Quando anunciou os 23 que ia levar à Polónia e à Ucrânia, Paulo Bento justificou a não convocação de Hugo Viana por entender que o modelo de jogo e a táctica da selecção não encaixam na forma de Hugo Viana jogar.. Por mim, tudo bem! Alguns dias mais tarde, Carlos Martins lesiona-se e o seleccionador convoca Hugo Viana!!!!! Embora ache que Martins não tem qualidade para a selecção, fiquei muito preocupado com esta mudança de opinião em tão pouco tempo..
Mas as nuvens mais cinzentas, rapidamente cobriram a selecção.. Primeiro num jogo muito fraco contra uma inexplicável Macedónia, em que não fazem melhor que um empate a zero e pouco ou nada mostraram de relevante.. Este péssimo resultado ainda é atenuado com as derrotas dos nossos adversários.. A Alemanha perdeu 5-3 com a Suiça (sem os jogadores do Bayern que constituem a espinha dorsal e com um guarda-redes que foi logo dispensado), a Holanda perdeu 2-1 com a Bulgária e a Dinamarca perdeu 3-1 com o Brasil (jogão de Hulk).. Embora todos fossem melhores que a Macedónia, sempre serviu para atenuar o nosso resultado e a fraca exibição..
No último teste (se é que se podem chamar testes quando se joga contra selecções muito mais fracas do que as que vamos defrontar), embora tenhamos jogado muito melhor, perdemos por 3-1 com a Turquia! Tivemos alguns azares, mas também tivemos muitas falhas! Ficou demonstrado que os nossos pontas-de-lança são dos mais fracos deste Europeu e que o meio-campo tem Meireles e Moutinho, mas o outro jogador (independentemente de quem seja), é perfeitamente banal.. Em contrapartida, os nossos adversários, ganharam todos.. A Alemanha e a Dinamarca ganharam por 2-0 (a Israel e a Austrália), enquanto a Holanda arrancou uma moralizadora goleada de 6-0 à Irlanda do Norte..
Partimos para o Europeu com uma equipa que mostrou nestes jogos contra equipas bem mais fracas que tem muitas fragilidades e que dificilmente baterá o pé a Alemanha e a Holanda, e mesmo à Dinamarca (que ficou à nossa frente nos dois últimos apuramentos), temo que seja difícil..