Quinta-feira, 30 DE Julho 2009

Esta semana tivemos mais um bom jogador a despedir-se dos relvados! Embora não tenha sido um fora de série, nem tão pouco um dos melhores do mundo na sua posição, foi um jogador que deixou a sua marca no futebol…

Refiro-me a Juan Pablo Sorín (carinhosamente alcunhado de Jompi na américa do sul), defesa esquerdo argentino, relativamente baixo e de cabelos bem compridos, que tinha um estilo de jogo excêntrico e vistoso, e, apesar de jogar a defensa, geralmente aparecia no ataque, marcando vários golos em lances de contra-ataque.
Começou a sua carreira nos Argentinos Juniores. Em 1995 dá nas vistas ao conquistar o campeonato do mundo de sub-20 pela selecção argentina e é adquirido pela Juventus.
Não se adaptou ao clube nem ao país e regressa ao seu país para jogar no River Plate, onde conquista 3 torneiros de abertura, 1 de clausura, 1 copa dos libertadores e 1 supertaça dos campeões sul-americanos.
Em 2000 muda-se para o Cruzeiro no Brasil, onde conquista uma taça do Brasil e dois campeonatos estaduais.
Regressa a Itália para jogar na Lázio em 2002. Mais uma vez, não foi feliz e apenas fez meia dúzia de jogos, no entanto os seus desempenhos pela selecção fizeram com que no ano seguinte fosse jogar para o Barcelona, onde foi mediano. No ano seguinte é emprestado e faz uma boa época no Paris Saint German, onde conquista a taça de França.
Em 2004 volta ao Cruzeiro por empréstimo, mas apenas faz 9 jogos, uma vez que entretanto o Vilareal adquire o seu passe.
No Vilareal ainda faz duas épocas relativamente boas, sendo de destacar o facto de terem atingido as meias-finais da Champions…
Após o mundial de 2006, resolve ficar na Alemanha ao serviço do Hamburgo. Nesta altura começou a ser atormentado por várias lesões e jogou pouco mais de 20 jogos em 2 anos. O seu último clube voltou a ser o Cruzeiro, onde também pouco jogou!
Esta semana resolveu terminar a sua carreira aos 33 anos, devido às inúmeras lesões que foi tendo nos últimos anos….
No total, fez pouco mais de 400 jogos, mas marcou mais de 50 golos, o que é muito bom para um lateral esquerdo. Também na selecção se destacam os 12 golos em 76 jogos!
publicado por Spaceship às 12:18
Sempre achei Sorin um jogador fraquíssimo.
É mais um daqueles jogadores (como, por exemplo, Secretário) que não se percebe como é que chegaram a clubes como, no seu caso, o Barcelona.
Se não me engano, quando estava no Hamburgo, ainda jogou com o F.C.Porto para a Liga dos Campeões.
Joca a 30 de Julho de 2009 às 13:53
Eu não acho que tenha sido fraquíssimo.. Obviamente que já vimos defesas esquerdos bem melhores do que ele, mas achei que era um jogador que merecia uma referência na hora de despedida..
Embora não tenha feito nada por aí além na Europa (apenas ganhou uma taça de França), acho que ainda teve um percurso engraçado e passou por boas equipas.. No entanto, acho que se destaca pelo facto de ter sido um lateral que marcou bastantes golos, ainda para mais porque era um jogador baixo e por isso não era um jogador que marcasse golos de cabeça nos cantos, nem era um jogador que marcasse livres ou penalties.. Logo 50 golos em 400 jogos é bom!
Jogou conta o Porto, não fez nada por aí além.. Penso que já estava bastante próximo do seu fim..
Spaceship a 30 de Julho de 2009 às 14:54

Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
15
16
17
18
19
22
24
25
26
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO