Terça-feira, 28 DE Julho 2009

Depois de observar alguns jogos de preparação, aqui ficam as minhas primeiras impressões...

 

F.C.Porto

  

 

O F.C.Porto tem, até agora, 5 vitórias em 5 jogos.

Apesar da saída de 3 jogadores importantes, a equipa continua a apresentar uma consistência assinalável.

Com o passar do tempo, e com a progressiva ambientação dos reforços, a tendência é para que a qualidade de jogo ainda venha a melhorar consideravelmente.

Quanto aos novos jogadores, há que fazer uma distinção entre os que chegaram no início do estágio e os que chegaram depois disso.

No grupo dos primeiros, destaco um que já é titular e que é Álvaro Pereira. Bom a defender, ataca pela certa, tem raça, enfim, parece-me que é um bom substituto de Cissokho.

Para além de Álvaro Pereira, mais um reforço parece ter agarrado um lugar no onze e esse jogador é Belluschi. É um jogador muito diferente daquele que vem substituir, ou seja, de Lucho. Enquanto que Lucho é um jogador mais presente ao longo do jogo, Belluschi parece-me ser um jogador de rasgos. Julgo que se trata de um jogador com mais pendor ofensivo do que Lucho, que arrisca mais no um-contra-um e, exactamente por isso, mais propenso a perdas de bola. Ainda tenho que o ver mais vezes para formar uma opinião definitiva.

Queria ainda referir dois jogadores que vi ontem pela primeira vez...Falcão e Valeri.

O primeiro deixou-me excelente impressão no pouco tempo que esteve em campo. Recebe bem a bola, sabe jogar de costas para a baliza, tem técnica e boa capacidade de passe. É um jogador que promete.

Já Valeri esteve cerca de 5 minutos em campo e só o vi tocar na bola numa jogada pela direita, mas foi suficiente para me deixar com vontade de o ver jogar mais vezes. Só com essa pequena intervenção, fiquei com a ideia de que tem excelente técnica.

Não queria terminar sem fazer uma referência a 4 jogadores.

Nuno André Coelho, Maicon e Varela são 3 reforços de excelente qualidade. Os 2 primeiros, muito por culpa do sucesso da dupla Bruno Alves-Rolando, e apesar de eu achar que qualquer um deles é melhor que Rolando, poucas chances terão de jogar.  Já Varela, mesmo que não seja titular ao longo da temporada, vai ter mais oportunidades para mostrar o seu valor.

O 4.º jogador a que me quero referir é Mariano Gonzalez.. Sempre fui um defensor de Mariano (mesmo quando 99% dos portistas o criticavam) e por aquilo que tenho visto nesta pré-época, Mariano vai continuar a mostrar este ano todo a valor que demonstrou ter na 2.ª volta da época passada.

Em conclusão, julgo que o F.C.Porto tem um plantel com mais profundidade do que na época passada e que, por isso, tem todas as condições para conquistar o Penta e fazer uma boa carreira na Liga dos Campeões.

publicado por Joca às 20:36
Confesso que ainda não vi muito do Porto esta pré-época, apenas vi os primeiros jogos e nestes últimos jogos, apenas vi os golos..
Assim sendo, dos novos jogadores apenas vi os primeiros a chegar:
O que mais se destaca é, sem sombra de dúvidas, o Beluchi! Já tinha referido que é bastante diferente do Lucho, que não defende tanto nem enche tanto o campo, mas é mais ofensivo e mais desiquelibrador..
Também Álvaro Pereira entrou muito bem na equipa e mostra ser um defesa esquerdo bastante completo, seguro a defender e com inteligência a atacar.
Ainda a destacar o facto de Varela ter entrado muito bem, aproveitando ainda a ausência de Rodriguez e de outros jogadores, acabou por ter um papel de destaque nos primeiros jogos e mostrou que pode entrar com regularidade na equipa.
Relativamente aos outros (Beto, Lopes, Coelho, Maicon, Prediger, Valeri e Falcão), ainda pouco ou nada os vi, pelo que não irei para já fazer qualquer referência.

Spaceship a 29 de Julho de 2009 às 09:45
Esqueci-me de dizer uma coisa...
Falta ao F.C.Porto um guarda-redes de qualidade indiscutível.
Helton, contra o Lyon, voltou a demonstrar que não dá segurança...teve mais um falhanço "à Helton" que só não deu golo porque não calhou.
Foi contratado Beto, mas julgo que não tem qualidade suficiente para ser titular do F.C.Porto.
Acho que devia ter sido contratado um guarda-redes que fosse, claramente, o n.º 1.
Finalmente, acho que independentemente de quem for o titular (a luta será, penso eu, entre Helton e Beto), quem deve ficar sempre no banco é Nuno. Com a saída de Pedro Emanuel e Lucho, Nuno, que já tinha muito peso no balneário, viu a sua posição enquanto referência reforçada e deve, quanto a mim, estar sempre presente nos estágios e nos jogos, o que só acontecerá se for convocado.
Joca a 29 de Julho de 2009 às 13:11
Eu já tinha feito essa referência.. Saindo P. Emanuel e Lucho, é imperativo que o Nuno não passe para terceiro guarda-redes, sob pena de as únicas referências da equipa serem apenas o Bruno Alves (que quase todos os jornais continuam a dar como incerto no plantel) e o Meireles (que eu considero ser um jogador low profile)..
Em termos de titularidade na baliza, entre o Helton e o Beto, eu considero que o brasileiro é melhor, mas volta e meia dá faz cada uma que é de brandar aos céus..
Acho que se era para contratar um guarda-redes, devia ter sido um titular indiscutivel, coisa que o Beto não é, nem de longe, nem de perto.
(Este problema do guarda-redes também se põe no Benfica, uma vez que dos quase 10 nomes avançados durante esta pré-época, nenhum deles era um super guarda-redes com capacidade para se assumir como titular absoluto e indiscutível).
Spaceship a 29 de Julho de 2009 às 14:08
"Já Valeri esteve cerca de 5 minutos em campo e só o vi tocar na bola numa jogada pela direita, mas foi suficiente para me deixar com vontade de o ver jogar mais vezes. Só com essa pequena intervenção, fiquei com a ideia de que tem excelente técnica"

E depois são os benfiquistas que se exitam com os jogadores só por causa de meia dúzia de toques....!
lmb a 29 de Julho de 2009 às 13:06
Eu apenas disse que fiquei com vontade de o ver mais vezes e com a impressão de que tem excelente técnica.
Não disse que ele é muito bom, aliás, ainda não emiti qualquer juízo de valor sobre a sua qualidade futebolística.

Bem diferente é o que muitos benfiquistas (e jornais oficiosos) dizem sobre novos jogadores do clube.
Nunca me hei-de esquecer do que li no jornal depois do 1.º TREINO do Andersson (o sueco que depois jogou no Belenenses) no benfica...era um jogador fabuloso, com uma leitura de jogo espectacular, com um sentido posicional fantástico...enfim, claramente um dos melhores jogadores do Mundo...depois, quando começou a jogar, foi o que se viu, ou seja, era um jogador banal.

Em suma, são duas abordagens completamente diferentes.
Joca a 29 de Julho de 2009 às 13:51
Ohohohohoh...
Valeri com 5 minutos em campo e a tocar apenas 1x na bola, já é o maior do mundo... LOLOLOLOLOLOL
Silva a 31 de Julho de 2009 às 17:21

Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
15
16
17
18
19
22
24
25
26
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO