Meus Caros,
Portugal foi vice campeão do mundo de sub-20.
Isto de facto é notícia porque poucos acreditavam nesta selecção. Confesso que pertencia a esse grupo, não só por desconhecimento da grande maioria dos jogadores, como também pelos últimos resultados da equipa. E não terei sido eu o único a pensar dessa forma, o seleccionador Ilídio Vale também o deve ter feito, e por isso montou a equipa de uma forma pouco comum em Portugal, mas muito meritória, pelo menos analisando o resultado final. Não há estrelas naquela equipa, nem tão pouco jogadores que me pareçam ter nível para singrar nas equipas principais. Não sei se terei algum castigo divino pelo que vou escrever, mas neste caso tenho que concordar com o jj: jogar naquele escalão é substancialmente diferente de jogar na 1ª liga.
Ainda assim, dos jogadores que conhecia, a impressão não é brilhante. A começar pelo GR, vi dois jogos no Leiria onde era suplente. Muito se falou nele, mas do que vi, que foram basicamente os dois últimos jogos não fiquei muito impressionado. Dificilmente jogará no Benfica, e será certamente emprestado. Depois o Roderick. Confesso que me espanta que uma selecção sofra tão poucos golos tendo este jogador como central. É medíocre, e dificilmente conseguir+a ter uma carreira de sucesso, teria que nascer outra vez. O Júlio Alves, vi-o jogar no Dragão o ano passado e gostei. Parece-me daqueles que vai fazer carreira, embora pelo que li não tenha feito um bom mundial. Sérgio Oliveira, o menino 30M€. Parece-me ter qualidade, mas ainda não é este ano que se vai afirmar no FCP, e sinceramente começo a ter dúvidas que o consiga fazer. Nelson Oliveira, nem no Paços era titular, e apenas jogou no dragão para tentar lesionar o Moutinho antes da final da UEFA. Nunca o achei nada de especial, mas fez um bom mundial e parece que fica no plantel. Penso que os dedos de uma mão devem ser suficientes para contabilizar os jogos que vai fazer. Não acredito que faça uma boa carreira.
Dos que não conhecia, gostei particularmente de 3, embora mantenha as reservas que fiz relativamente aos outros. O central capitão. Bom jogador com atitude, ainda para mais se pensarmos quem tinha a seu lado. O defesa esquerdo Mário Rui. Raçudo e rápido, gostei, queria vê-lo numa equipa da primeira liga. E finalmente Danilo. Pareceu-me um jogador que enchia o campo, a destruir mas com boa técnica. Está em Itália, não se se não se irá perder. Finalmente uma referência ao Caetano e Alex, campeões nacionais pelo FC Porto, mas que me parece evidente não terem capacidade para ficar no clube. E vamos ver se serão capazes de ficar numa equipa da 1ª liga. Apenas deposito esperanças no miúdo central do FC Porto, Tiago, que fez a pré-época com o plantel principal, embora seja muito novo, podia nem estar naquela selecção. Tem o defeito de ter o cabelo parecido com o David Luiz.
Termino fazendo uma referência aquele que efectivamente me parece ser o grande obreiro deste vice-campeão: Ilídio Vale! Soma 28 títulos nas camadas jovens do FC Porto antes de ir para a Federação pela mão do Paulo Bento (se não estou em erro), é responsável pelo aparecimento de grandes jogadores, e conseguiu fazer uma equipa suficiente menos vice campeã do Mundo. Há dedo do treinador.
De qualquer forma, os meus parabéns por este “vice-feito”.