Segunda-feira, 20 DE Abril 2009

 

Meus caros,
 
Tinha em mente fazer esta reflexão sobre a Champions que agora terminou para os portugueses através de um comentário num dos anteriores Post. No entanto, agora que li os diversos comentários existentes, tantas são as asneiras e demonstração de inveja a tentarem diminuir o trajecto do FCP, que me sinto na obrigação de aqui expressar a minha opinião.
Na fase de grupos, e depois de um início difícil em virtude do natural crescimento da equipa, lembro que no 11 base do FCP existem 7 jogadores novos relativamente ao ano passado, terminou de forma brilhante vencendo o grupo onde estava apenas o Arsenal, representante da Liga inglesa. Liga essa que por sinal tem 3 dos seus 4 representantes entre as 4 melhores equipas da Europa, sendo que uma foi eliminada porque uma eliminatória foi jogada entre duas equipas inglesas. Mas estava ainda um clube turco e o campeão Ucraniano que por sinal está ainda na difícil Taça UEFA, e que eliminou uma equipa a qual não sei ainda hoje o nome, mas que jogou e venceu tranquilamente um outro clube português.
Uma vez ultrapassado grupo (recordo que é o segundo ano consecutivo que o FCP vence o seu grupo) apanhou uma equipa espanhola, o Atlético de Madrid, recheada de grandes jogadores, considerada no início da época uma das favoritas à conquista da Champions pelo José Mourinho. Lembro ainda que, o At. Madrid não perdeu um único jogo em toda a competição. Acrescento a isto, os inúmeros elogios feitos ao FCP pela imprensa internacional após essa eliminatória, inclusivamente a imprensa espanhola, tão conhecido por menosprezar tudo o que é lusitano.
De seguida, o sorteio dita o Man. United. Estamos a falar “apenas” do actual campeão Europeu, campeão Mundial, líder da “tal” Liga Inglesa e que entre outros enormes jogadores tem o actual melhor jogador do Mundo! Equipa jeitosa, digo eu.
Nessa eliminatória, o FCP joga-a de forma desinibida, de olhos nos olhos, ao ponto de vários jogadores do M.U. terem referido que foi a melhor equipa que jogou este ano no Teatro dos Sonhos. E como ficou resolvida a eliminatória:
·        Através de um golo do outro mundo, de um génio, que não me canso de referir é considerado o melhor do Mundo;
·        Num jogo onde, depois de 15 minutos brutais de uma grande equipa, a melhor do mundo, o FCP começava a equilibrar e perde o cérebro da sua equipa Lucho;
·        E ainda assim, o jogo e a eliminatória foi jogada até ao último minuto, ou seja, foi a eliminatória dos ¼ mais equilibrada;
·        Em conclusão foi decidida através de um golpe de génio só ao alcance dos sobredotados.
 
Ora, tendo em atenção estes factos, e mesmo tendo como certo que para o FCP e seus adeptos não existem vitórias morais, tendo em atenção a realidade julgo que todos os portistas têm de estar satisfeitos com a prestação da equipa. Mostrou mais uma vez ser uma grande da Europa, e já não digo o que os resultados demonstram, ser uma das 8 melhores, mas sim, estar de factos entre uma das melhores equipas da Europa. Só alguém alucinado, pode por isto em causa, mais ainda quando se olha para as 4 semi finalistas e lá estão 3 equipas daquela Liga inglesa e o Barcelona. Não fica mal a ninguém não ter entrada nessas quatro.
A acrescentar a este facto que já não é pequeno, saliento ainda com contentamento o crescimento da equipa e de jogadores que no ano passado estavam a jogar em clubes menores, apenas sonhavam jogar na Champions, e são vários os exemplos tais como, Hulk, Cissocko, Fernando, Rolando, Sapunaru ou Rodriguez, entre outros, com uma média de idades muito baixa, aliás a segunda mais baixa das 8 melhores equipas da Europa.
Assim, apenas lamento que a inveja cegue alguns, que apesar de tudo o que já descrevi, tenta tirar mérito à campanha do FCP. A esses apenas recomendo “Alibut”.
Até para o ano..para alguns, claro...
publicado por AR às 20:02
Há pessoas que vivem completamente desfasadas da realidade...só pode ser a frustração de ser adepto de um clube menor.
É ridículo ver um adepto do clube do milhafre a tentar criticar os resultados do F.C.Porto...só esta época, esse pequeno clube de um bairro de lisboa, foi humilhado por "colossos" como o Metalurg (continuo a não saber se é assim que se escreve) e o Olympiakos...até dá pena.
Joca a 20 de Abril de 2009 às 21:18
Eu sempre apoei ferverosamente todas as equipas portuguesas nas competições europeias! Quer fosse o meu Benfica, quer fosse o FCP, o SCP, o Braga, o Guimarães ou o Setúbal, eu sempre puxei pelas equipas lusas, exaltando quando marcavam golos e sofrendo quando elas sofriam golos.
Referi aqui que o FCP fez uma boa campanha! Ficou em primeiro no Grupo e caiu nos quartos frente ao campeão europeu em título! Apenas lamentei a pesada derrota com o Arsenal no primeiro jogo e o facto de não ter conseguido materializar em golos a superioridade que teve em relação ao Atlético! Para a história ficam dois empates, mas na nossa memória ficam dois excelentes jogos!
Fui muito crítico em relação à carreira do SLB na europa! De positivo apenas o facto de ter eliminado o bem o Nápoles (que na altura comandava o campeonato italiano) e um empatezeco em Berlim. Tudo o resto foi demasiado mau.
Em relação ao SCP, assinalei o facto de ter passado pela primeira vez a fase de grupos! Acho que cumpriu a obrigação de ganhar os dois jogos à equipa suiça (claramente abaixo do seu nível), surpreendeu ao ganhar ambos os jogos aos ucranianos (ambos os jogos foram muito disputados e nivelados), mas depois borrou a pintura toda ao sofrer pesadas derrotas com Barça e Bayern, mostrando que ainda não tem nível para jogar com os "tubarões".
O Braga fez uma caminhada histórica, desde a taça intertoto, passando todas as eliminatorias ate aos Grupos onde, entre outros, apanhou o Milao e depois nas eliminatórias seguintes continuou a sua fantástica carreira!
O Guimarães teve azar nos seus jogos, quer no acesso à champions, quer no acesso aos grupos da UEFA e acabou fora..
O Setúbal foi afastado com duas derrotas!
Por fim, gostava apenas de lamentar opiniões que aqui foram deixadas em que se atacaram outros clubes para se minimizarem os maus resultados dos seus próprios clubes ou para agigantar ainda mais os resultados dos seus clubes. Em termos europeus, qualquer equipa lusa deveria merecer o apoio de todos, no fim, todos ganhamos com os bons resultados das nossas equipas!
Spaceship a 21 de Abril de 2009 às 10:54
Mas em que é que ficamos caros amigos.

A vossa incoerência já chateia.

Andam sempre a dizer que são um grande clube europeu e depois contentam-se com uma mera chegada aos Quartos.

Isso é lamentável. É a eterna pequenez.

Ide perguntar aos adeptos do Liverpool, da Juventus, do Inter, do Bayern, do Real Madrid, se ficaram contentes ou orgulhosos com a campanha europeia das suas equipas!?

A resposta será não, porque eles realmente são adeptos de um grande clube europeu, coisa que o FCP não é.

Contudo esta vossa reação de orgulho tem a vantagem de mostrar que vocês estão assumir que não são grandes, e limitam-se a ficar contentes porque chegaram um bocadinho mais longe.

Além do que a prestação do FCP não foi brilhante como a tentam pintar. Foi o suficiente para chegar aos Quartos, porque passar uma eliminatória com dois empates com o 5º de Espanha, não poderá nunca ser aplidado de brilhante, mas apenas de suficiente.

Mais, para uma prestação ser brilhente, aceita-se que em casa esse clube apenas tenha conseguido vencer o 5º da Turquia e os juniores e reservas do 4º de Inglaterra??

Em cinco jogos conseguiram perder 2, empatar 1. Isto é brilhante??

Vir dize que a eliminatória teve até à última em discussão é para rir e é de uma grande lata. O Man United a partir dos 6m, teve sempre o jogo controlado, inclusivé no fim da primeira parte podia ter resolvido de vez a eliminatória, quando um jogador do Man United em cima da linha do golo manda para o céu a bola. Ou ainda a defesa na 2ºparte do Helton mesmo no fim a evitar o 2º golo do Man United. O van der Sar não fez uma defesa para além de agarrar uns remates à figura.

Metam a viola no saco, e vão ver as meias-finais a casa do Jesualdo, que da última vez viu o jogo sem companhia.
lmb a 21 de Abril de 2009 às 11:26
Tanta frustração...deve ser mesmo difícil ser adepto de um clube que não ganha nada e é constantemente humilhado...
Para finalizar, deixo-te, mais uma vez, um conselho de amigo...se queres ser feliz e deixar de ser frustrado, muda de clube...ainda estás a tempo.
Joca a 21 de Abril de 2009 às 11:37
SLB, SLB, SLB, SLB, SLB, SLBBBBBBBBBBBBB
GLORIOSO SLB, GLORIOSO SLBBBBBBBBBB
Fantas a 21 de Abril de 2009 às 19:04
Gostei do post, serio e objectivo.
Gostei do facto de nao atacar ninguem para defender a propria causa.
Aqui faço minhas as palavras do spaceship. Queria so deixar um reparo, qual é o problema do ika com o ser grande ou nao? Nao percebo essa fixaçao com o tamanho e em atacar gratuitamente o fcp!
lukas a 22 de Abril de 2009 às 11:48

Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
16
17
19
21
25
26
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO