
Mais um.. Lassana Camara (mais conhecido pos Saná), médio de 19 anos que também está com a selecção nacional a preparar o mundial de sub-20 vai para o Valladolid a custo zero após ter terminado contracto com o Benfica. Esteve o ano passado empresato aos suiços do Servette.
Spaceship a 11 de Julho de 2011 às 15:42
Não sei até que ponto é que estes jogadores saíram a custo zero contra a vontade dos clubes.
Destes jogadores, lembro-me de ver jogar o Mário Rui no ano passado (não sei se no Torneio de Toulon ou em algum Europeu) e pareceu-me muito fraquinho...acho que deve ter saído a custo zero porque o benfica não teve interesse em renovar com ele.
Talvez se tenha passado o mesmo com grande parte dos outros jogadores de que falas.

Quanto a mim, o verdadeiro problema das camadas jovens é o elevadíssimo número de jogadores estrangeiros. Julgo que não devia haver mais do que 2 jogadores estrangeiros por equipa.
Joca a 11 de Julho de 2011 às 22:28
Eventualmente, pode ter sido opção dos próprios clubes não renovarem com esses jogadores, mas acho estranho que sejam internacionais nas camadas jovens, que despertem a cobiça de Parma e Milão e sejam fracos..
Spaceship a 12 de Julho de 2011 às 09:13

Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
19
22
23
24
28
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO