Sexta-feira, 21 DE Agosto 2009

Esta semana tivemos os jogos da primeira mão dos playoffs da Liga dos Campeões e da Taça Europa. O Sporting Lisbon recebeu a Fiorentina na Champions, enquanto o Benfica e o Nacional receberam o Vorskla Poltava e o Zenit para a taça Europa.

 
Comecemos pelo Sporting Lisbon que foi o primeiro a entrar em campo! Para mim, fez a melhor exibição da época, o que não era difícil face aos péssimos jogos que tem feito, mas ao qual não deve ser alheio o facto de Matias e Vuk terem jogado de inicio.
Gostaria de salientar ainda o bom golo do Veloso. Acredito que o jogador dê tudo por tudo nestes jogos europeus para se mostrar e tentar dar o salto que ele tanto ambiciona!
Pelo lado negativo, saliento a péssima arbitragem que poupou a expulsão aos centrais italianos, o facto de Liedson (ao que tudo indica, o novo ponta-de-lança da selecção) continuar sem marcar e em baixo de forma e ainda a burrice de um jogador que tendo já um amarelo, despe a camisola ao festejar um golo.
Com o empate a dois, a deslocação a Florença vai ser difícil e o Sporting Lisbon tem que fazer mais e melhor (sem Vuk). Além disso, penso que a Fiorentina é melhor do que aquilo que mostrou em Alvalade, pois marcou muito cedo e descansou, voltou a despertar quando se viu a perder e com mais um jogador em campo, não só empatou, como poderia ter marcado mais, não fossem duas grandes defesas do Rui Patrício.
 
A equipa seguinte a entrar em campo, foi o Benfica que defrontou o desconhecido Poltava que havia ganho a taça da Ucrânia na época passada. Como se esperava, ganhou folgadamente e com alguma facilidade. Apenas temo que com esta vitória dilatada, na Ucrânia entre em campo uma equipa de habituais suplentes e/ou uma equipa demasiado relaxada e pouco motivada. Acho que é importante que o Benfica vá à Ucrânia vencer novamente o Poltava, uma vez que em termos de ranking europeu, Portugal se encontra atrás da Ucrânia!
Acho que pouco mais há a dizer de um jogo em que o Benfica foi muito superior ao adversário e em que esse mesmo adversário pouco ou nada incomodou a baliza encarnada, tendo apenas como única preocupação inicial jogar longe da sua baliza evitar que os avançados do Benfica tivessem espaço e tempo para rematar. Assim que se marcou o primeiro, muitos mais poderiam ter entrado e na fase final o Benfica acalmou e geriu o jogo sem grande esforço.
 
Por fim, o resultado mais surpreendente! À terceira participação nas competições europeias e após 4 derrotas, o Nacional ganhou e ganhou a uma equipa que venceu a taça UEFA em 2007/08 e a Supertaça Europeia em 2008. Mas para além da vitória é de assinalar o facto de terem marcado 4 golos! Só foi pena terem sofrido 3 golos, tendo o último sido sofrido já nos descontos..
Pena que o maior feito na Europa desta equipa não possa ser visto porque nenhuma imagem foi filmada do jogo! O presidente do Nacional afirmou que o futebol é muito caro e que os clubes têm custos enormes que precisam de rentabilizar (obviamente!). E que uma forma de o fazerem é através das receitas com as transmissões televisivas (concordo!). Pelo que o Nacional estava a pedir uma determinada verba para quem pretendesse transmitir o jogo em directo (acho muito bem, já muitas vezes abordámos o assunto das receitas televisivas e que os clubes portugueses recebem bem menos do que noutros países) e uma outra verba para quem quisesse apenas algumas imagens dos principais lances do jogo (não sei até que ponto isso será legal e não viole o direito à informação, mas até sou capaz de concordar com a teoria). Mas os valores pretendidos parecem-me um verdadeiro absurdo! Segundo a SIC, o Nacional exigiu entre 1 milhão e 1 milhão e meio de euros pela transmissão total do jogo e 150 mil euros pela recolha de 1 minuto e meio de imagens!
Desta forma, não há imagens do jogo, dos 7 golos, nem da primeira vitória europeia do Nacional!
 
De qualquer modo, e após as eliminações do Paços e do Braga, foi uma boa jornada europeia, com duas vitórias e 1 empate. Esperemos que o Sporting Lisbon consiga um resultado positivo em Itália, que o Benfica volte a ganhar aos ucranianos e que na Rússia, o Nacional defenda a sua vantagem!
publicado por Spaceship às 10:09
Sinceramente, acho que só o benfica vai passar à fase seguinte...
Foi uma pena o golo do Zenit para lá do minuto 90. Se não tivesse ocorrido, o Nacional tinha uma boa hipótese de passar à fase de grupos.
Foi, também, uma pena a expulsão do Vuckcevic (incompreensível) e a exibição do árbitro (vergonhosa).
Joca a 23 de Agosto de 2009 às 14:14

Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
15
16
22
26
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO