Terça-feira, 03 DE Fevereiro 2009

Não estou a protestar apenas pelo meu clube, mas por todos os envolvidos!

Mas obviamente que em primeiro lugar, protesto pelo meu clube! Vai estar desde domingo até hoje (espero eu) sem saber contra quem é que deve preparar o jogo, se contra o Belém de Jaime Pacheco, Diakaté, Aválos e Mano ou se contra o Guimarães de Cajuda, Assis, Andrezinho e João Alves.. São três dias de treinos a preparar um jogo contra um oponente desconhecido.. É complicado!
Depois protesto pelos desgraçados de Guimarães.. Estes não só estão desde sábado sem saber se jogam contra o Benfica na quarta, se só jogam no fim-de-semana, como estão na iminência de só saberem se têm que vir para Lisboa a pouco mais de 24h do jogo!
Do mesmo modo, também protesto pelo Belenenses.. Os azuis do Restelo, apenas têm dois dias de treinos se tiverem que jogar contra o Glorioso ou têm uma semana e tal se só forem jogar na próxima segunda-feira..
Protesto pelos adeptos! É que a juntar às indefinições dos clubes, temos os adeptos e a massa associativa destes dois clubes sem saberem se têm ou não que vir à Luz..
Protesto pelas forças policiais e de segurança! Sabemos o quão eficazes, eficientes e diligentes costumam ser.. Mas desta vez é demais.. Como podem preparar as coisas em condições se não sabem se têm pela frente as centenas / milhares de adeptos aguerridos do Guimarães ou uma mera dezena de queques do Restelo?
Protesto pelos senhores responsáveis pelos bilhetes e pela sua venda! Vão ter que trabalhar arduamente para preparar e imprimir os bilhetes para que sejam colocados à venda a 24h do jogo.. Mais os desgraçados que têm que entregar a tempo e horas (?) a quota parte dos bilhetes ao clube visitante..
Protesto ainda pelos senhores que vendem os cachecóis.. Como é que em tempo de crise eles vão fazer para ter um stock de cachecóis condigno para o jogo? Levam apenas cachecóis do Glorioso? Arriscam sem saber quem será o adversário e levam cachecóis de Guimarães ou do Belém à sorte? Ou serão uns mãos largas e levam cachecóis dos 3?
Protesto pelos senhores da SIC ou da Sporttv que ainda não puderam fazer publicidade ao jogo que vão transmitir porque ainda não sabem quem joga..
Resumindo e concluindo, protesto!
Cada vez mais a Liga faz os possíveis e os impossíveis para minar uma competição que não faz qualquer sentido!

Isto? Só em Portugal..

publicado por Spaceship às 09:10
Caro Spaceship

Sabes para certos amigos nossos, nada do que tu acabaste de descrever é problema.

Para certos amigos nossos, saber um dia antes quem é o adversário é algo de pouco importante.

Cada vez suporto menos fanáticos.

Obrigado pela visão objectiva do assunto

Bem hajas

lmb a 3 de Fevereiro de 2009 às 09:51
Concordo com a maioria dos teus Protestes, Spaceship.
Mas isso demontra um erro geral. Não posso concordar com o facto do SLB já saber de toda esta situação desde a semana passada, e vir agora com as atitudes que tomou, armodo em santo de pão oco.
Sem hipocrisias considero que a Taça da Liga, é uma boa ideia, mas tem sido alvo de uma péssima organização.
No mais, critico ainda a forma como, principalmenteos grandes com a excepção do FCP, honra lhe seja feita, encararam esta competição. Em todos os países civilizados, os grandes aproveitam esta competição para lançar jovens e ridar plantel. Aqui, talvez por já verem pouco onde se agarrar, apostaram muitoneste competição menor. Não concordo.
AR a 3 de Fevereiro de 2009 às 12:24
Não concordo nada quando dizes que a Taça da Liga não faz qualquer sentido...pergunta aos Setúbal se não faz sentido.
Se não me engano, na época passada, o vencedor recebeu de prémio 500 mil euros...no estado em que as contas da maioria dos clubes portugueses está, esta competição é fundamental.
Para além da razão referida, há outras que justificam plenamente esta competição:
1 - O Campeonato passou a ter menos 4 jornadas (eram 34, mas agora são 30)...era menos 1 mês sem competição, em que os clubes pagavam salários, mas não tinham receitas (de bilheteira, televisivas...);
2 - Permite rodar jogadores menos utilizados...por exemplo, no caso do F.C.Porto, Stepanov e Guarin têm sido claramente beneficiados pelo ritmo competitivo que esta competição lhes dá;
3 - Lançamento de jogadores jovens...no F.C.Porto, já foram utilizados jogadores como Diogo Viana, Rabiola ou Ventura.

Em síntese, a Taça da Liga é uma competição que faz todo o sentido.
Tem defeitos? Claro que sim, mas é rídiculo achar que na 2.ª edição já estaria tudo a funcionar na perfeição.
Quantas modificações já teve a Liga dos Campeões até chegar a este formato? Várias.
Tem que se dar tempo ao tempo e ir corrigindo o que está menos bem para que no futuro não ocorram situações como a do "goal average".
Como se costuma dizer, o caminho faz-se caminhando...
Joca a 3 de Fevereiro de 2009 às 12:47
Amigo Joca, tudo o que tu dizes é muito bonito, mas é apenas teoria! Eu concordaria contigo se essa teoria se verificasse na prática!
Na prática o que se vê é uma competição onde os interesses financeiros estão acima dos desportivos!
Mas não são os interesses financeiros dos clubes, são os da Liga, patrocinadores e televisões..
De um ano para o outro, refizeram todo o modelo competitivo de modo a favorecer unicamente os grandes e para que estes ficassem mais tempo em prova! Viram-se arbitragens vergonhosas com o intuito de levar as equipas com mais adeptos e melhores assistencias até à fase final! Viram-se anormalidades como o "goal average" e leva-se mais de quinze dias até à véspera dos jogos para decidir quem joga com quem!
No fim e, pelo que percebi, as queixas do Belém não foram consideradas por terem sido dirigidas à pessoa errada, é verdade?
Spaceship a 3 de Fevereiro de 2009 às 14:52
Só vi isso por alto, mas segundo o que ouvi, há ilegitimidade passiva. Porém, foi dito pela CJ da FPF que, a não se verificar essa ilegitimidade, a decisão seria no sentido de dar razão à Liga e ao Guimarães, ou seja, prevalecia o espírito da lei e não a letra da lei.

Aquilo que eu disse verifica-se na prática...os jogos da Taça da Liga vieram ocupar o lugar dos jogos que deixaram de ter lugar no campeonato e pelo menos o F.C.Porto tem aproveitado esta prova para colocar a jogar jogadores menos utilizados e jovens jogadores.
Não concordo quando dizes que os interesses financeiros dos clubes estão em 2.º plano...o dinheiro que a Liga recebe da Carlsberg é canalizado para os clubes através de prémios ao longo da competição; quanto às televisões, pagam para transmitir os jogos, logo, os clubes também ganham dinheiro por aí.
Quanto ao modelo competitivo, acho que está melhor este ano do que o ano passado. Faz mais sentido ter 1.º uma fase a eliminar, depois uma fase de grupos onde já entram os clubes principais e finalmente as meias-finais e final. É exactamente o mesmo que acontece na Liga dos Campeões, onde temos pré-eliminatória, fase de grupos (só aqui é que entram os grandes clubes e há cabeças-de-série) e finalmente fases a eliminar. Não vejo ninguém a criticar o modelo da Liga dos Campeões, nomeadamente, o facto de os principais clubes entrarem directamente na fase de grupos (sem passar pela pré-eliminatória) onde são cabeças de série.
Arbitragens vergonhosas também há no Campeonato e Taça de Portugal.
É óbvio que há coisas a melhorar, nomeadamente, os jogos da última jornada da fase de grupos devem ser todos no mesmo dia e à mesma hora.
Quanto à questão do "goal average", é óbvio que não devia ter acontecido, mas acho que não é motivo para pôr tudo em causa.
Joca a 3 de Fevereiro de 2009 às 16:34
Confirmo o que dizes em relação à decisão. Só agora tive oportunidade de ver a explicação completa.
Ainda assim, acho toda a situação, no mínimo burlesca.. Tanto tempo para se decidir algo que pelos vistos não tinha nada para ser discutido.. Rídiculo!
Em relação ao modelo da competição, atenção.. Não te esqueças que existe uma primeira eliminatória só com clubes da segunda liga, depois existe uma fase de grupos em que participam os sobreviventes da elimatória anterior e os piores da 1ª liga, só os primeiros desses grupos de 3 equipas é que se juntam aos 6 melhores da primeira liga para formar os 3 grupos de 4 equipas..
Achava mais justo que as equipas da 1ª liga entrassem todos ao mesmo tempo para a fase de grupos e dái houvesse quartos de final em vez desta fase de grupos.. É que da forma como está feito, é mesmo para que os Grandes cheguem ao fim e os pequenos se irem eliminando todos uns aos outros..
Spaceship a 3 de Fevereiro de 2009 às 18:16
O ano passado o Benfica também apostou nesta competição para rodar o plantel.. Foi aqui que o jovem Adu jogou sempre a titular e fez dois golos, Andre Diaz (o argentino que veio no pacote do Di Maria) também só jogou nesta competição, Zoro também jogou sempre (para além desta competição, só tinha jogado um ou dois jogos logo no inicio da época quando todos os outros centrais estavam lesionados e antes de chegar o fantástico Edcarlos).. Este ano o Benfica não fez essa rotação tão acentuadamente porque já não está nas restantes frentes (taça de portugal e competições europeias) e porque tinha acabado de perder o jogo na Trofa para o campeonato.. Logo, teve que dar mais importância a esta competição.
Ainda assim, tem rodado muitos jogadores e aproveitou para dar minutos a jogadores menos utilizados (por exemplo, o Moreto).
Quanto à atrasada reacção do Benfica a toda esta confusão protagonizada pela Liga, eu apenas relembro que quando o Belém efectuou a primeira queixa, os responsáveis da Liga iriam reunir no final de Janeiro, logo seria uma semana antes dos jogos.. Entretanto, o Belém colocou segunda queixa e a reunião passou para hoje!
Inexplicavelmente, o Benfica faz o último treino esta manhã (não fizeram nenhuma alteração à planificação que já vinha de trás) e só depois irá conhecer o adeversário. À luz destes desenvolvimentos, deveria ter alterado o treino para a tarde.. mas quem sabe a que horas é que aquelas mentes iluminadas terminam a sua reunião?

Mais, os responsáveis pelo catering na Luz, tb já se queixaram por acharem que estão a ser prejudicados por ainda nada se saber.. É lamentável..

Spaceship a 3 de Fevereiro de 2009 às 12:58
Meus caros, agora que tive tempo de analisar tudo o que aconteceu, venho aqui expressar a minha opinião. Em geral, muitas coisas correram mal nesta competição, no entanto colocar a organização e mesmo a segurança no jogo em causa, cmo foi aqui referido e muito se tem "chorado" para os lados vermelhos, é completamente incompreensivel!!!
O Belenenses, Guimarães, Sporting e o FCP têm toda a logistica preparada. Tudo, desde hoteis marcados, emisão de bilhetes, viagens organizadas. E o slb nada?? Nem os bilhetes, nem a organização com a PSP, nem com os seguranças privados, para não falar de coisas menos graves como o Catering, porquê???? O que tem esta situação a ver com o resto?? Apenas demonstra a péssima organização do clube do milhafre. Apenas mais uma demonstração, a juntar à que coloquei num outro post e que também explica o porquê do SLB ser tão mais fraco que outros, estar a anos luz de por exemplo o FCP.
No mais, e quanto à decisão propriamente dita, nenhuma surpresa. Porque se analisarmos, as comadres juntas (leia-se SLB e Guimarães) a juntar à Liga concretamente o Conselho de Disciplina e o CJ da FPF, que outra decisão seria de esperar??? Na verdade, retirando o eventual erro formal, não pode existir duas interpretações do Regulamento da competição, pelo que o Belenenses teria razão na sua pretenção.
Enfim..
AR a 3 de Fevereiro de 2009 às 22:59
O Sr. AR é completamente fanático.

Como podia ter o Benfica os bilhetes já impressos se ainda não sabe que nome la colocar??

Como é lógico e mais que sabido, o Guimarães tem mais adeptos que o Belenenses, logo a organização com a policia e os cuidados são outros. Mais, que se saiba não há historiais negativos com adeptos e claques do Belenenses, já com os do Guimarães as coisas não são bem assim.

Por isso deixem de ser fanáticos, e admitam que saber na véspera quem é o adversário é rídculo e algo de muitoo grave.

lmb a 4 de Fevereiro de 2009 às 09:56
Os bilhetes só foram colocados à venda às 18h! Por impossibilidades logísticas, não foram entregues bilhetes ao guimarães, no entanto, os seus adeptos poderão comprar os bilhetes on-line ou nas bilheteiras da estádio da Luz (atendendo ao interesse que esta prova tem despertado no público bem como as condições climatéricas dos últimos dias, não é de esperar que haja problemas em adquirir os bilhetes na hora)..
Relativamente às restantes condições logísticas para o jogo.. É de referir que foi a própria polícia e a empresa de segurança privada que se queixaram à liga da indecisão e nada tinha a haver com o Benfica! A própria polícia referiu que um dos maiores problemas era em saber que clube é que vinha à Luz e que quantidade de adeptos arrastaria e que adicionalmente havia um problema acrescido por o sporting-porto nas imediações se realizar duas horas antes! Estes factos acarretam graves problemas de segurança e de trânsito!
Obviamente que as minhas preocupações com as senhoras que vendem cachecois e as empresas de catering já foram uma tentativa de colocar algum humor nesta trapalhada toda.

Para finalizar, eu gostaria apenas de frisar que eu não estou contra esta competição (que aliás, espero que vingue e que o Benfica ganhe), apenas estou contra a forma como tem sido organizada e conduzida pelos dirigentes da liga!

PS - Em relação a um clube estar ou não preparado para vir jogar, e neste caso, quer o Belem, quer o Guimarães estavam preparados, queria apenas recordar um episodio. É que esta trapalhada toda fez-me ter uma sensação de deja vu.. Lembram-se de um campeonato recente em que o Belém ia descer de divisão, mas depois protestou por irregularidades no Gil Vicente e conseguiu na secretaria que este descesse? Na altura, também houve recursos de parte a parte e ainda apareceu o Leixoes a defender que eles é que deviam vir para a primeira liga e os outros dois desciam.. A primeira jornada do campeonato seguinte seria o Benfica - Belem que foi adiado e só se jogou em Dezembro, mas em Agosto, na vespera do jogo e antes de se saber a decisão final, quer o Belé, quer o Gil, quer o Leixoes, diziam que estavam a postos para ir à Luz.. Só mesmo em cima do acontecimento é que se decidiu adiar o jogo por não haver condições para que o mesmo se realizasse..

Spaceship a 4 de Fevereiro de 2009 às 10:26

Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
14
15
16
17
18
21
22
24
25
27
28
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO