Sexta-feira, 13 DE Fevereiro 2009

Nos últimos anos, independentemente dos resultados alcançados e das exibições efectuadas, bem como do valor dos seleccionadores (e restante equipa técnica) ou dos jogadores da nossa selecção, tenho verificado duas questões que me preocupam bastante na equipa de todos nós!

 

A primeira põe-se com algo muito simples e que ajuda a enfraquecer o nosso campeonato, é que ano após ano, verificamos que se privilegia os jogadores portugueses a actuar no estrangeiro em detrimento dos jogadores portugueses a actuar no nosso campeonato. As recentes chamadas de Gonçalo Brandão e Eliseu à selecção nacional são mais um exemplo de algo que se passa à anos a fio, ou seja, jogadores que enquanto andaram em clubes portugueses nunca foram considerados como hipóteses para a selecção e quando começam a jogar em clubes estrangeiros são logo convocados.
Ainda esta semana, numa entrevista a um jornal, o jovem sub-21 português Amaury Bischoff (nascido em França, mas filho de mãe portuguesa e pai francês) referiu o seguinte: “Quando saí para o Werder Bremen disseram-me que privilegiariam sempre os jogadores de clubes estrangeiros. Estou muito orgulhoso por jogar por Portugal e a minha ambição é chegar à Selecção principal”.
Quem é que lhe terá dito isso? Passou a ser regra convocar primeiro os jogadores lusos no estrangeiro e só em última instância optar pelos que jogam cá?
 
 
 
Finalmente, a segunda questão é bem mais visível, bem mais mediática e bem mais debatida! Prende-se com a naturalização de jogadores e com a chamada desses jogadores às selecções nacionais. Eu sou contra!
Gosto muito do Deco e do Pepe, mas para mim, eles são brasileiros, não são portugueses… Por mais qualidade que tenham, acho que nunca deveriam ter jogado por Portugal. O Deco tem sido influentíssimo na selecção e ainda no último europeu, foi o melhor jogador da nossa selecção. Embora (muito) mais fracas, temos alternativas para jogarem na sua posição! O mesmo se passa com o Pepe, embora seja um dos melhores centrais, existem outras opções nascidas e criadas em Portugal…
Assusta-me pensar que no futuro a nossa selecção seja maioritariamente constituída por jogadores nascidos no lado de lá do Atlântico… Várias vezes se falou na possibilidade de Derlei ser convocado e mais recentemente apareceram os nomes de Liedson e Paulo Assunção. São ambos bons, são ambos melhores do que aqueles que actualmente jogam nas suas posições, mas não nasceram cá, não cresceram cá!
O fenómeno de se naturalizarem atletas e de os colocar a jogar pelas selecções começa a ser prática corrente um pouco por todo o mundo… Ainda nos últimos mundiais e europeus me recordo do Japão, da Turquia e da Tunísia terem jogadores brasileiros nas suas equipas, da Polónia ter um jogador brasileiro e um africano no ataque, da Espanha com Marcos Senna, da Croácia só não levou Eduardo Silva ao europeu por estar lesionado. Mais recentemente, a selecção mexicana tinha 4 brasileiros naturalizados…
Onde é que isto vai parar? No futuro, serão todas as selecções representadas por brasileiros naturalizados? Passaremos a assistir a jogos em europeus em que o país mais representado será o Brasil? Ou num mundial, a selecção oficial do Brasil terá que defrontar uma selecção de outro país composta apenas por brasileiros, numa espécie de Brasil A contra Brasil B?
Ainda no último europeu (ou mundial, confesso que não me recordo) de futsal, a Itália apresentou-se com uma equipa de 14 jogadores em que 12 tinham nascido no Brasil.
publicado por Spaceship às 15:53

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
14
15
16
17
18
21
22
24
25
27
28
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO