A Liga de Clubes deverá aprovar na quarta-feira a proposta de regulamentação das equipas B, que prevê a sua entrada directa na Liga Orangina a partir da próxima época.
Tal medida, que implica aprovação posterior pela FPF, obrigará ao alargamento da segunda divisão do futebol nacional na época 2012/13, dos atuais 16 para 22 clubes, de modo a abrir vagas para os seis emblemas que pretendem usufruir dessa possibilidade.
Para além do Marítimo que é o único que mantém a sua equipa B em actividade, os clubes em causa serão Porto, Benfica, Sporting, Guimarães e Braga.
Saliento as principais regras:
- As equipas B devem fazer constar, na ficha técnica de um jogo, um número mínimo de 10 jogadores formados localmente, isto é, que tenham sido inscritos na FPF há um período mínimo correspondente a 3 épocas desportivas, entre os 15 e 21 anos de idade.
- Por outro lado, um jogador não poderá alinhar pela "B" se, em representação da equipa principal, tiver sido sancionado com cartões amarelos (em série ou por duplo amarelo) ou com cartão vermelho. Tal deverá também ser cumprido no jogo seguinte da competição em que a equipa principal esteja envolvida, de modo a evitar que as equipas B sirvam para "limpar cadastros" do campeonato principal.
- A despromoção pode acontecer pela via competitiva ou caso a equipa principal desça à Liga Orangina, o que motivará a descida automática da respectiva equipa B.
- A idade máxima dos jogadores nas equipas B será de 23 anos e um mínimo de 16, à excepção de três, que poderão actuar sem limite etário. Estas restrições aplicam-se á ficha de cada jogo e não ao plantel.
Penso que será uma excelente medida para dar ritmo competitivo a jogadores jovens, que irão continjuar a evoluir nos seus clubes de origem e com um nível competitivo muito elevado. Além disso, o acompanhamento da sua evolução é bem melhor e os jovens poderão ser mais úteis e melhor aproveitados pelos clubes. Por fim, servirá para diminuir o contingente de jogadores emprestados pelos clubes grandes.