Sexta-feira, 24 DE Abril 2009

 

No dia 23 de Abril de 1982, tomava posse, como o 33.º Presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa.

De então para cá muita coisa mudou, para felicidade dos portistas e tristeza dos outros.

Amado por uns, odiado por outros, Pinto da costa é, sem qualquer dúvida, o dirigente desportivo de maior sucesso da história do futebol mundial.

Precisou apenas de 5 anos para transformar um clube regional (há que admiti-lo) num clube de dimensão internacional, com a consquista da Taça dos Campeões (e da Supertaça Europeia e Taça Intercontinental) em 1987.

Podia ter saído em ombros (chegou mesmo a dizer que não se recandidatava), mas a verdade é que continuou e o F.C.Porto continuou a somar títulos atrás de títulos.

No decurso da sua presidência, o F.C.Porto conquistou 46 títulos de futebol sénior, a saber:

 - 16 Campeonatos Nacionais;

 - 9 Taças de Portugal;

 - 15 Supertaças;

 - 2 Ligas dos Campeões;

 - 2 Taças Intercontinentais;

 - 1 Taça UEFA;

 - 1 Supertaça Europeia.

Durante esse mesmo período de tempo, o clube dos milhafres conquistou 18 títulos e o clube que tem por casa o maior quarto-de-banho do mundo conquistou 14 títulos...somados, atingem apenas 32 títulos, ou seja, nem juntos esses dois clubes chegam aos calcanhares do F.C.Porto.

Para além do sucesso desportivo (que não se cinge apenas ao futebol), o F.C.Porto tem, hoje, um fantástico estádio, um novo pavilhão e um centro de estágios, ficando a faltar, apenas, uma piscina e um museu.

Tendo já anunciado que se vai recandidatar a um novo madato, Pinto da Costa irá, seguramente, concluir esses dois projectos e continuar a fazer aquilo que faz melhor...levar o F.C.Porto a novas conquistas.

 

publicado por Joca às 15:35
Há que dar os parabéns e reconhecer que acima de tudo, é um presidente vitorioso, que conseguiu transformar um clube regional num clube de topo. Durante estes 27 anos ganharam mais títulos do que nos restantes 70 e tal anos de história do clube!
Há que reconhecer o mérito e o valor de quem ganha!
No entanto, gostaria de chamar a atenção que nem tudo são rosas..
Embora tenham uma excelente gestão desportiva em que todos os anos vendem dois ou três jogadores para os colossos europeus sem que isso se traduza no enfraquecimento da equipa porque todos os anos conseguem ir buscar dois ou três jogadores que fazem esquecer os seus antecessores, é preciso lembrar que ganham largos milhões nas vendas e gastam apenas milhares (ou pouquinhos milhões) nas compras, mas a diferença obtida não tem servido para colmatar ou diminuir o passivo do clube... Logo onde anda o dinheiro ganho?
Além disso, é preciso lembrar que esta será uma das personagens do mundo do futebol que mais polémica tem gerado e que mais episódios "estranhos" tem protagonizado.. Desde o pagamento de férias no Brasil a arbitros a ter recebido em sua casa arbitros nas vésperas de jogos..
De qualquer modo, quer se goste ou não, tornou o seu clube vitorioso e para os seus adeptos, é isso que interessa!
Nas competições europeias, tb eu sou adepto do FCP e por esse motivo, agradeço os feitos que conseguiu!
Bem hajam!
Spaceship a 24 de Abril de 2009 às 17:37
Meus caros,
como já disse em comentarios anteriores, " é chato" que quando os senhores adeptos do fcp e slb respectivamente se atacam como caes raivosos uns aos outros, teimem em chamar ao barulho o Sporting. Para responder à altivez do senhor joca, que anda de peito inchado, mas nao tem vergonha na cara, quero deixar aqui a dinamica de vitoria do fcp nos ultimos anos:

Pinto da Costa... corrupçao

Corrupçao....titulos

Titulos....Europa....Dinheiro....Titulos

Com dinheiro compram-se bons jogadores.... Que ganham jogos e titulos e quando esses bons jogadores, nao ganham, nao há problema.... Mais corrupçao... Viagens pagas aos arbitros...Envelopes... E... vitorias outra vez.... Mais dinheiro

Mais bons jogadores...Europa.... Milhoes....Muito facil nao é?Assim qualquer um mafioso consegue, só que nos nao somos mafiosos e nem queremos. Sucesso a todo o custo nao é o nosso lema, o vosso talvez!
lukas a 27 de Abril de 2009 às 13:48
Há posts que ate dão nojo.
lukas a 27 de Abril de 2009 às 13:54
Caro lukas, cada um é livre de expressar as suas ideias da forma como quer, dentro dos limites da boa educação e do civismo.
Nem todos temos que concordar ou aceitar as ideias dos outros.
No entanto, mesmo eu como benfiquista tenho que admitir que o Senhor Pinto da Costa fez um trabalho notável no clube, transformando-o num campeão crónico.. Para ele, os meios justificam os fins! E temos que concordar que no final será apenas isso que conta. Por um lado não se conseguem provar determinadas falcatruas e por outro lado, daqui a trinta anos, ninguém se vai lembrar de envelopes, viagens ao brasil ou que quer que seja, apenas se vão lembrar que durante a presidência do Pinto da Costa, o FCP conquisotu os 46 títulos referidos no post.
Que me interessa que o Benfica todos os anos contrate grandes vedetas se depois eles não dão uma para caixa?
Que me interessa que o SCP tenha uma academia brutal se vende os talentos precocemente sem nada terem ganho pelo clube e q depois ainda vêm brilhar para os adversários (casos de Simão no Benfica e Quaresma no FCP)?
No fim do dia, a história só fala dos que ganham, não fala dos que jogaram melhor ou dos que quase ganharam..
Spaceship a 27 de Abril de 2009 às 14:20
Na realidade, Pinto da Costa ficará sempre para a história como sendo o mais bem sucedido dirigente de futebol a nível mundial. Não sou em que o digo, mas sim os números que o revelam.
Admito também que para os seus adversários seja um verdadeiro tormento. E por isso toda a inveja e acusações sem fundamento de que é alvo. Sempre os adeptos dos clubes que mais perderam com a chegada de Pinto da Costa ao poder do FCP irão tentar diminuir os seus feitos apelando a um sem número de argumentos sem sustentação factual e muito menos jurídica (nem vale a pena estar a enumerar os casos que já foram julgados e considera absolvido, pois sempre dirão que não se fez justiça, mas quando referem decisões dos pseudo "tribunais" desportivos, bem instruídos por outras força aí essas decisões já são de inteira justiça), mas isso para a história pouco importa.
Hoje, o FCP é de longe o maior e melhor clube português, devidamente consolidado, e isso deve-se a um grande líder: Pinto da Costa!!
Venha mais um mandato...
AR a 27 de Abril de 2009 às 16:00
Concordo plenamente quando se diz que o sr Jorge Nuno é um grande dirigente desportivo, sem duvida. A forma como transformou o fcp de um clube regional ( e nao sou eu que o digo) num clube de gabarito europeu e mundial é deveras impressionante. Mas convenhamos tambem, que como o caro AR disse, esse dito senhor ja foi, e tem sido ao longo dos anos alvo de inumeros processos judiciais. Porque será? Desde que escrvo neste blogg, ontem foi a primeira vez que me pronunciei sobre este facto, e espero não ter de o fazer novamente. Apenas o fiz porque o senhor joca vem gozar com os sportinguistas referindo-se ao nosso estadio como a maior casa de banho do pais, ou do mundo, ja nao me lembro. Bem hajam!
lukas a 28 de Abril de 2009 às 11:57
Ah! e caro spaceship quando quiseres dar liçoes de boa educaçao e civismo, deves ir ter com o sr joca. Obrigado
lukas a 28 de Abril de 2009 às 12:14

Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
16
17
19
21
25
26
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO