Quarta-feira, 20 DE Julho 2011

Meus Caros,

Inglaterra está abalada com as noticias que dão conta de terem existido escutas ilegais que vieram a público. Deixo apenas algumas reacções que esta situação tem provocado:

"Londres - As últimas revelações no escândalo das escutas telefónicas do tablóide News of the World, suspeito desta vez de ter grampeado os telefones de parentes de soldados mortos no Iraque e no Afeganistão, aumentou a indignação geral nesta quinta-feira no Reino Unido e constrangeu o governo.

"Se isso for verdade, é repugnante",

"É uma provação muito dolorosa". O ex-chefe do Estado-Maior, Richard Dannatt, declarou-se "atordoado", enquanto o ex-comandante das forças britânicas no Afeganistão Richard Kemp ficou "mudo de raiva".

O News International, que reúne os jornais britânicos do grupo Murdoch, assegurou "que ficará chocada" se "essas informações forem verdadeiras," e pediu seu "compromisso inabalável" com as Forças Armadas.

Este caso de escutas, que envenena a vida política no Reino Unido há meses, apresentou uma série de revelações espetaculares nos últimos dias, a ponto de se tornar um grande escândalo nacional.

O News of The World (NOTW), um diário dominical com tiragem de 2,8 milhões de exemplares, já estava na berlinda devido a centenas, e até milhares de escutas de personalidades realizadas nos anos 2000.O caso gerou várias detenções e a demissão em janeiro de Andy Coulson, ex-redator-chefe do NOTW, de seu posto de diretor de Comunicação do primeiro-ministro David Cameron.

Esses novos escândalos são prejudiciais para o chefe de governo. Considerado um aliado de Rupert Murdoch, ele se preparava para autorizar definitivamente a aquisição da totalidade da rede via satélite BSkyB pelo grupo do magnata.

"Cameron está na lama por causa de seus amigos do News International", indicava nesta quinta-feira o Daily Telegraph, membro da poderosa coalizão de jornais anti-Murdoch.

Já exposto à ira da imprensa que considera que o pluralismo da imprensa está ameaçado, o primeiro-ministro enfrenta também uma forte pressão política para suspender o caso devido aos excessos do tablóide.

O tema foi debatido com urgência na quarta-feira pela Assembleia e nesta quinta na Câmara dos Lordes."

Em Portugal, por diferentes motivos, mas com a mesma atitude, várias personalidades gostam de chafurdar na lama com situações semelhantes, e variadíssimas vezes utilizam essas manobras ilegais para tentarem destruir terceiros, ou diminui-los. EM Inglaterra, sejam altos representantes das autoridades, sejam politicos ou mesmo um dos homens mais ricos e poderosos do país se envergonham.

Conseguem perceber as diferenças de tratamento?? Julgo que é mesmo uma questão de princípios e dignidade de cada um... Mas deixo a reflexão.


Até breve 

publicado por AR às 12:44
????
Anti facciosos! a 20 de Julho de 2011 às 13:58
LOL!!!!!!

A comparação das 2 situações é das coisas mais rebuscadas que vi em toda a minha vida!

Bogalho a 21 de Julho de 2011 às 17:40
Eu nem percebo o que se quer comparar...
Estamos a falar das escutas ao Dr. Armando Vara, ao Sr. Eng. Socrates e por aí fora, no âmbito daquela coboiada do sucateiro em Aveiro???
Anti facciosos! a 21 de Julho de 2011 às 19:23
Amigo AR, conforme falámos rapidamente, acho que há uma enorme e substancial diferença nestes casos.

No caso das escutas ilegais em Londres, elas foram efectuadas por jornalistas com o intuito de obter noticias. Em alguns casos até procuraram fabricar e fazer notícias com as escutas, muitas delas a familias que viviam situações dramáticas (chamo a atenção para o facto de num dos casos, uma menina foi raptada e morta.. mas quando ela desapareceu, os pais tentaram entrar em contacto com ela, deixando inúmeras mensagens no telemovel. Os jornalistas ouviam essas mensagens e colocavam determinadas noticias que fizeram crer que a miuda estava viva.. foi brutal).. essas escutas envolveram políticos, empresarios, juizes,.. Tudo feito apenas e só com o objectivo de obterem noticias em primeira mão.. verdadeiros exclusivos para venderem jornais..

No caso português, quer tenham sido as escutas que deram origem ao "apito dourado", quer sejam as outras que deram origem ao caso das sucatas que alguém aqui referiu, estamos a falar de escutas efectuadas por agentes de autoridade com o objectivo de apanharem a confissão ou a combinação de actos ílicitos e criminosos..

Acho que ambos os casos são completamente diferentes e muito distintos!
Spaceship a 22 de Julho de 2011 às 09:28
Julgo que não entenderam o intuito do post, ou estão a fazer-se de desentendidos.
Pretendia essencialmente alertar para o facto da utilização abusiva, independetemente de também ilegal, ser altamente reprovada em Inglaterra. Em Portugal, as escutas que se discutiram, politicas ou desportivas, vieram a pública devia a ilegalidades e abusos jornalisticos. E ainda apareceram iluminados a utiliza-las para defenderem as suas opiniões com o argumento de que elas aconteceram. Ridiculo, absurdo, pessoas mal formadas.
Estas inglesas também aconteceram, mas foram abusivas e ilegais também!! E são veemente criticadas.
Espero ter esclarecido o ponto de comparação
AR a 22 de Julho de 2011 às 13:21
Ainda assim, penso que há uma grande diferença entre jornalistas efectuarem escutas para procurarem noticias e entre agentes de autoridade efectuarem escutas para procurarem provas de crimes..
Space, acho que não entendeste. Eu não sou contra a obtenção de escutas pelas autoridades, sou conta a sua utilização ilegal, como foi feita pelos jornalistas em Portugal e de seguida por muitas pessoas. E a questão passa a ser igual, utilização abusiva de escutas, ainda que algumas deles tenham sido obtidas de forma legitima. A questão é a utilização abusiva!!
AR a 22 de Julho de 2011 às 17:17
Mas ainda aí, há diferenças..
no caso português, as escutas só foram utilizadas de forma abusiva, após alguém as colocar no youtube.. só depois dessa situação é que se tornaram públicas e foram utilizadas pelos jornalistas (e por mim, que não só as ouvi, como penso que cheguei a colocar os seus links aqui no blog)..
no caso inglês, elas não foram divulgadas na integra (ou pelo menos, eu não tenho conhecimento disso), apenas serviram para obter matéria para os tais exclusivos e para as primeiras páginas, para proveito próprio dos jornalistas que as efectuaram..
Spaceship a 22 de Julho de 2011 às 18:06

Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
19
22
23
24
28
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador de Visitas
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Este senhor quer tapar o sol com a peneira......ex...
Os portistas Saõ e serao sempre os mesmos m...
Ah caiu o mito porque tu o dizes? Makes sense.
E não vao ficar por aqui... este ano tb ja esta de...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO