Segunda-feira, 30 DE Março 2009

 

 

Caros amigos, a selecção das Quinas continua a perder tempo na caminhada para o Mundial. Faltam fazer 5 jogos, e neste momento já dependemos de terceiros para chegar ao 1º lugar, e a continuar assim. muito dificilmente seremos 2º, e a sermos 2º, deveremos ser dos piores 2º dos grupos, e como tal, diremos adeus ao Mundial.

 

Ainda falta muito, eu sei, mas não vejo grande futuro nisto.

 

Num tempo não muito distante, certos amigos meus diziam que agora é que ia ser. O Scolari era mau treinador, apesar de nos ter levado a  uma final de um europeu, classificação para o Mundial e meia-final do Mundial, Classificação para o Europeu. 

 

Agora devem estar contentes, porque agora Portugal voltou a ser o que há muito nos habituou nas classificações para Mundiais e  Europeus. 

 

Vamos lá pegar na máquina de calcular, e fazer contas, e esperar na última jornada ganhar por 10 a uma equipa qualquer, e esperar que noutro campo, haja um empate entre duas equipas por 4-4.

 

Já tinha saudades destas contas, e vocês??

publicado por lmb às 10:36
És tão previsível...estava-se mesmo a ver que ias escrever qualquer coisa deste tipo...

Relativamente ao conteúdo do post, acho que nem merece comentário...é triste haver quem queira que a Selecção Nacional fracasse.

Quanto ao scolari, já disse tudo o que tinha a dizer aqui... http://quartodefensivo.blogs.sapo.pt/38744.html

P.S.1: Uma vez gostas tanto desse treinador brasileiro de 3.ª categoria, espero, sinceramente, que, na próxima época, ele seja treinador do clube do milhafre...era bom demais!!!
P.S.2: Quanto ao hábito de fazer contas, acho que isso é mais comum nos adeptos do teu clube...como estão habituados a ficar para trás na luta pelo título bem cedo, o "matematicamente possível" é a única coisa que resta para continuar a sonhar...
Joca a 30 de Março de 2009 às 14:06
1º Eu quero que a selecção ganhe sempre, não sou como outros.

2º O Scolari teve o seu tempo, e não o queria agora na Selecção, mas quando lá esteve fez um trabalho aceitável, e melhor do que a grande parte dos que por lá passaram.

3ºQuero apenas coerência e rigor nas análises que se fazem. No passado o Scolari foi criticado por muito menos.
lmb a 30 de Março de 2009 às 14:12
Muito bem,
Como ponto prévio, pretendo deixar claro que a campanha para o Mundial não está a correr como o desejado, e que se eventualmente Portugal não se qualificar, é um péssimo resultado. Mas há que entender o que se está a passar.
Já esperava este tipo de atitudes e opiniões, principalmente vindos dos frustrados benfiquistas. Frases do género "mas fico contente...........por n ter jogadores do Benfica associados as vergonhas que temos passado.." eram esperadas (como se no passado recente - leia-se 7/8 anos - o slb tenha muitos jogadores na selecção).
Vejamo de forma objectiva a situação;
O sr scolari nada ganhou por Portugal. Não só não ganhou como construiu não a selecção portuguesa mas sim uma equipa sua. Ou melhor, construiu a "sua" equipa com base numa equipa que acabara de ser campeã europeia, e mesmo assim só depois de pela 1ª vez na história o poís organizador perder o jogo inaugural de um europeu. Esse sr nunca se preocupou com o futura da selecção, nunca olhou para as equipas jovens, envelheceu todo o panorama das selecções. E fala-se da transferência de responsabilidades na formação para os clubes.
Quem critica o Prof. Queiroz esquece que foi ele que criou as bases para todos os seguintes, desde o Artur Jorge, passando pelo Oliveira e pelo brasileiro com a chamada geraçõa de ouro que entrou em ruptura precisamente através do sr scolari. Acabou o pazo de validade dessa geração, e os responsaveis - SR. SCOLARI - nada fizeram para termos novas bases.
Olha-se para a selecção, ou melhor, para o panorama dos jogadores portugueses e não se vê defesas esquerdos, não se vê trincos, não se vê nº 10, não se vê pontas de lança. Nada, apenas um conjunto de jogadores, muitos deles dos melhores do mundo, mas faltam vários jogadores-chave necessários para se construir uma grande equipa.
E desde que o Prof. Queiroz tomou conta da selecção, já muitos bases estão a ser novamente lançadas, o futebol português deixou de ser apenas pensado verdadeiramente por um clube (FCPorto), mas está também a ser pensado pela FPF através da pessoa do Prof. Queiroz. Temos um selecção B, onde se prepara a retraguardo da selecção principal, temos as selecções jovens a formar jogadores devidamente e temos uma selecção "A" onde apesar de tudo não se vêm injustiças, onde são convocados jogadores por serem os melhores no momento da convocatória. E aqui começa um dos problemas do Prof. Queiroz, não convoca jogadores de um determinado clube, porque não os há com qualidade para jogarem na selecção, mas cria imediatamente fogo sobre sí. Aliás, não há nem na selecção "A", poucos na B e quase nenhum nas jovens.
No entanto há ainda pessoas que consideram ser viavel e normal projectos a longo prazo nos clubes, como forma de justificarem épocas miseraveis, mas na selecção, vá se lá saber porquê, consideram que um projecto deve ser não de longo prazo, nem tão pouco médio prazo mas sim de meses. Lamentavel!!
Lembro ainda a máfigura feita por Portugal quer na apuramento quer na última competição em que participou precisamente devido aos problemas que aqui já identifiquei, mas que ninguém queria ver. Portugal não ganhou a nenhuma equipa do seu nivel no último apuramento e depois no europeu...mas disso não se fala.
Por isso, vamos aguardar primeiro pelo fim da apuramento, e depois, vamos ser sérios na análise que tem vindo a ser feita. A verdade é só uma: depois da destruição das bases das selecções, é necessário reconstruir todas as selecções, isso não se faz em meses, vamos dar tempo e fazer análises no fim.

AR a 30 de Março de 2009 às 14:20
Eu nunca fui adepto do Scolari!
Reconheço-lhe mérito ao ter conseguido formar uma equipa unida, sólida e estável. Mas ao mesmo tempo, acuso-o de não ter sabido renovar e rejuvenescer essa mesma equipa…
Reconheço-lhe mérito ao ter atingido a final do campeonato da Europa e a meia-final do campeonato do Mundo. Mas acuso-o de não ter conseguido ganhar um jogo relativamente acessível como a final do campeonato da Europa em casa frente à Grécia…
Reconheço-lhe mérito nos resultados obtidos, mas acuso-o de não ter exibições de encher o olho e de preferir guardar vantagens mínimas ou mesmo empates em vez de procurar ganhar com maior tranquilidade…
Reconheço-lhe mérito por ter atingido os elevados patamares já referidos em cima, mas acuso-o de não ter ganho absolutamente nada, nem de não ter conseguido fazer frente a grandes selecções como a França ou a Alemanha (excluo os bons resultados frente à Holanda na meia-final do Europeu e contra a Espanha na fase de grupos do mesmo Europeu, bem como por ter eliminado duas vezes a Inglaterra na lotaria dos penalties)…
Reconheço-lhe o mérito de ter conseguido criar uma empatia e uma força de apoio massiva em torno da selecção como nunca antes tinha visto!
Posto isto, não será surpresa para ninguém se eu afirmar que não gostei do Scolari na selecção e espero que não o volte a ver a treinar nem a selecção nem o meu clube!
Gosto muito mais de ver a forma como a selecção portuguesa joga agora que é orientada pelo professor Queiroz… É certo que não ganhou nada e tem tido resultados que podem ser considerados maus… É certo que podemos ter o apuramento comprometido e que seria terrível não ter o melhor jogador do mundo no mundial… Mas é certo que a selecção tem jogado um futebol atractivo e vistoso. É certo que a selecção tem jogado ao ataque e tem dominado os seus adversários…
Neste último jogo, gostei da forma como dominou a Suécia e criou inúmeras oportunidades de golo. Acredito que com mais sorte e com um ponta-de-lança capaz teríamos ganho o jogo facilmente. Apenas aponto as substituições como falhadas… Não percebo como é que necessitando de ganhar o jogo, não tenha arriscado mais nas substituições e tenha terminado o jogo com 4 centrais em campo…
Spaceship a 30 de Março de 2009 às 18:15
Em relação à selecção nacional enquanto equipa, gostaria de deixar os seguintes comentários:
Guarda-redes – Penso que estamos bem servidos. Temos vários guarda-redes que estando em forma podem defender com sucesso a nossa baliza. Se tivermos o Quim dos últimos 2/3 anos (e não o desastroso desta época), se tivermos o Eduardo, se tivermos o Beto ou mesmo o Moreira, a dificuldade será na escolha.
Defesa direito – Temos um dos melhores da Europa. Só é pena o Bosingwa estar a atravessar um momento propenso a lesões. Mas temos alguns jogadores que o podem substituir com alguma eficácia, como o Miguel, o Nelson e o Paulo Ferreira. E no futuro, Miguel Lopes.
Defesa esquerdo – Não há! É a primeira grande falha! Durante algum tempo depositei esperanças no Antunes mas o jovem promissor não passou disso mesmo…Nos dois últimos jogos, apareceu uma adaptação que deu relativamente bem conta do recado, mas não me parece muito sólido a defender, não sei se terá sucesso se apanhar um adversário de maior valor pela frente!
Defesas centrais – Mais uma vez, temos dos melhores da Europa… Penso que o problema será a escolha de apenas dois entre Pepe, R. Carvalho, B. Alves, F. Meira, J. Andrade (se recuperar das lesões), Manuel dos Santos, Rolando… enfim, muitas e boas hipóteses.
Trinco – À falta de melhor, concordo com a utilização de Pepe ou F. Meira nesta posição.
Alas – Temos o melhor do mundo, mas discordo dele quando afirmou que se todos jogassem como ele joga na selecção já teríamos ganho troféus… Acho que ele na selecção fica bem aquém do que faz no Man Utd. Mas para além dele, temos o Simão, o Quaresma e o Nani…
Médios centros – Também aqui temos boas opções… Desde Tiago e Maniche, a R. Amorim, R. Meireles, J. Moutinho, P. Mendes… Penso que qualquer um deles, tem qualidade para fazer essa posição preenchendo e pressionando com sucesso os espaços entre o trinco e o n.º 10 e entre os laterais e os alas…
Número 10 – Só Deco tem vingado nesta posição! O problema é quando ele está lesionado ou castigado… Sou de opinião que Danny deveria fazer esta posição e não a de ponta-de-lança. Mas contra equipas mais acessíveis, colocaria aqui o Nuno Gomes, ou mesmo o Postiga!
Ponta-de-lança – A maior dor de cabeça… O Hugo Almeida tem sido completamente inútil… Penso que Nuno Gomes ainda será a melhor opção e espero que Orlando Sá venha a evoluir favoravelmente!
Treinador – Quanto a mim, temos o melhor treinador português… Tirando ele, apenas veria Manuel José como uma boa hipótese…
Spaceship a 30 de Março de 2009 às 18:43
Seleçao nacional.

Nao pude deixar de reparar na forma como se dividem as opinioes, quando se fala da seleçao. Uns falam em bases para o futuro, outros em jogadores, há tambem que faça referencia aos clubes e à influência que estes têm/tinham ou deixavam de ter. o problema maior é que Portugal é um pais de futebol frustrado, nao pela falta de talentos, nao pela falta de bases, talez um pouco pela influência de alguns clubes, mas sobretudo por que nunca ganhamos nada de relevante, e é isoo que tras reconhecimento, que afoga a mágoa de muitos fracassos, que grava o nome na historia e na memoria. Por exemplo a grecia(com letra pequena), nunca teve grandes talentos, nunca jogou um bom e vistoso futebol, nem provavelmente tem bases para o futuro. Mas quando se forem ver o lote dos vencedores de europeus lá está a grecia. O que nós precisamos é de ganhar, e o Scolari trouxe uma mentalidade ganhadora, nao importa se por 1/2 a 0, importa ganhar, nao é o resultado que fica na história, é a vitória.
lukas a 31 de Março de 2009 às 12:05
Seleçao nacional (continuaçao)

Quantos se lembram dos resultados dos jogos da grécia, e da forma como suplantou equipas que jogavam bom futebol como a Rep Checa? Provavelmente poucos. Scolari troxe uma mentalidade ganhadora, conquistadora de títulos, e isso o prof Queirós nao tem, o António Oliveira nao tinha e nem muitos outros que passaram pela seleçao. Com estes senhores é mais do mesmo, bom futebol de ataque, muitas oportunidades desperdiçadas, estar a ganhar por 2-0 a 20 min do fim, e acabar por perder 3-2 com a Dinamarca. Ah e nao esqueçamos a calculadora!... se o Scolari fala-se sem sotaque seria provavelmente considerado o melhor treinador que passou pela seleçao, mas como nao..., só lhe sabemos apontar os erros. E não podemos continuar a usar a aposta na formação e as bases para o futuro como desculpa para o adiar da conquista de títulos( leia-se resultados).Quero também deixar uma palavra de apoio ao prof Queirós cujo mérito lhe reconheço. vai em frente, e leva-nos ao mundial, e se no mundial fizeres uma gracinha, ninguem se irá lembrar do jogo com a Albania. Caso contrário é caso para dizer se Portugal não vai à África do Sul, a África do Sul vem a Portugal, (neste caso à Suíça). Espero que este último comentário tenha sido precipitado e descabido, sinceramente.
lukas a 31 de Março de 2009 às 12:40

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
18
19
20
24
25
26
27
28
29
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador de Visitas
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Este senhor quer tapar o sol com a peneira......ex...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO