Quarta-feira, 27 DE Julho 2011

Miguel Pais do Amaral está a preparar um novo canal desportivo para combater a hegemonia da SportTV, tendo já adquirido os direitos da Liga Espanhola para a próxima época! Agora, e segundo algumas notícias que surgiram neste último fim-de-semana (nomeadamente no Expresso), Pais do Amaral e Luís Filipe Vieira estão prestes a concluir as negociações para a venda dos direitos televisivos dos jogos do Benfica, por um período de três anos, a partir de 2013, por uma verba de 40 milhões de euros por época, cinco vezes mais do que os encarnados actualmente encaixam do contrato com a SportTV (apenas 8 milhões de euros por época).

A Olivedesportos (ou Sportinvest) tem o exclusivo de todos os jogos do campeonato nacional, algo que eu já critiquei bastante, uma vez que os valores em causa são muito baixos. A título de exemplo, as equipas do campeonato holandês e belga recebem bem mais pelos direitos televisivos do que as portuguesas. Além disso, enquanto que as receitas televisivas das equipas que disputam as competições europeias são normalmente entre 30% a 45% do total de receitas, em Portugal, o peso das receitas televisivas nem chega aos 10%!

Mas parece que tudo pode mudar, não só porque este possível acordo fará o Benfica passar a receber 40 milhões de euros por época em vez de 8 milhões de euros por época (são 2,7 milhões por cada jogo em casa), mas também porque o contrato que a Olivedesportos tem negociado com o FC Porto prevê que, independentemente da entidade com quem o Benfica chegar a acordo, o montante a receber pelos dragões nunca poderá ser inferior a 80 por cento do que as águias auferem (entre 2013 e 2018, o FC Porto tem acordo com Joaquim Oliveira para receber 20,7 milhões de euros por época). Significa isto que, se a melhor proposta para o Benfica for de 40 milhões de euros por época, Joaquim Oliveira deverá, automaticamente, subir os proventos dos dragões para 32 milhões por temporada.

Cumpre ainda referir que isto não é o fim do poder da empresa de Joaquim Oliveira, uma vez que esta tem contratualizado com o Benfica uma cláusula de preferência, pelo que pode igualar qualquer oferta que o Benfica tenha e pode vir a manter o seu monopólio.. Mas se igualar os 40 milhões de euros, pelo menos, o Benfica e o Porto verão os seus resultados mais nivelados com os seus adversários europeus!

publicado por Spaceship às 15:34
A ser verdade é bastante positivo para os clubes ditos grandes. Vai aumentar a diferente entre portas, mas provavelmente aumentar a competetividade dos grandes na europa.
Apraz-me ainda registar o bom trabalho desenvolvido pelo benfica com beneficios directos para o FCPorto. Eram os olheiros e agora também os directores financeiros do SLB a trabalharem para o FCPorto. Gosto!! :)
AR a 29 de Julho de 2011 às 13:11
Só o Sporting Lisbon (se ainda for considerado grande) é que não beneficia em nada.. Aparentemente também se comprometeu com a Olivedesportos pelo mesmo período que o Porto (de 2013 a 2018) por pouco mais de 18 milhões de euros por época e sem qualquer claúsula relativamente aos contratos / valores dos seus concorrentes..
Spaceship a 29 de Julho de 2011 às 17:09

Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
19
22
23
24
28
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador de Visitas
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Este senhor quer tapar o sol com a peneira......ex...
Os portistas Saõ e serao sempre os mesmos m...
Ah caiu o mito porque tu o dizes? Makes sense.
E não vao ficar por aqui... este ano tb ja esta de...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO