Quinta-feira, 15 DE Dezembro 2011

A Liga de Clubes deverá aprovar na quarta-feira a proposta de regulamentação das equipas B, que prevê a sua entrada directa na Liga Orangina a partir da próxima época.

Tal medida, que implica aprovação posterior pela FPF, obrigará ao alargamento da segunda divisão do futebol nacional na época 2012/13, dos atuais 16 para 22 clubes, de modo a abrir vagas para os seis emblemas que pretendem usufruir dessa possibilidade.

Para além do Marítimo que é o único que mantém a sua equipa B em actividade, os clubes em causa serão Porto, Benfica, Sporting, Guimarães e Braga.

Saliento as principais regras:

- As equipas B devem fazer constar, na ficha técnica de um jogo, um número mínimo de 10 jogadores formados localmente, isto é, que tenham sido inscritos na FPF há um período mínimo correspondente a 3 épocas desportivas, entre os 15 e 21 anos de idade.

- Por outro lado, um jogador não poderá alinhar pela "B" se, em representação da equipa principal, tiver sido sancionado com cartões amarelos (em série ou por duplo amarelo) ou com cartão vermelho. Tal deverá também ser cumprido no jogo seguinte da competição em que a equipa principal esteja envolvida, de modo a evitar que as equipas B sirvam para "limpar cadastros" do campeonato principal.

- A despromoção pode acontecer pela via competitiva ou caso a equipa principal desça à Liga Orangina, o que motivará a descida automática da respectiva equipa B.

- A idade máxima dos jogadores nas equipas B será de 23 anos e um mínimo de 16, à excepção de três, que poderão actuar sem limite etário. Estas restrições aplicam-se á ficha de cada jogo e não ao plantel.

 

Penso que será uma excelente medida para dar ritmo competitivo a jogadores jovens, que irão continjuar a evoluir nos seus clubes de origem e com um nível competitivo muito elevado. Além disso, o acompanhamento da sua evolução é bem melhor e os jovens poderão ser mais úteis e melhor aproveitados pelos clubes. Por fim, servirá para diminuir o contingente de jogadores emprestados pelos clubes grandes.

publicado por Spaceship às 15:47
Concordo com a criação das equipas B. Julgo mesmo que poderá ser uma forma de termos mais jovens jogadores portugueses a jogar nos principais clubes. Ainda para mais com a regrqa de não ser possível limpar os castigos, não vejo qualquer inconveniente nesta solução.
Acrescento que, tendo em atenção as dificuldades economicas que se avizinham para os grandes clubes, vide as diversas afirmaçãoes de LFV que deve andar bem aflito, esta pode ser uma rampa de lançamento para valores dos grandes clubes.
AR a 19 de Dezembro de 2011 às 14:42

Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
16
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador de Visitas
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Este senhor quer tapar o sol com a peneira......ex...
Os portistas Saõ e serao sempre os mesmos m...
Ah caiu o mito porque tu o dizes? Makes sense.
E não vao ficar por aqui... este ano tb ja esta de...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO