Segunda-feira, 09 DE Fevereiro 2009

                 Luiz Felipe Scolari Chelsea press

 

Tal como tinha previsto no início da temporada, Scolari não terminou sequer uma época à frente dos comandos do Chelsea.

Quem acompanhou o seu trajecto como treinador da Selecção Nacional Portuguesa (e não seja adepto de clubes que se contentem com o 2.º lugar) só pode ter ficado surpreendido é com a sua contratação por parte do clube inglês.

Durante o seu reinado à frente da Selecção, o treinador brasileiro beneficiou de uma conjuntura muito favorável e dificilmente repetível, a saber:

1 - A base da equipa era o F.C.Porto Campeão Europeu (Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Costinha, Maniche e Deco) que jogava de olhos fechados.

Parece que estou a imaginar os jogadores do F.C.Porto, habituados a um treinador que percebe alguma coisa de tática e a treinos modernos no seu clube, dizer uns para os outros quando estavam nos treinos da Selecção..."deixa-o pensar que nós vamos fazer em campo aquilo que ele está a dizer.";

2 - Quando chegou a Portugal, já tinha a equipa qualificada para o Euro 2004;

3 - O Euro 2004 foi realizado em Portugal.

Mesmo assim, conseguiu a proeza de perder, duas vezes, com a Grécia?!

Ao atingir a final, apenas melhorou em 1 lugar a classificação já obtida em 1984 e 2000, quando Portugal foi 3.º classificado.

 

Após o Euro 2004, e tendo ainda como base da equipa o F.C.Porto Campeão Europeu, conseguiu um bom resultado no Mundial de 2006, mas depois disso, e com o desmenbramento dessa equipa, Scolari teve que começar tudo de novo...desta vez, sem a ajuda de Mourinho.

Foi aí que se voltaram a ver os problemas que já tinham ocorrido aquando dos primeiros tempos de Scolari à frente da Selecção, que é como quem diz, desde que tomou conta da equipa, até que, depois da derrota com a Grécia no jogo de abertura do Euro 2004, colocou em campo o melhor 11, aquele que, graças a Mourinho, jogava de olhos fechados.

Quem tem memória (que não seja selectiva), lembra-se que os jogos de preparação para o Euro 2004 foram um desastre...Portugal não jogava, não ganhava...foi mau demais.

Facilmente se percebe que, enquanto jogou a equipa de Scolari, com as "táticas" de Scolari, Portugal não jogava nada e não ganhava...quando passou a jogar a equipa cuja base era o F.C.Porto de Mourinho, Portugal passou a jogar bem e a ganhar.

Chegada a qualificação para o Euro 2008, Portugal deixou de contar com essa base e tudo se tornou mais dfícil.

Durante essa qualificação, e num grupo fraquíssimo, a Selecção Nacional não venceu 1 único jogo contra a Finlândia e a Polónia, para além de ter empatado em casa com a Sérvia (quem não se lembra desse jogo e da mítica frase "Eu só estava tentando proteger o menino", depois da tentativa de agressão a Dragutinovic). Só na última jornada é que foi obtida a qualificação, graças a um empate sofridíssimo frente à "poderosa" Finlândia, em casa.

O Euro 2008 foi o que toda a gente se lembra...para esquecer!

A forma como Portugal, nos quartos-de-final, consentiu os golos da Alemanha foi digna de uma equipa amadora...enfim, "tática" Scolari ao melhor nível.

 

Ao ver a notícia do seu despedimento, dei por mim a pensar como é que um treinador "mestre" em táticas, que motiva os seus jogadores com músicas do Roberto Leal (imagino o furor que devem ter feito no balneário do Chelsea) e que põe os jogadores a rezar à Nossa Senhora do Caravaggio não teve sucesso no Chelsea...realmente, nada o fazia prever!

 

publicado por Joca às 20:51
Joca,
Nada a acrescentar, conseguiste explicar o q esse senhor é. Agora deixa-me também que te diga, há que lhe dar os parabéns, conseguiu enganar muita gente. Por outro lado, mostra bem a força e importancia que o FCP tem, pois foi afrontando o FCP que conseguiu reunir forças que sempre o defenderam.
E burro ele não é, são 17 M que meteu ao saco.
AR a 10 de Fevereiro de 2009 às 10:01
Volto a dizer mais uma vez o Scolari que eu me lembre foi o melhor treinador da selecção das Quinas.
Conseguiu uma final do europeu e uma meia final de um mundial. Ganhou algum trofeu, não ganhou, mas pelo menos desde 1966 estes foram os melhores resultados.

Se calhar os meus amigos gostaram mais das quase classificações do Queiros nos tempos em que jogavam jogadores banais como Paulo Sousa, Rui Costa, Figo, J.V.Pinto, F. Couto, J. Costa, V. Baia.

Ou então vibraram mais com as quartos de final do Oliveira (primeira vez) ou com a prestação do mundial do Olivieira (segunda vez) e os passeios pela praia, onde esses jogadores banais ainda jogavam.

Provavelmente gostaram de quase estar numa meia final de um europeu com o Humberto Coelho, onde esses jogadores banais jogavam.

Claro já sei, o Scolari foi o único treinador em 42 anos de história a ter um leque de jogadores fabulosos,todos os outros só levaram com mecos que eram centrais do Barcelona, do FCP, laterais da Juventus, trincos da Juventus, nº10 do Milan, extremos do Barcelona, redes com mais titulos de sempre no mundo, etc etc.

Sejam honestos e não deixem que o vosso ódio ao Scolari vos cegue.
lmb a 10 de Fevereiro de 2009 às 10:30
Eu concordo com tudo o que foi dito acima!
Mas acrescento que este senhor sempre foi bafejado pela sorte!
Conforme dito anteriormente, os jogos de preparação para o euro2004 foram vergonhosos, tirando vitorias largas contra o kuweit e outros que tais, onde o Pauleta marcava golos atrás de golos, sempre que defrontou equipas mais fortes, era uma vergonha para o país..
No euro2004: derrota contra a grécia, uma vitoria tranquila contra a russia e uma vitoria sofridissima contra a espanha.. eliminamos a inglaterra na lotaria dos penalties e dps fazemos um bom jogo com uma vitoria tranquila sobre a holanda. Na final derrota contra a grecia.
Faz um bom apuramento para o mundial2006. Já no mundial e dps de um grupo de caca (angola, mexico e irão), teve um dos jogos mais electrizantes e explosivos dos ultimos tempos, em que dps de muita pancada, Portugal passa a Holanda com um mísero, mas suficiente, 1-0. Dps, a Inglaterra e novamente a lotaria dos penalties. Na meia-final, derrota sem apelo com a França e na atribuição do 3º e 4º lugar, é cilindrado pela Alemanha.
No apuramento para o euro2008 foi uma vergonha, embora tenha tido um grupo muito acessivel, não conseguiu ganhar nenhum jogo aos outros 3 melhores do grupo (Polonia, Servia e Filandia).. Isto a juntar à selvajaria de andar à batatada no jogo contra a Servia!
Já no euro2008, dps de boas vitorias sobre a Rep. Checa e a Turquia, perde com a Suiça e volta a ser cilindrado pela Alemanha.
Assim, friamente, salvam-se as duas vitorias sobre a Holanda e as duas passagens após penalties sobre a Inglaterra. Retive ainda o jogo contra a Espanha e contra a Rep. Checa em fases de Grupos, mas tudo o resto foi muito sofrivel.
Ainda assim, foi idolatrado e pago a peso de ouro enquanto cá andou..
Em Inglaterra, embora desportivamente tenha sido o fiasco que se esperava, financeiramente foi um sucesso!
Só tenho receio é que ainda possamos vir a apanhar com ele novamente.. Se o Queiroz não inverte o rumo dos acontecimentos, temo que o sargentão venha cá chatear-nos novamente!


Spaceship a 10 de Fevereiro de 2009 às 10:39
O meu comentário tinha sido colocado antes do comentário do IKA!
Eu concordei com o que foi dito por AR e Joca!
Scolari não ganhou nada.. chegou longe, mas não trouxe nada.. Avan Grant o ano passado também chegou muito longe em todas as competições, mas não ganhou nada (segundo no campeonato, finalista vencido na champions e na taça de Inglaterra)..
A história é feita de vencedores e de trofeus conquistados e, nesse capítulo, o Scolari conseguiu tanto como o Humberto Coelho em 2000 ou o Otto Gloria em 66..
Spaceship a 10 de Fevereiro de 2009 às 10:44

Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
14
15
16
17
18
21
22
24
25
27
28
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
ele é tudo o que disseram dele e muito mais....tiv...
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO