Sexta-feira, 26 DE Junho 2009

 

Perspectiva-se mais uma batalha da contínua guerra entre FCP e SLB. Desta vez, a batalha será na próxima Assembleia Geral da Liga de Clubes e se Guimarães e SCP estão com o SLB, já o Leixões e o Braga são os mais fieis defensores do FCP.
Desta vez o motivo é o empréstimo de jogadores, uma vez que SLB pretende a imposição de limites ao n.º de jogadores emprestados.
 
Argumentos do SLB:
Em defesa do aumento da competitividade do campeonato, através da diminuição dos condicionalismos dos emblemas mais pequenos relativamente aos clubes que cedem os activos e da redução dos desequilíbrios que existem entre as equipas que mantêm boas relações com os grandes e as restantes, o SLB pretende que os clubes só possam ceder até três jogadores a uma equipa que jogue no mesmo escalão.
 
Argumentos do FCP:
O incremento da competitividade e o equilíbrio da competição podem ser atingidos com uma maior liberalização dos empréstimos, não só pela inexistência de limites ao número de jogadores emprestados, como pela abolição de cláusulas contratuais que prevejam a não utilização dos jogadores emprestados frente às equipas que os cedem.
 
De acordo com o jornal Ojogo, nesta época os 3 grandes tiveram os seguintes jogadores emprestados:
 
Benfica:
Liga Sagres: Luís Filipe (Guimarães), Halliche (Nacional), André Carvalhas (Rio Ave), Zoro (Setúbal), Fábio Coentrão (Rio Ave)
Liga Vitalis: André Carvalhas (Olhanense), Rúben Lima (Aves), Romeu Ribeiro (Aves), Miguel Rosa (Estoril), Ivan Santos (Boavista)
Estrangeiro: Sepsi (Santander), Freddy Adu (Mónaco) e Makukula (Bolton)
 
Porto:
Liga Sagres: Renteria (Braga), Diogo Valente (Leixões), Nuno André Coelho (Amadora), Tengarrinha (Amadora), Edson (Académica), Candeias (Rio Ave), Bruno Vale (Setúbal), Leandro Lima (Setúbal), Bruno Gama (Setúbal), Bruno Moraes (Setúbal), Hélder Barbosa (Trofense)
Liga Vitalis: Steven Vitória (Olhanense), Castro (Olhanense), Edson (Olhanense), Stephane (Olhanense), Ukra (Olhanense), André Pinto (Santa Clara), Jorge Monteiro (Amadora/Covilhã), Scoppa (Covilhã), Bura (Covilhã), Ivanildo (Gil Vicente), Zequinha (Gil Vicente), Paulo Ribeiro (Portimonense), Nuno Coelho (Portimonense), Maxi Assis (Portimonense), Rui Pedro (Portimonense), Pedro Moreira (Boavista)
Estrangeiro: João Paulo (Rapid Bucareste), Pitbull (Rapid Bucareste), João Pedro (Gloria Bistrita), Paulo Machado (Saint-Etiènne), Bolatti (Huracán), Pelé (Portsmouth), Ibson (Flamengo), Vieirinha (PAOK), Kazmierczak (Derby County)
 
Sporting:
Liga Sagres: André Marques (Setúbal), Celsinho (Amadora), Celestino (Amadora), Saleiro (Académica), Tiago Pinto (Trofense)
Liga Vitalis: Paulo Renato (Olhanense), João Gonçalves (Olhanense), Luís Páez (Fátima), Marco Matias (Varzim)
Estrangeiro: Stojkovic (Getafe), Purovic (Kayserispor), Fábio Paim (Chelsea), Rui Fonte (Arsenal)
 

 
Liga Sagres
Liga Vitalis
Estrangeiro
Total
BENFICA
5
5
3
13
FC PORTO
11
16
9
36
SPORTING
5
4
4
13

 
Por fim, cumpre apenas referir o que se passa em Inglaterra, muitas vezes apontada como exemplar ao nível da organização. Se por um lado, os jogadores emprestados não podem defrontar o clube que os emprestou, por outro nenhum clube pode emprestar mais de um jogador de campo e um guarda-redes ao mesmo rival. Além disso, cada clube pode inscrever apenas quatro jogadores emprestados.
publicado por Spaceship às 19:01
O FCporco tem 36 jogadores emprestados???? Minha nossa...
Mais uns 25/26 no time principal... Caraca...
Bem que precisa de vender o Cissoko ao Milan para pagar essa turma toda...
gilson a 26 de Junho de 2009 às 23:32
Mais do que ter os melhores planteis, as melhores equipas e os melhores jogadores...
Mais do que ter os melhores treinadores e os melhores dirigentes...
Mais do que pagar viagens ao Brasil, receber arbitros em casa nas vesperas de jogos, ou qualquer tipo de fruta exotica, cafes, chocolates e afins...

Este é o segredo do FCP para dominar o futebol portugês!
Sete equipas da primeira liga tiveram jogadores do FCP emprestados, ou seja, só metade das equipas da primeira liga é que não dependeram do FCP! Só o Setúbal teve 4!
Esta situação sucede repetidamente ano após ano! O FCP tem sempre um enorme número de equipas a prestarem-lhe vassalagem para irem tendo jogadores emprestados! Todos os anos é a mesma vergonha... Apenas se vão escapando as equipas da Madeira e os outros dois grandes...
Fernando a 26 de Junho de 2009 às 23:57
Isto é apenas mais um exemplo da tentativa do "Kadaffi dos Pneus" e "sus muchacos" de atirar areia para os olhos das pessoas, sobretudo, dos benfiquistas.
Só faltava mesmo dizer que o F.C.Porto ganha campeonatos porque tem muitos jogadores emprestados aos outros clubes!
Gosto muito do argumento de que estes jogadores contra o benfica correm mais...por favor!!!
Já ouvi críticas por correr pouco, mas por correr muito...em Espanha, até se pode oferecer prémios monetários aos jogadores de um clube para ganharem a outro clube (costuma acontecer nas últimas jornadas com os clubes que lutam para não descer)...não se pode é pagar para perder.

Já foram os árbitros, o "sistema" e agora é isto...o que virá a seguir?

O F.C.Porto faz muito bem em emprestar jogadores a outros clubes para aí atingirem um nível que lhes permita voltar à "casa-mãe".
Jorge Costa (Penafiel e Marítimo), Ricardo Carvalho (Leça, Alverca, Setúbal), Secretário (Famalicão, Braga), Rui Jorge (Rio Ave), Nuno André Coelho (Maia, Standard Liége, E. Amadora), Fernando Couto (Famalicão, Académica), Jorge Couto (Gil Vicente) ou Folha (Braga) são apenas alguns exemplos de jogadores que só tiveram a ganhar com esta política. Ganharam eles e os clubes que representaram por empréstimo e que com o contributo desses jogadores conseguiram alcançar os seus objectivos.
Joca a 27 de Junho de 2009 às 16:21
Embora não tenha deixado uma opinião muito bem definida no post, e embora reconheça vantagens e desvantagens em ambas as propostas, estou mais inclinado para a introdução de um limite do que numa liberalização completa.
No entanto, eu seria ainda mais drástico que a proposta apresentada pelo SLB e aproximar-me-ia mais da posição dos ingleses..
Se formos analizar friamente os dados, o Benfica quer impôr como limite o empréstimo até três jogadores a uma equipa que jogue no mesmo escalão. Ora de acordo com o que se passou neste ano, apenas o Setubal ficaria a perder, uma vez que recebeu 4 jogadores do Porto (sendo que um nem jogou, pelo que era ela, por ela).
Deste modo, na prática, poucos efeitos teria este limite de 3 jogadores.
Por isso, defendo que esse limite deveria passar para 2 jogadores e que nenhuma equipa pudesse receber mais do que 4 ou 5 jogadores emprestados.. Reparem que o Olhanense conseguiu subir de escalão graças a um enorme contigente de jogadores emprestados (só os 3 grandes emprestaram 8!) e este ano tem que reformular quase metade do plantel, ou volta a recorrer a empréstimos, ou se endivida para obter jogadores de qualidade, ou recorre a jogadores baratos e sem qualidade para estarem na primeira divisão..
Eu não sou contra os empréstimos, bem pelo contrário, acho que é muito bom, essencialmente para ex-juniores e jovens estrangeiros se adpatarem e ganharem ritmo. No entanto, não acho que seja benéfico ter 30 ou 40 jogadores a rodarem, é impossível que todos sejam bons e que todos venham a ter espaço na equipa principal, pelo que isso não é mais do que um enorme desperdício de dinheiro (quer na aquisição dos jogadores, quer no pagamento dos salarios que normalmente continuam a ser suportados em grande parte pelo clube que empresta).

Spaceship a 29 de Junho de 2009 às 19:49
Concordo com o Fernando!
O Futebol Clube do Porto tem mais jogadores emprestados do que jogadores no próprio plantel! Muitos dos que estão a rodar, já estiveram no plantel e pouco ou nada fizeram, não mostrando qualidade nem valor para estarem num grande. No entanto, são jogadores que se safam e podem fazer a diferença em clubes mais pequenos.
Todos os anos, o Futebol Clube do Porto coloca estratégicamente jogadores em diversos clubes com os quais tem boas relações na altura. Repare-se que o ano passado eram amigos do Vitória de Guimarães e colocaram lá jogadores, depois de se terem zangado, resolveram não emprestar ninguém e passaram a ser amigos do Sporting de Braga!
Estas relações tornam os clubes mais pequenos dependentes das sobras do Futebol Clube do Porto, que ao colocar lá jogadores, vai depois buscar contrapartidas a outro nível...
O Joca também falou bem ao mostrar o exemplo de vários jogadores que andaram a rodar e depois tiveram enorme sucesso. No entanto apenas falou em OITO jogadores (sendo um deles o Nuno André Coelho que ainda não demonstrou estar ao nível dos restantes) num espaço temporal de quase VINTE ANOS! Porque não falar nas LARGAS DEZENAS de jogadores a circular nos últimos CINCO ANOS???
Para além disso, todos sabemos o que alguns desses jogadores fizeram aos serviços dos clubes quando defrontaram os seus clubes de origem, ou é necessário relembrar o grande jogo de Jorge Costa no Marítimo frente ao Futebol Clube do Porto?
Obviamente que este mal, não é apenas do Futebol Clube do Porto, também se passa com as colectividades dos bairros lisboetas, mas essas duas agremiações juntas têm bem menos jogadores a circular que o Futebol Clube do Porto por isso não dão tanto nas vistas...
Os empréstimos apenas deviam ser possíveis a equipas com as quais não haja confronto directo, ou seja, só se devia poder emprestar a divisões inferiores e a clubes estrangeiros!
A bem da verdade e da transparência no futebol!
Miko a 30 de Junho de 2009 às 11:29
Isso é só um dos muitos tentáculos do polvo... o dominio que o fcp vem exercendo no campeonato portugues deve-se não só ao pagamento de viagens ao brasil e à oferta de serviços de prostitutas a arbitros, mas também ao controlo e ao dominio de uma série de clubes graças a treinadores por si colocados (leia-se Domingos e Jorge Costa), mas também a essa orda de futebolistas que todos os anos são emprestados a inúmeros clubes...
Além disso, ainda há a velha questão de jogadores que fazem um exelente campeonato, têm a infelicidade de fazerem um mau jogo contra o fcp e no final do ano são adquiridos pelo fcp... quem não se lembra da miseravel exibição do beto em matosinhos frente ao fcp? e a do nuno quando sofreu 4 golos no dragao ao serviço do aves na última e decisiva jornada do campeonato?
Alguém duvida que uma boa parte dos jogadores já contratados para este ano, não vá servir para engrossar esse contingente de jogadores emprestados? alguma vez, jogadores como orlando sa ou varela têm lugar no plantel do fcp? obviamente que apenas foram contratados para serem cirurgicamente colocados em determinados clubes para lhes pagar ou exigir favores!
AEIOU a 30 de Junho de 2009 às 17:18
Meus caros,

Esta é mais uma questão inventada por um bando de frustrados que vivem com fantasmas e com pesadelos pelas inúmeras vitórias do FCP.
Não falo directamente para o conteúdo deste post, mas sim para os exemplos claros dos comentários.
Os empréstimos podem e devem ser regulados. O exemplo de Inglaterra poderá ser copiado, mas as realidade são muito diferentes. Vários são os clubes que precisam do apoio dos ditos grandes para formarem planteis válidos. E não vejo mal nenhum nisso, pelo contrário. Depois, lembro os frustrados que muits dos emprestados do FCP se deve ao facto de terem termindos as equipas "B", por um erro patético dos regulamentos que não permitiam a subida dessas equipas à 2ª liga, com as consequências que isso teria na evolução dos jogadores.
De resto, e basta olhar para os casos deste ano, para se ver como os empréstimos podem ser boas decisões com 3 exemplos básicos: Ibson, Bollati e Paulo Machado. 3 jogadores que nem jogaram em Portugal e podem bem valer 13 a 14M de euros ao FCP. Mais do que o fabuloso plantel do slb consegue render. E muitos outros exemplos poderiam ser dados..

Assim, arranjem argumentos dentro das 4 linhas, esqueçam os fantasmas.
AR a 1 de Julho de 2009 às 22:54
Mais um... Segundo o site maisfutebol, o FCP contratou um jovem frances para emprestar à Naval!!!!!
Segundo a noticia, a Naval andava a negociar o jogador à algum tempo, mas estava com dificuldades em cumprir com as exigências financeiras e o negócio estava prestes a ser abortado... Eis que aparece o Porto e se disponibiliza a adquirir o jogador e a emprestá-lo à Naval por dois anos!!!!
Que bons samaritanos... Será que também me ajudam a comprar uma casa? Ou um carro? Qualquer coisa vá lá...

Isto é um escândalo!?!?!? Será que ninguém consegue colocar um travão nisto?
Ou será que os anjinhos deste blog acham que o sr. pinto da bosta empresta os jogadores todos sem qualquer espécie de compensação?
MIKO a 2 de Julho de 2009 às 18:05
E já há mais candidatos para entrarem no rol de jogadores emprestados do FCP... Ou muito me engano ou Varelas, Orlandos Sás e Migueis Lopes vão ser emprestados...
E que dizer do guarda-redes Beto? Será que Rui Santos estava certo quando fez as acusações que fez? Ou foi apenas futurologia?
Felipe a 15 de Julho de 2009 às 12:56
Começa o festival dos empréstimos...
O Benfica acabou de colocar Leandro Pimenta e Ishmael Yartey no Beira-Mar...
O Porto meteu o Ventura no Olhanense (onde no ano passado teve 5 miudos), Bruno Gama no Rio Ave, Helder Barbosa no Setubal,...
E quer um, quer outro, ainda têm bastantes jogadores para colocar, principalmente os azuis e brancos que ainda têm trinta e tal jogadores no plantel senior...
É uma vergonha!
MIKO a 17 de Julho de 2009 às 09:24
Queiram por favor verificar os jogadores já emprestados para a época que se avizinha:

FCP
Olhanense – Rabiola, Tengarrinha, Ventura, Castro e Ukra
Setúbal – André Pinto, Hélder Barbosa e Kazmierczak
Rio Ave – Bruno Gama
Gil Vicente – Rui Pedro
Génova – Pelé
Vilarreal – Nuno Coelho
Recreativo de Huelva – Candeias

SLB
Desp. Aves – Miguel Rosa
Beira-Mar – Leandro Pimenta e Ishmael Yartey

SCP
Nada!

O meu FCP já lidera destacado com 11 jogadores e tem muitos mais ainda para colocar. De qualquer modo, acho que é de assinalar os enormes contingentes em determinados clubes da primeira liga, nomeadamente em Olhão (onde também já temos o treinador) e em Setúbal… Isto só demonstra a qualidade dos jogadores dispensados do plantel principal.
Segue-se o SLB, que já tem 3 colocados e ainda terá mais alguns para emprestar. De assinalar o facto de ainda não ter emprestado ninguém a nenhum clube com quem irá medir forças. Será estratégia ou ninguém se interessou?
Para já o SCP ainda não emprestou ninguém, mas de certo alguns ainda irão ter esse privilégio. Mas poucos porque o plantel é muito curto..
Dragon warrior a 17 de Julho de 2009 às 12:01

Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
20
21
22
24
25
27
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO