Quarta-feira, 01 DE Julho 2009

 

 

 

Nesta altura de tanta especulação futebolística, poucos eram os assuntos que me fariam regressar a este espaço... ainda ponderei escrever sobre as pedradas no Zoo de Lisboa entre os animais da 2ª circular no passado fim-de-semana, no entanto, a saída do Lucho González do FCP seria talvez o único acontecimento suficientemente relevante para interromper a minha hibernação.
Lembro-me de, há cerca de dois ou três anos, me terem perguntado qual a camisola do Porto que gostaria de ter. Escolhi a 8 sem pestanejar!
 
Não vou perder tempo a discutir os prós e contras desta venda, porque seria apenas mais uma opinião, e a verdade é que não me lembro de estar tão desolado... talvez só nas vendas do Baia, do Deco e do Ricardo Carvalho.
Quem me conhece minimamente, sabe que nunca fui muito de lamentar as vendas do Porto... acho que me habituei a confiar no Homem do Leme e na capacidade do Porto se reinventar. No entanto, as mesmas pessoas que me conhecem sabem que sempre preferi um jogador completo a um jogador virtuoso. Do mesmo modo, quem me conhece também sabe que tive sempre uma predilecção pelos líderes natos e pelos jogadores cujo comportamento e conduta lhes permitia naturalmente ganhar o respeito, dentro e fora de campo. A estas características, Lucho acrescia outra: não sabia jogar mal... tinha aquele enervante hábito de, mesmo em momentos de baixa de forma e alguma desmotivação, conseguir estar sempre no sítio certo, de ter sempre a decisão certa e fazer o passe milimétrico. Durante 3 épocas ouvi repetidamente algumas más-línguas do nosso clube, que não era o mesmo Lucho da 1ª época, que queria ir embora, que a cabeça dele estava noutro lugar... e os números eram quase sempre os mesmos... totalista em quase todos os jogos de cada época, média de 10 golos em todas as competições, outras tantas assistências, e sempre cerca de 5 amarelos.
A estes números juntava-se uma dimensão humana gigante. Lucho nunca precisou de “crescer” para cima dos adversários ou de entrar em confusões (excepção feita num lance com o Caneira em que este acabou expulso), nunca ninguém o viu exceder-se com um árbitro ou cair na tentação de fazer as patetices do Cristiano Ronaldo... preferia sempre a conversa ou chamada de atenção com os seus colegas... e o mais engraçado é ter ganho o respeito de todos com isso. Respeitavam-no porque, efectivamente, era melhor, e não porque o reclamava aos sete ventos!!! Era melhor do que os colegas de equipa e, sobretudo, era muito melhor que os adversários. Não tenho memória de ver um jogador (ainda por cima estrangeiro) ser nomeado capitão de equipa na segunda época no FCP... lembro-me de, na altura ter criticado essa decisão, porque me parecia digna dos lampiões (João Manuel Pinto, recordam-se?)... mas hoje recrimino-me francamente.
As únicas extravagâncias que lhe foram reconhecidas são o gosto pelas tatuagens e os festejos com a mão na testa... mas não seria tal mais do que legítimo para o Comandante da Armada?
 
Sobre a transferência em si, concordo com a justificação do Lucho merecer outro contrato e outro campeonato (o francês ainda é melhor que a nossa deprimente Liga); aceito que seria a última possibilidade do Porto realizar um encaixe financeiro sobre um activo caro; também aceito que será relaxar a folha salarial do clube num momento de crise mundial; mas não me venham dizer que ele será facilmente substituído, porque terei de vos relembrar aquela hora de futebol inconsequente e inofensivo contra o Man Utd, após a sua saída por lesão!
 
O seu único erro: o de ter sido demasiado honesto para se deixar cair contra o Benfica, naquele que seria um penalty inequívoco... mas até nesse pormenor, Lucho Gonzalez provou que era melhor do que os outros todos.
 
Abraço Champions

 

publicado por fred às 02:32

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
15
16
17
18
19
22
24
25
26
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO