Segunda-feira, 08 DE Junho 2009

Muito se tem falado de craques e de eternas promessas, mas eu gostaria de trazer à baila uma personagem que sempre me intrigou bastante.. Jordi Cruyff!

Para mim, sempre foi um jogador perfeitamente banal e se não fosse filho de quem é, nunca teríamos ouvido falar dele.. Mas graças ao seu “paitrocínio” conseguiu ser um jogador com algum destaque, tendo passado por alguns dos melhores clubes do mundo (Barcelona e Man Utd, os dois últimos finalistas da Champions) e por uma das melhores selecções europeias (Holanda).
Mas vamos aos factos:
Jordi nasceu em 1974 em Amesterdão, mas passou os primeiros anos de vida na Catalunha, enquanto o seu pai jogava no Barça. Em 1981, a família regressou à Holanda e Jordi (com 7 anos) entrou para a academia do Ajax.
Em 1988, Johan Cruyff foi apontado treinador do Barça e Jordi começa a treinar nas camadas jovens do clube catalão. É aqui que ele se define como um médio atacante ou segundo ponta-de-lança.
Em 1992 chega à equipa B do Barcelona e na segunda divisão faz 51 jogos e 16 golos em duas épocas. Entretanto surge uma das melhores fases de sempre da sua carreira, é que aos 20 anos, é chamado (pelo pai) a integrar o estágio de pré-epoca do Barcelona na Holanda e o jovem Jordi faz dois hattricks seguidos, contra o Groningen e o De Graafschap.
Assim, em 1994, Jordi entra para o plantel principal do Barcelona. Vai jogando com alguma regularidade pela equipa treinada pelo pai, mas quando este é despedido, Jordi deixa de jogar e termina a época sem ser convocado. Ainda assim, em duas épocas, fez 11 golos em 41 jogos e ganha uma Supertaça de Espanha.
Muda-se para o Manchester United por 1,4 milhões de libras em 1996. Ainda faz um início prometedor marcando um golo no segundo e outro no terceiro jogo em que participou, mas uma lesão no joelho, impede-o de fazer quase meia época. Ainda regressou perto do final da época e voltou a fazer uns joguitos razoáveis no inicio da época seguinte, mas uma nova lesão fez com que perdesse o lugar na equipa e em Janeiro de 1999 é emprestado ao Celta de Vigo.
Na equipa da Galiza, fez apenas 8 jogos e marcou um único golo.
Na época seguinte (1999-2000) volta ao Man Utd, mas pouco ou nada jogou. No total, esteve 3 épocas e meia no Man Utd, fez 34 jogos e marcou 8 golos, ganhou dois campeonatos e duas supertaças de Inglaterra.
Em 2000, regressa a Espanha para jogar no Alavés e volta a ter um momento de ouro na Final da Taça UEFA em 2001 contra o Liverpool. O clube espanhol esteve a perder 2-0 e 3-1, mas num jogo verdadeiramente emocionante, Jordi marca aos 89 minutos e empata a partida a 4 golos, mas no prolongamento, o Liverpool marca e leva a taça. Jordi, manteve-se 3 anos no Alavés, fez 94 jogos e marcou 7 golos.
Ainda joga uma época no Espanhol de Barcelona, onde jogou 30 partidas e fez 3 golos.
Em 2004, volta ao Barcelona B e faz 31 jogos (marcando 9 golos) em duas épocas.
Na época de 2007-08 joga 28 partidas pelos ucranianos do Metalurh, mas não conseguiu marcar nenhum golo.
Recentemente assinou um contrato com a equipa maltesa de Valletta, onde acumulará as funções de jogador e treinador adjunto.
De referir ainda que durante o ano de 1996, Guus Hiddink resolveu chamá-lo à selecção holandesa, e participou em alguns amigáveis e no Euro 96, onde conseguiu marcar o seu único golo pela Laranja Mecânica contra Suíça. No total fez 9 jogos pela sua selecção, todos em 1996.
De salientar ainda que entre 1995 e 2004, participou ainda em 9 jogos amigáveis ao serviço da selecção da Catalunha (marcou 2 golos).
Posto isto, os números mostram bem foi um jogador mediano. Despontou e jogou bastante no Barça, enquanto foi treinado pelo pai.. Conseguiu notoriedade suficiente para ir para Manchester, mas depois, foi sempre a descer e nunca conseguiu assumir-se com jogador preponderante nas equipas mais fracas que representou.. Penso que se tivesse um apelido diferente, nunca o teríamos conhecido..
publicado por Spaceship às 12:31

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
20
21
22
24
25
27
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
ele é tudo o que disseram dele e muito mais....tiv...
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO