Sexta-feira, 31 DE Julho 2009

                          

 

Morreu Bobby Robson.

Deve haver pouca gente no futebol que reúna a unanimidade que Bobby Robson sempre reuniu.

Toda a gente sabe que era um grande treinador, mas Bobby Robson não era apenas isso...era um gentleman.

Tive a felicidade de o ver treinar o meu clube durante 2 anos e meio memoráveis.

Durante esse período, o F.C.Porto praticou algum do melhor futebol que eu já vi, sendo que os jogos em casa terminavam, invariavelmente, com goleadas.

Curiosamente, o que guardo com mais carinho na minha memória não são os golos nem o fantástico futebol praticado nessas épocas...o que guardo com mais carinho na minha memória era a forma como os adeptos tratavam Bobby Robson, algo a que assisti, ao vivo, algumas vezes.

Como se devem lembrar, no Estádio das Antas, o banco dos suplentes era no lado oposto ao da saída dos balneários, por isso, o treinador tinha que atravessar o relvado todo para chegar ao seu lugar. A verdade é que, mal passava o meio campo, os adeptos que se encontravam na bancada atrás do banco começavam a aplaudi-lo de pé, tal era a admiração e simpatia que tinham por Bobby Robson.

Desde então, nunca mais vi esse tipo de tratamento, por parte dos adeptos do F.C.Porto, em relação a nenhum treinador e duvido que algum dia isso se volte a verificar.

Bobby Robson era, sem dúdida, especial.

Para além do F.C.Porto, treinou o Fulham, Ipswich Town (conduziu este pequeno clube a feitos nunca antes ou depois alcançados, incluindo a  conquista de uma Taça UEFA), Selecção Inglesa (no México 86, só a mão de Maradona o parou e no Itália 90, foi até às meias finais, praticando o melhor futebol da prova), PSV (2 Campeonatos em 2 anos), Sporting, Barcelona (quem não de lembra da época 1996/1997 em que praticaram um futebol espectacular, marcando mais de 100 golos na Liga Espanhola...foi o melhor ano da carreira de Ronaldo...golos inesquecíveis contra o Compostela e o Valência, por exemplo) e Newcastle (depois da sua saída, nunca mais voltaram à Liga dos Campeões).

Bobby Robson era (é) daquelas pessoas que, justamente, nunca vão ser esquecidas pelos adeptos de futebol.

 

Adeus Bobby...

 

publicado por Joca às 12:26
Um enorme Senhor do futebol e do mundo!! Ficará para sempre na minha memória a sua boa disposição (tive o prazer de conhecer pessoalmente no Clube Inglês que muito frequentou no Porto), simpatia e conhecimentos de futebol. Entre outras coisas, não esqueço que foi o primeiro a lançar Mourinho. E como já referido nest post, futebol como o que ele fez o FCP e Barça jogar naquales anos não há muito!! Ainda bem que passou pelo meu FCPorto.
A finalizar deixo aqui as mensagens de alguns que com ele trabalharam:
Pinto da Costa: «um grande senhor do futebol» com «qualidades de treino invulgares». «Orgulho-me muito de o ter tido como treinador do F.C. Porto. A sua força no período da doença foi um exemplo de resistência e vontade de viver que nunca esquecerei.»
Vitor Baía: «Pessoalmente, lembro os momentos das grandes conquistas, tanto ao serviço do F.C. Porto como do Barcelona. Foi uma partilha de emoções fortes, de muitas alegrias, mas também da sua própria dor em determinado momento.» E mais: «Foi um resistente, sem nunca perder um sentido de humor muito próprio e contagiante.»
Inácio: «Apesar dos muitos problemas de saúde, venceu-os todos até hoje, em que perdeu o último campeonato. Conviver com Robson, pela personalidade rica e forma animada e descontraída de ser, foi uma verdadeira lição de vida para todos nós.» E ainda «Eu vinha cabisbaixo no meu lugar no avião, ele chegou ao pé de mim e disse: Inácio, levanta a cabeça. Futebol é isto, mas amanhã é outro dia e o sol brilhará para nós».
Jesualdo Ferreira: «Morreu um grande senhor e um dos maiores treinadores da história do futebol mundial. Nunca privámos mas a sua imagem deixou-me ideias que configuram uma pessoa de grande honestidade intelectual. Foi um campeão até na doença».

Nada mais a dizer...Até sempre Bobby!!

P.S. Lamento que até agora os outros clubes portugueses não tivessem ainda prestado a sua homenagem a este grande Senhor do futebol... uma vez pequeninos, sempre pequeninos!! (caso já o tenham feito e eu não tenha visto, retiro o que disse).

AR a 31 de Julho de 2009 às 15:04
A q propósito os outros clubes portugueses têm q prestar homenagem a 1 estrangeiro, com o qual não tiveram qualquer relação?
N faço a mínima ideia se mais algum clube português, para além do SCP e do FCP, fez referência à morte do Robson, mas independentemente do seu valor e da sua importância, nenhum tem nada a ver com esse senhor q já saiu de Portugal à quase 15 anos...
Silva a 31 de Julho de 2009 às 17:19
Sir Bobby Robson deixa saudades em qualquer fã do futebol.. Embora nunca tenha treinado o meu clube e tenha sido o treinador dos dois principais rivais, sempre o admirei! Uma personalidade ímpar, correctíssima e divertídissima!
Fiquei muito contente quando o Sousa Cintra resolveu despedí-lo do Sporting Lisbon por ter sido eliminado das competições europeias pelo Casino Salzeburgo, mesmo sendo líder do campeonato.. Infelizmente, foi para o FCP e ganhou dois campeonatos e uma taça!

Caso tenham tempo, vejam o video de uma das suas últimas aparições em publico (vejam quase no final do texto):
http://news.bbc.co.uk/sport1/hi/football/8177945.stm
Spaceship a 31 de Julho de 2009 às 15:18

Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
15
16
17
18
19
22
24
25
26
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO