Domingo, 30 DE Novembro 2008

Meus caros,

 

Na semana em que as aventuras na nossa invância, concretamente "saga dos cinco" voltou à capital, muito se falou do conceito de humilhações, pedido de desculpas e dimensão das equipas portuguesas.

Ora, hoje foi publicado um artigo de opinião de alguém insuspeito, um indivíduo que toda a carreira teve atitudes que o deixam completamente afastado do universo portista, motivo mais do que suficiente para afastar desde já algumas das desculpas utilizadas por muitos tertulianos que não conseguem arranjar outra explicação para o que acontece ou se escreve que não seja essa ligação. E o que disse então JVP. Passo a transcrever:

 

Pensei que o Benfica já tinha ultrapassado a fase das desculpas

 

Soou-me estranho o pedido de desculpas aos sócios do Benfica feito por Rui Costa e por Quique Flores. Ao ouvir aqueles pedidos de desculpas veio-me à memória outros tempos, em que fui interveniente numa cena parecida. Mas pensei que o Benfica, que notoriamente evoluiu em muitas coisas, também o tinha feito a este nível. Pelos vistos não.

Temos vários exemplos de equipas e até mesmo de selecções que perderam por resultados volumosos e não vimos ninguém pedir desculpas publicamente. Recentemente, o Real Madrid perdeu em casa com uma equipa da II Divisão B, há um ano o Roma levou 7-1 do Manchester United, o FC Porto esta época perdeu 4-0 no Arsenal e o que vi foi toda a gente lamentar a existência de um dia mau, em que nada correu bem, mas sem necessitar de pedir desculpas. Não acredito que houvesse entre os intervenientes directos alguém que não se sentisse mal ou com vergonha, não é preciso o vexame público. Eles mais do que ninguém sentem na pele o desapontamento próprio e o dos adeptos, tanto dos do clube deles como dos outros.

Apreciei a atitude do Rui Costa em dar a cara num momento difícil, demonstrando que também ele assume aquele mau resultado mas não devia ter pedido desculpa por ter perdido um jogo. Depois dos 7-1 que o Benfica perdeu em Vigo também eu pedi desculpa aos sócios, mas fi-lo apenas porque a isso fui pressionado pelo presidente do clube, Vale e Azevedo, e também porque havia uma multidão de adeptos à porta do estádio que não permitia que os jogadores saíssem do estádio sem pedir desculpas. Mas ninguém faz de propósito para perder, ninguém está mais incomodado com a humilhação do que quem a sofre na pele.

 

Mas disse mais;

 

FC Porto

Infelizmente para o futebol português, foi a única equipa que ganhou. E bem. Demonstrando que gradualmente está a ultrapassar uma má fase que parecia querer consolidar-se, a equipa portista mostrou maturidade. Como em outras situações, não só ultrapassou a fase má como reaparece em força e em condições de assaltar os primeiros lugares, assim como surge fortalecido para o futuro na Liga dos Campeões. 

 

Benfica

O jogo do Benfica foi ainda pior do que o do Sporting, embora os números da derrota sejam parecidos, ainda que mande a verdade referir que o Olympiacos não é propriamente o Barcelona. Pior ainda do que o resultado e possíveis consequências na prova foi uma exibição demasiado fraca e recheada de erros primários."

 

Pois bem, posto isto, mais nada há a dizer... Bom feriado.

 

P.S. Sublinhado meu, para que dúvidas não fiquem sobre os factos que considerei mais relevantes. 

publicado por AR às 13:36

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
15
23
24
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO