Segunda-feira, 15 DE Junho 2009

 

Nasceu no Recife a 30 de Janeiro de 1975 com o nome de António Augusto Ribeiro Reis Júnior, mas ficou conhecido como Juninho ou Juninho Pernambucano (porque na altura em que ele se começou a tornar conhecido, havia já outro Juninho a dar cartas no mundo do futebol).
A jogar no meio campo ofensivo, destacou-se como excelente assistente para golos e exímio marcador de livres. Ao longo da sua carreira, apenas conheceu 3 clubes e conseguiu a proeza de ter sido o único jogador a participar em dois jogos oficiais no mesmo dia em países diferentes!
Curiosamente, começa a sua carreira no futsal, jogando no Sport Recife. Mas aos 18 anos, passa para a equipa principal de futebol desse clube, onde joga apenas uma época, participando em 24 jogos e contribuindo com 2 golos para a conquista do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste em 1994.
Transfere-se para o Vasco da Gama, onde joga ao lado de Romário, Edmundo e Juninho Paulista. Entre 1995 e 2001 fez 291 jogos e 56 golos. Conquistou dois Campeonatos Brasileiros, um Campeonato Carioca (Campeonato do Estado do Rio de Janeiro), um Torneio Rio – São Paulo, uma Taça Mercosul e uma Taça dos Libertadores da América. Destaque ainda para o facto de em 2000 ter chegado à primeira final do Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA, eliminando o Necaxa do México e o Man Utd, perdendo a final nos penalties com o Corinthians.
Entretanto, entra para a história do futebol a 7 de Setembro de 1999. Primeiro em Porto Alegre, joga os últimos 15 minutos do amigável entre o Brasil e a Argentina (4-2 para os canarinos). No fim do jogo, apanha um avião para Montevideu onde jogou toda a segunda parte de um jogo da Taça Mercosul entre o Nacional e o Vasco da Gama (3-0 para os uruguaios).
Em 2001 transfere-se para o Lyon onde ganha 7 Campeonatos de França consecutivos. De assinalar, que o clube nunca tinha sido campeão e consegue o primeiro título da sua história, logo na época de estreia de Juninho. Para além destes sete campeonatos, Juninho ganhou três Supertaças de França e uma Taça de França. Em oito anos, fez 344 jogos e 100 golos, tendo sido o melhor marcador da equipa logo no seu segundo ano (2003-2004) com 13 golos e o melhor marcador de sempre na Europa com 17 golos. Nas últimas épocas, foi o capitão de equipa. Nas oito épocas que passou no Lyon, só nesta última é que não foi campeão, ainda assim, ganhou a Taça de França e atingiu os quartos de final da Champions (onde foram eliminados pelo futuro campeão europeu).
Embora ainda tivesse um ano de contracto com o clube francês, pediu para o dispensarem, sendo que não seja totalmente certo que tenha terminado a carreira, suspeitando-se que possa ainda fazer alguns jogos milionários no Dubai.
Pela selecção brasileira, ainda nas camadas jovens conquista o torneio de Toulon em 1995, e a Taça das Confederações em 2005. No total, fez 46 jogos e 7 golos pela selecção principal, tendo decidido retirar-se após o mundial de 2006 para dar espaço aos mais novos.
publicado por Spaceship às 19:13
É fantástico o percurso deste jogador, não tanto pela notoriedade dos clubes em si, mas pelas vitórias que neles e com eles alcançou. Um jogador que ficará na memoria, principalmente como eximio marcador de livres. Mas para os adeptos do Lyon como um dos principais obreiros da senda vitoriosa do clube. Vai deixar algumas saudades. Quero deixar aqui ainda um reparo à possibilidade de ainda ir jogar para o Dubai, provvelmente com um contrato milionário.
O Juninho é um jogador que ganhou muitos titulos, é amado pelos adeptos do Lyon, mas invés de terminar a carreira no Lyon, a um alto nivel de prestigio, escolhe( no caso de ser verdade) ir para o Dubai terminar a carreira longe da alta roda do futebol a troco de alguns (não poucos creio eu) milhares. Não critico e até compreendo, mas quero deixar aqui um louvor a um grande senhor do futebol mundial, de seu nome Luis Figo, que apesar do assédio dos clubes da Arábia, terminou a sua carreira ao mais alto nível, ganhando títulos, de cabeça levantada, aplaudido pelos colegas e todos os que com ele se cruzaram. Segundo se diz, vai candidatar-se a presiente da federaçao de futebol, espero que sim e que ganhe ppois o futebol português precisa de pessoas assim, com caracter.
Saudações senhores.
lukas a 16 de Junho de 2009 às 12:52

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
20
21
22
24
25
27
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
ele é tudo o que disseram dele e muito mais....tiv...
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO