Sexta-feira, 26 DE Junho 2009

 

Perspectiva-se mais uma batalha da contínua guerra entre FCP e SLB. Desta vez, a batalha será na próxima Assembleia Geral da Liga de Clubes e se Guimarães e SCP estão com o SLB, já o Leixões e o Braga são os mais fieis defensores do FCP.
Desta vez o motivo é o empréstimo de jogadores, uma vez que SLB pretende a imposição de limites ao n.º de jogadores emprestados.
 
Argumentos do SLB:
Em defesa do aumento da competitividade do campeonato, através da diminuição dos condicionalismos dos emblemas mais pequenos relativamente aos clubes que cedem os activos e da redução dos desequilíbrios que existem entre as equipas que mantêm boas relações com os grandes e as restantes, o SLB pretende que os clubes só possam ceder até três jogadores a uma equipa que jogue no mesmo escalão.
 
Argumentos do FCP:
O incremento da competitividade e o equilíbrio da competição podem ser atingidos com uma maior liberalização dos empréstimos, não só pela inexistência de limites ao número de jogadores emprestados, como pela abolição de cláusulas contratuais que prevejam a não utilização dos jogadores emprestados frente às equipas que os cedem.
 
De acordo com o jornal Ojogo, nesta época os 3 grandes tiveram os seguintes jogadores emprestados:
 
Benfica:
Liga Sagres: Luís Filipe (Guimarães), Halliche (Nacional), André Carvalhas (Rio Ave), Zoro (Setúbal), Fábio Coentrão (Rio Ave)
Liga Vitalis: André Carvalhas (Olhanense), Rúben Lima (Aves), Romeu Ribeiro (Aves), Miguel Rosa (Estoril), Ivan Santos (Boavista)
Estrangeiro: Sepsi (Santander), Freddy Adu (Mónaco) e Makukula (Bolton)
 
Porto:
Liga Sagres: Renteria (Braga), Diogo Valente (Leixões), Nuno André Coelho (Amadora), Tengarrinha (Amadora), Edson (Académica), Candeias (Rio Ave), Bruno Vale (Setúbal), Leandro Lima (Setúbal), Bruno Gama (Setúbal), Bruno Moraes (Setúbal), Hélder Barbosa (Trofense)
Liga Vitalis: Steven Vitória (Olhanense), Castro (Olhanense), Edson (Olhanense), Stephane (Olhanense), Ukra (Olhanense), André Pinto (Santa Clara), Jorge Monteiro (Amadora/Covilhã), Scoppa (Covilhã), Bura (Covilhã), Ivanildo (Gil Vicente), Zequinha (Gil Vicente), Paulo Ribeiro (Portimonense), Nuno Coelho (Portimonense), Maxi Assis (Portimonense), Rui Pedro (Portimonense), Pedro Moreira (Boavista)
Estrangeiro: João Paulo (Rapid Bucareste), Pitbull (Rapid Bucareste), João Pedro (Gloria Bistrita), Paulo Machado (Saint-Etiènne), Bolatti (Huracán), Pelé (Portsmouth), Ibson (Flamengo), Vieirinha (PAOK), Kazmierczak (Derby County)
 
Sporting:
Liga Sagres: André Marques (Setúbal), Celsinho (Amadora), Celestino (Amadora), Saleiro (Académica), Tiago Pinto (Trofense)
Liga Vitalis: Paulo Renato (Olhanense), João Gonçalves (Olhanense), Luís Páez (Fátima), Marco Matias (Varzim)
Estrangeiro: Stojkovic (Getafe), Purovic (Kayserispor), Fábio Paim (Chelsea), Rui Fonte (Arsenal)
 

 
Liga Sagres
Liga Vitalis
Estrangeiro
Total
BENFICA
5
5
3
13
FC PORTO
11
16
9
36
SPORTING
5
4
4
13

 
Por fim, cumpre apenas referir o que se passa em Inglaterra, muitas vezes apontada como exemplar ao nível da organização. Se por um lado, os jogadores emprestados não podem defrontar o clube que os emprestou, por outro nenhum clube pode emprestar mais de um jogador de campo e um guarda-redes ao mesmo rival. Além disso, cada clube pode inscrever apenas quatro jogadores emprestados.
publicado por Spaceship às 19:01
Embora não tenha deixado uma opinião muito bem definida no post, e embora reconheça vantagens e desvantagens em ambas as propostas, estou mais inclinado para a introdução de um limite do que numa liberalização completa.
No entanto, eu seria ainda mais drástico que a proposta apresentada pelo SLB e aproximar-me-ia mais da posição dos ingleses..
Se formos analizar friamente os dados, o Benfica quer impôr como limite o empréstimo até três jogadores a uma equipa que jogue no mesmo escalão. Ora de acordo com o que se passou neste ano, apenas o Setubal ficaria a perder, uma vez que recebeu 4 jogadores do Porto (sendo que um nem jogou, pelo que era ela, por ela).
Deste modo, na prática, poucos efeitos teria este limite de 3 jogadores.
Por isso, defendo que esse limite deveria passar para 2 jogadores e que nenhuma equipa pudesse receber mais do que 4 ou 5 jogadores emprestados.. Reparem que o Olhanense conseguiu subir de escalão graças a um enorme contigente de jogadores emprestados (só os 3 grandes emprestaram 8!) e este ano tem que reformular quase metade do plantel, ou volta a recorrer a empréstimos, ou se endivida para obter jogadores de qualidade, ou recorre a jogadores baratos e sem qualidade para estarem na primeira divisão..
Eu não sou contra os empréstimos, bem pelo contrário, acho que é muito bom, essencialmente para ex-juniores e jovens estrangeiros se adpatarem e ganharem ritmo. No entanto, não acho que seja benéfico ter 30 ou 40 jogadores a rodarem, é impossível que todos sejam bons e que todos venham a ter espaço na equipa principal, pelo que isso não é mais do que um enorme desperdício de dinheiro (quer na aquisição dos jogadores, quer no pagamento dos salarios que normalmente continuam a ser suportados em grande parte pelo clube que empresta).

Spaceship a 29 de Junho de 2009 às 19:49

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
20
21
22
24
25
27
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
ele é tudo o que disseram dele e muito mais....tiv...
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO