Quarta-feira, 27 DE Maio 2009

 

Aproveitando o facto de o meu amigo Joca estar a publicar Post´s relativos a estádio míticos, hoje venho aqui falar sobre o Estádio Nacional. Esta referência também se justifica porque se aproxima a final da taça de Portugal a ser aí disputada. Aliás mais por isso do que por se tratar de um estádio mítico…
Na verdade de Estádio Nacional só mesmo o nome. Não há qualquer outra justificação, dadas as miseráveis condições existentes no estádio icon do regime Salazarista. E digo isto com toda a certeza, pois já vivi a experiência de lá ver uma final da Taça. Em Portugal, e depois do Euro 2004 existem pelo menos 10 estádios (nem precisamos de falar dos novos) com condições para a realização de jogos de futebol, bem como consições de segurança incomparavelmente melhores que este estádio também conhecido como estádio de Oeiras.  
Por outro lado, se de facto este estádio reúne todas as condições para um bom espectáculo, porque razão a Selecção Nacional não disputa os seus jogos lá?? Ou pelo menos ou treinos, porque não faz os estágios naquelas instalações??
Na verdade não há uma única razão para se manter esta ridícula tradição de se jogar a final da Taça de Portugal, a 2º competição mais importante do panorama futebolístico naquelas instalações. É uma evidência tão clara que já nem o presidente da Federação Portuguesa de Futebol a tenta iludir, reconhecendo-a, lamentando-a, mas aceitando-a como uma inevitabilidade.
De resto, a falta de condições do Estádio Nacional para receber a final da Taça de Portugal é uma evidência tão evidente que, tenho cá para mim, se não fosse Pinto da Costa a reclamar a mudança de palco todos os anos, a coisa já seria consensual. Afinal, em Portugal qualquer coisa é melhor do que admitir que Pinto da Costa possa ter razão, não é?  
Mas continua-se a levar o tão típico garrafão de vinho, o farnel, e a urinar no pinheiral, que os (in)responsáveis irão continuar a assobiar alegremente para o ar.
Até breve,
 
publicado por AR às 14:45
Sei que a minha opinião é contrária à maioria dos portistas, mas acho que a final da Taça de Portugal deve ser sempre no Estádio Nacional.
Se a Taça de Portugal ainda tem algum carisma, isso deve-se ao facto de a final ser no Estádio Nacional...se fosse noutro estádio qualquer, perdia toda a piada.
É certo que o Estádio Nacional não tem as condições que têm os estádios construídos (ou remodelados) para o Euro 2004, mas eu acho que, apesar disso, a final deve continuar a ser lá.

P.S.: deixo apenas uma informação adicional...o Estádio Nacional é o único estádio português que já recebeu uma final da Taça dos Campeões...o Celtic, cuja equipa ficou conhecida como os "Lisbon Lions", venceu o Inter.
Joca a 27 de Maio de 2009 às 15:17
Caro Joca,
Não considero esta situação assim tão redutora que se deve singir aos portistas, mas sim a quem gosta de futebol, como um grande espectaculo e com as medidas de segurança minimas.
Que carisma tem jogar num sítio onde não há casas de banho e onde se apanha-se chuva?? É que só quem lá esteve sabe o que aquilo é. Nem tão pouco se pode comparar aos novos estádios, é uma comparação impossivel dadas as enormes diferenças.
Se tem tanto carisma, porque não joga lá a selecção? Até Inglaterra que tinha wembley, construiu um novo, país de enormes tradições em todos os aspectos.
E porque que gostas do novo estádio do dragão, as antas é que tinha carisma...Vamos ser razoaveis..tudo tem o seu tempo, e quando vejo estádios de nivel europeu e mundia como o de Aveiro, Leiria, Algarve e mesmo Coimbra quase abandonados, mais impressão me mete esta inaceitavel teimosia. Enfim, o triste fado português...
AR a 27 de Maio de 2009 às 15:58
Hipocrisia tem limites.....

Desde sempre que o Pinto da Costa protesta com o Estádio Nacional....muito antes dos estádios do Euro.

Antigamente quando o Estádio Nacional tinha condições praticamente idênticas ao estádio das antas, era porque o Estádio ficava em Oeiras, agora é porque não tem condições.

Isto demonstra um provincianismo do Pinto da Costa desde sempre.

Quanto ao resto assino por baixo o que o Joca diz.

lmb a 27 de Maio de 2009 às 18:20
Pessoalmente gosto muito do Estádio Nacional do Jamor! Considero que faz parte da nossa história, da nossa cultura e da nossa tradição futebolística! Foi inaugurado em 1944 e desde 1946 que é o palco da final da taça de Portugal (foi disputada uma vez no antigo estádio José Alvalade e quatro nas Antas).
Sempre me habituei a ver as finais a serem disputadas nesse espaço único que permite as verdadeiras romarias do genuíno povo português que toma de assalto as matas circundantes para fazerem os seus piqueniques e festas. Algo que só ali é possível, sendo impensável que algo similar pudesse acontecer caso a final fosse disputada num estádio no centro de uma cidade.
Sendo muito perto da casa dos meus pais, muitas vezes assisti a jogos neste estádio, não só as finais da taça de Portugal (cheguei a ir ver finais mesmo sem o Benfica estar presente), mas também vi jogos do campeonato nacional na altura em que o SLB esteve a construir o novo estádio e esteve temporariamente sem estádio próprio, actuando em casa no Estádio Nacional.
Claro que assisti a situações verdadeiramente caricatas como por exemplo, pessoas a assistirem a um SLB – SCP do campeonato nacional com bilhetes do Salgueiros – SCP de um jogo do campeonato nacional da época anterior e terem passado por toda a segurança e controlos existentes na altura!!!
Obviamente que lamento o facto de o Estádio Nacional estar completamente ultrapassado em questões de segurança e conforto. Obviamente que lamento o facto de ser um desperdício financeiro enorme manter um estádio onde apenas se disputa um jogo de futebol por ano. Obviamente que lamento a não utilização do estádio pelas selecções treinarem ou estagiarem..
Acho que o Estádio Nacional deveria receber obras de melhoramento e modernização para que acolhesse os jogos da final da taça com maior dignidade e ao mesmo tempo que pudesse servir de casa às selecções nacionais (desde a selecção A até aos escalões de formação) para que aí se reunissem, treinassem e estagiassem.
No entanto, e em relação aos jogos da selecção nacional A, considero que o actual modelo em que se privilegia a rotatividade de estádios e cidades é benéfica para aproximar a selecção e os jogadores a todos os portugueses e não apenas aos lisboetas e aos portuenses..
Spaceship a 27 de Maio de 2009 às 18:37
Em primeiro lugar, queria dizer que acho que gastar uns milhoes de euros, ainda por cima nestes tempos de crise, me parece desadequado, para um estadio que recebe apenas um jogo por ano.
Depois gostaria tambem de concordar com aquilo que o spaceship disse, o estadio do jamor,apesar de velho e com poucas condiçoes, faz parte da mistica da taça, é impossivel nao associar a taça ao Jamor.
Sublinho tambem que o Jamor nao deve ser " a casa" da seleçao, "a casa" da seleçao como disse o spaceship é Alvalade, a Luz, O Dragao, Coimbra, Algarve e etc...
Será que se o Jamor fosse mais para o norte este post tinha sido escrito neste tom critico, e ironico?
Fica no ar a pergunta.

Saudaçoes a todos.
lukas a 28 de Maio de 2009 às 12:19
Eu acho que o Estádio Nacional devia ser remodelado de forma a permitir que o publico presente desfrutasse de melhores condições em termos de segurança e conforto.
Mas o estádio deveria ser rentabilizado e para além da final da taça de Portugal, deveria também acolher mais jogos como a supertaça Cândido de Oliveira e a final da taça da Liga.. Além disso, poderiam ser organizados torneios particulares durante a pré-época..
Adicionalmente, todas as selecções nacionais deveriam utilizar o Estádio Nacional nas suas concentrações, nos estágios e nos treinos, partindo depois para outras cidades / estádios para aí realizarem os seus jogos..
Finalmente, poder-se-ia ainda utilizar o estádio para outros eventos como por exemplo para as corridas de automobilismo que se disputam no estádio da Algarve e no Dragão ou para concertos..
Enfim, melhorar e beneficiar algo que está ultrapassado, mas dar-lhe maior utilização e rentabilização!
Spaceship a 28 de Maio de 2009 às 14:39
Esta agora? fazer corridas de automovel no estadi do jamor? Fazem-se corridas no estadia do algarve? ou sera no autodromo?Se é no estadio para que é que se gastou tanto dinheiro no autodromo? E no dragao fazem-se corridas automobilisticas!?( as palavras que me obrigm a escrever!) Nunca de tal ouvi falar! As coisas que se aprendem aqui...
lukas a 29 de Maio de 2009 às 12:22
Devias começar a ler jornais...
Este ano, e pela segunda vez, uma etapa do rali de Portugal realizou-se no estádio do Algarve.
No primeiro fim-de-semana de Junho, vai-se realizar no Estádio do Dragão uma corrida com campeões do passado tais como Carlos Sainz e Massimo Biasion...
É uma prática comum também no estrangeiro...já teve lugar no Stade de France, Wembley...

Joca a 29 de Maio de 2009 às 12:33
Como o post é meu, não me ficava bem continuar a comentar. Mas ontem vi um texto de opinião sobre este tema interessante do jornalista Fernando Santos que aqui vou deixar:

"Curioso: não há uma única voz a classificar o Estádio Nacional como recinto perfeito para a final da Taça
O povo aprecia piqueniques e a hipótese de surgir em imagens apelativas das televisões; as casas de banho são poucas e disfuncionais, mas… sempre há zona de abundantes arbustos no Jamor. A dicotomia, embora reducionista, é a bastante para todos os anos, por esta altura, se reabrir a discussão sobre o local da marcação da final da Taça de Portugal.
Assiste-se a um braço-de-ferro, apesar de inquinado. De facto, a disputa opinativa sobre a marcação do jogo decisivo da Taça para o Estádio Nacional dá jeito a argumentações serôdias, juntando-se-lhe um elemento de arremesso demagógico - o geográfico -, mas em contraciclo com uma verdade irrefutável: o Estádio Nacional não dispõe de condições de segurança bastantes para evitar a necessidade de a própria polícia rotular qualquer jogo ali disputado como de "risco elevado" - o que diz tudo.
Interessante: se a UEFA ou a FIFA chumbariam sem olhar para trás a realização de um jogo oficial da Selecção ou das competições europeias no Jamor, por que carga de água se usam critérios benevolentes para um jogo de carácter nacional?
A resposta é simples: os padrões de exigência em Portugal estão a preço de saldo, e sucessivas assembleias gerais da FPF não tiveram até agora a coragem de fazer o óbvio: retirar, dos estatutos, a obrigatoriedade de a final da Taça ser no Estádio Nacional, enquanto este não for alvo de melhorias infra-estruturais inequívocas. No próximo ano regressará o tema. Por agora é tempo de desejar uma 69.ª edição, a de hoje, sem problemas."

E com isto termino a discussão sobre este tema.

AR a 1 de Junho de 2009 às 16:22
O xô Lukas !!!!! Antes de escrever algo convêm ter a certeza do que vai dizer!!!

Para seu entretenimento recomendo os seguintes links:

WRC Portugal @algarve stadium
http://www.youtube.com/watch?v=6b8xJlRl4fQ&feature=related

Race of Champions 2008 Wembley Arena
http://www.youtube.com/watch?v=wf6VnAuV-z0&feature=fvsr

Race of Champions @ Dragon Stadium (6/7 of June Regional Final)
http://www.raceofchampions.com/media/press-releases/93/
Exilado de Gibraltar a 1 de Junho de 2009 às 16:44

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
15
16
17
23
25
26
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO