Segunda-feira, 02 DE Março 2009

Realmente o FCP é um clube por onde a crise não passsa. Nos últimos 5 anos só em vendas de jogadores as receitas ultrapassam os 200milhões de euros, e os investimentos em relação a outros clubes a nível de infra-estruturas é menor, uma vez que tem o centro de estágios à borla.

 

Só assim se entende, que esse clube tenha optado por não querer disputar uma prova que lhe poderia render aproximadamente 3milhões de euros.

 

A gestão de PC é exemplar.

 

Porém, nem tudo que parece é.  Segundo noticias de hoje a Sociedade Anónima Desportiva do Futebol Clube do Porto está à beira da falência técnica. Esta situação encontra-se espelhada no relatório e Contas consolidado referente ao primeiro semestre de 2008, divulgado no site da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A própria administração, presidida por Pinto da Costa, dá conta da situação e estuda duas soluções; ou a redução do capital social (75 milhões de euros) para um montante não inferior ao capital próprio (16,3 milhões), ou a realização pelos sócios de entradas para reforço da cobertura de capital.



No caso da SAD portista, os capitais próprios totalizam 16,3 milhões de euros para um capital social de 75 milhões e um passivo total superior a 152 milhões.

 

Os próprios auditores das contas da SAD – a Deloitte & Associados – se mostram preocupados. Num comentário às contas do primeiro semestre, os auditores referem a perda do capital social e salientam ainda o facto de existir "um fundo de maneio negativo", bem como dívidas "a instituições de crédito com vencimento em 2009 no montante de 61,2 milhões de euros, presentemente em fase de renegociação".

 

A Deloitte diz que o futuro da SAD dos dragões está dependente "da manutenção do apoio financeiro de terceiros, em particular das instituições financeiras, bem como do sucesso futuro das operações, incluindo o resultado da alienação de direitos de inscrição desportiva de jogadores".

 

O resultado líquido da SAD portista no primeiro semestre de 2008 foi de 1,4 milhões de euros negativos.

 

Já agora valia a pena pensar nisto!

publicado por lmb às 10:53
Já me pronunciei anteriormente sobre a gestão do F.C.Porto...ao contrário de certas pessoas, não tenho qualquer problema em criticar aquilo que está menos bem no meu clube...
Joca a 2 de Março de 2009 às 13:18
Já agora, o prejuízo da SAD do clube do milhafre, no primeiro semestre da temporada 2008/2009, foi de 9,6 milhões de euros..."só" um pouco superior a 1,4 milhões de euros.
Fico à espera de um post teu sobre este fantástico resultado de Kadaffi dos Pneus, o Gestor...deve ter sido por esquecimento que neste post só falaste nas contas do CAMPEÃO NACIONAL.
Joca a 2 de Março de 2009 às 16:19
Eu apresento a conta dos outros, as do Benfica já foram apresentadas por outro e foram alvo de um amplo debate. Da parte do Benfica, a defesa dessas contas foram feitas de forma brilhante pelo gestor e economista de renome João Nave.

Perante isto, nada tenho a acrescentar.

lmb a 2 de Março de 2009 às 16:52
1 - Estes números só agora foram conhecidos, por isso, acho que a discussão anterior foi sobre outros resultados;
2 - Julgava que tinhas opinião sobre as coisas e pensavas pela tua própria cabeça...pelos vistos, estava enganado...de futuro, acho que até deves deixar de escrever o que quer que seja...quando o Spaceship escrever alguma coisa, parto do princípio que aquela também é a tua opinião...
3 - F.C.Porto - 1,4 milhões de prejuízo; Clube do Milhafre - 9,6 milhões de prejuízo.
Acho que percebo a tua "não resposta"...é o costume.
Quando não há argumentos, desconversas...nada de novo...
Joca a 2 de Março de 2009 às 17:18
Houve alguma confusão.. Eu comentei um post que havia sido colocado à algum tempo sobre um novo empréstimo obrigacionista do SLB. Referi que o mesmo seria para redimensionar a dívida e passar passivo de curto prazo para passivo a longo prazo.. Na altura referi as vantagens desta acção, explicando o porquê de a fazer e quais as consequências.
O problema das dívidas de curto prazo afectava bastante o Benfica e foi "resolvido".. No fundo, isto também se passa actualmente com o FCP, uma vez que segundo o relatório da Deloitte, o FCP tem dívidas a instituições de crédito com vencimento em 2009 no montante de 61,2 milhões de euros e estão a ser renegociadas..
Mas voltando às contas.. Acho que ninguém se pode rir.. Deixo alguns tópicos:

a) Os três grandes clubes portugueses fecharam o 1.º semestre da época 2008/2009 no vermelho.
A SAD do FC Porto apresenta capitais próprios de 16,4 milhões, enquanto a Benfica SAD se fica pelos 13,6 milhões e a Sporting SAD pelos 4,9 milhões.
b) Os portistas foram quem teve mais capacidade para realizar receitas, que atingiram os 31,1 milhões de euros (29,9 milhões no caso do Sporting e 26 milhões no caso do Benfica), mas também foram os mais gastadores, totalizando 35,8 milhões em custos operacionais (23,7 milhões no caso do Sporting e 27,6 milhões no caso do Benfica). Assim sendo, o FC Porto teve 1,4 milhões de prejuízo, o Sporting 2,3 de prejuízo e Benfica 9,3 de prejuízo.
c) Por outro lado, a SAD do Benfica tem o plantel mais valorizado, avaliado em 74,3 milhões de euros, enquanto o FC Porto se fica pelos 64,2 milhões e o Sporting pelos 30,8 milhões. No entanto, a CMVM não permite a actualização do valor dos passes dos jogadores, o que torna o valor dos plantéis muito abaixo do valor do mercado. Assim, o Sporting, com vários jogadores da formação, é o mais prejudicado, pois atletas como João Moutinho ou Miguel Veloso praticamente não têm valor na avaliação do plantel para a CMVM.

Temos todos telhados de vidro.. É preciso ver que para estes números já contribuíram o grosso das receitas da época (as receitas da europa, das vendas de jogadores no verão, as receitas com os lugares anuais e patrocionios)..

PS - Queria alertas para o facto de as contas do FCP serem auditados pela Deloitte, empresa que embora tenha qualidade, fica bem aquém da KPMG, auditora do SLB e para a qual eu já trabalhei.. ;)
Concordo plenamente contigo, todos têm telhados de vidro...
A questão é que, enquanto uns criticam o seu próprio clube, quando isso se justifica (já escrevi um post a criticar a gestão do F.C.Porto), outros acham que a gestão do seu clube é perfeita, apesar de os factos desmentirem claramente essa visão...
Quem não aponta as falhas (mais do que óbvias) do seu próprio clube, não tem legitimidade para falar das dos outros...

P.S.: quanto à confusão de que falas, é apenas mais uma no longo historial do sr. ika...manda coisas para o ar a ver se colam...
Joca a 2 de Março de 2009 às 19:56
Apenas queria dizer, que de económia e gestão o Dr. João Nave sabe mais que eu, logo em termos economicos não me alongo. Alias não fiz qualquer comentário a este relatório, apenas o apresentei.

Mas adianto que o relatório feito ao Benfica ainda não foi tornado público, quando for cá estarei para comentar.
lmb a 3 de Março de 2009 às 09:46
De facto, o Dr. IKA sabe que eu sei que ele sabe aquilo que eu sei.. Ou seja, ele conhece as minhas capacidades e tenta delegar em mim as analises aos numeros..
Em relação à polémica levantada por este post, queria apenas deixar mais dois argumentos para defender o IKA.
Em primeiro lugar, o relatório às contas do FCP foi o primeiro a ser tornado público dos três grandes.. Daí, ter sido este o primeiro a ser postado..
Em segundo lugar, e infelizmente, já à alguns anos (largos anos) que as contas do Benfica têm estado no vermelho.. O Clube foi muito mal gerido na década de 90 e isso deixou marcas que demoram a ser corrigidas, ainda assim, penso que do ponto de vista económico, tem vindo a melhorar (com reduções anuais do passivo e com os três últimos anos a terem dado lucro), mas ainda estamos longe da situação óptima..
Por fim, e uma vez que mais coisa menos coisa, a situação dos três grandes é idêntica gostava de deixar alguns pontos para reflexão:
- Nos últimos anos FCP tem conseguido vender jogadores a preços fantásticos (desde Deco, R. Carvalho, P. Ferreira, Derlei, Maniche, Costinha, Pepe, Andersson, Bosingua, Quaresma,..), sendo sem sombra de dúvidas a equipa europeia que melhores vendas tem conseguido efectuar.. Onde está esse dinheiro?
- O Sporting Lisbon, dps de algumas vendas astronómicas (desde Simão, Viana, Quaresma, Ronaldo e mais recentemente, Nani), enverdou pela contensão financeira e pelo controlo e redução dos custos.. Mas onde se vê isso em relação aos seus concorrentes esbanjadores?
- O Benfica todos os anos faz contratações caríssimas (Cardozo, Di Maria, Aimar ou Sidnei serão as mais recentes) e tirando o Simão, raramente faz vendas assinaláveis.. Mas financeiramente não está muito pior que os seus adversários..
Spaceship a 3 de Março de 2009 às 10:09
Ao senhor Ika . Limite-se a fazer as suas contas de gestão domestica, e não tente relatar algo para o que o sr não tem capacidade.
Por outro lado quando lêr algo na comunicação social, tente ir até ao fim do texto, pois se o senhor se limitar àos cabeçalhos, entra depois em descredito como comentador e ficamos aqui com algo semelhante à TVI em BLOG. Por outro lado é de salientar a capacidade que o senhor tem de apenas escrever aquilo que lhe interessa omitindo o que não interessa, transpareçendo dessa forma o seu fervor clubistico e salientando a sua mundialmente conheçida HIPOCRISIA, pois várias vezes escreveu, e pior afirmou, que é uma personagem isenta que consegue vêr as coisas como elas realmente são, mas tál é mentira, ou um puro devaneio que apenas na sua mente distorcida e doente fará sentido. Por outro deixe de procurar muletas para fundamentar as suas Patetiçes , o Sr. Spaceship comenta aqui de forma fundamentada e bem preparada, facto que de todos nós independentemente do clube que simpatizamos mereçe o maior respeito, isso não quer dizer que o Sr. Ika ao invocar o Sr. Spaceship irá beneficiar da posição de respeito adquirido por ele.

Os meus melhores cumprimentos;
Viva ZAPATA
Exilado de Gibraltar a 2 de Março de 2009 às 22:31
Caro Exilado, vai-me desculpar mas eu não fiz qualquer comentário. Apenas transcrevi o relatório de contas do FCP.

A unica coisa, que nem se pode chamar comentário, na medida que não fiz juizos de valor, apenas questionei, como é que uma SAD com as receitas que referi, pode estar nesta situação, e se pode dar ao luxo de dispensar a luta por um troféu que pode render qualquer coisa como 3milhões de euros.
lmb a 3 de Março de 2009 às 10:08
E continuamos no mesmo rumo de sempre o nosso carissimo conheçido e amigo Xór IKA que demonstra o seu benfiquismo ao responder da forma vaga e omissa. Mais uma vez recebemos um "Baile" efectuado por este senhor que depois de largar as suas bombas, afirma sempre que afinal não foi bem isso que fez, mas foi aquilo, e que numa troca de palavras em jeito de advogado dengoso , pensa que nos "como por lorpas" (dialecto da terra do Jaime Pacheco achei que assentava aqui como uma luva).
Pareçe o ministro da defesa Iraquiano aquando da invasão americana do Iraque a afirmar que as tropas americanas ainda não estavam em Bahgdad, enquanto que na imagem em segundo plano via-se um tanque americano a passear pela cidade,(devia estar a fazer turismo logo não é uma invasão)!!!
Xôr Ika das 3 hipoteses seguintes escolha uma:
- Mude de Atitude
- Mude de Clube
- Ou mude-se para um pais de 3º mundo no ambito de ser declarado ditador, (pareçe que abriu uma vaga na Guiné Bissau)

Melhores Cumprimentos
Exilado de Gibraltar a 3 de Março de 2009 às 13:19

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
18
19
20
24
25
26
27
28
29
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
ele é tudo o que disseram dele e muito mais....tiv...
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO