A jornada iniciou-se no domingo à tarde Dragão com o Porto a receber o Guimarães. O jogo foi bastante bom com as duas equipas a procurarem ganhar (pelo menos enquanto o resultado esteve em aberto) e com o perigo a rondar sempre as duas balizas. O jogo começou dividido e bem disputado, com ambas as equipas a repartirem as oportunidades de golo durante a primeira parte. Ainda assim, quem se destacou foi o Porto e logo aos 19’, tivemos um dos melhores golos da época, com Rolando a mostrar aos melhores pontas de lanças como se recebe e se marca de primeira. Os primeiros 10’ da segunda parte foram avassaladores para o Porto que marcou logo aos 46’ por Moutinho e podia ainda ter ampliado a vantagem em mais dois ou três lances. O Guimarães ainda reduziu por Faouzi aos 59’ e o jogo voltou a ser repartido, mas aos 77’, James sofre um penalty e converte-o retirando qualquer hipótese aos visitantes de discutir o resultado. Grande jogo e resultado justo para os melhores em campo!
Seguiu-se o Benfica que recebeu o Gil Vicente. Os visitantes entraram muito concentrados e a defender de forma muito competente, permitindo apenas lances de perigo em lances de bola parada. Num desses lances, aos 27’, Cardozo cabeceou para o primeiro golo. Mas os visitantes não acusaram o golpe e continuaram a jogar muito disciplinados, sendo recompensados aos 40’ após um pontapé de canto, a bola e aliviada e à entrada da área, Rodrigo Gallo enche o pé e faz mais um golaço, empatando o jogo. No reatamento, o Gil quase passava para a frente, primeiro numa jogada rápida anulada por uma excelente defesa de Artur e depois com um livre indirecto dentro da área (mal assinalado porque Witsel nunca fez um atraso, mas com erro para Artur que tinha tido tempo para pontapear a bola em vez de a agarrar). Não aproveitou o Gil, aproveitou o Benfica que em 2’ marcou dois golos, primeiro Rodrigo aos 73’ e depois Aimar aos 74’, e arrumou com o jogo. Resultado justo.
Na segunda, o Sporting foi a Olhão. Embora o jogo tenha sido fraco, houve várias oportunidades de golo para ambas as equipas e só alguma falta de pontaria dos avançados de ambos os lados (nomeadamente Wilson Eduardo, Cauet, Jenfren e Carrillo) e um punhado de boas intervenções de ambos os guarda-redes é que mantiveram o nulo até final. Talvez o jogador em maior destaque tenha sido mesmo Rui Patrício, seguido de muito perto por Fabiano. O empate foi o resultado mais justo embora o jogo pudesse ter terminado com a vitória a qualquer uma das equipas. O Sporting continua sem conseguir ganhar em 2012 e para além de deixar o Braga fugir no 3º lugar, já está empatado com o Marítimo numa animada luta pelo 4º e 5º lugar!